Imagem da entrada do Zoo Municipal
Zoo Municipal comemora 52 anos com programação especial

Para celebrar seus 52 anos, que serão completados neste 1º/08, o Zoológico Municipal preparou uma programação especial. Serão dois dias de atividades amanhã e no sábado, 05/08, com o objetivo de potencializar o papel educativo do Zoo, por meio de oficina para ambientação de recintos, enriquecimento ambiental, exposição de animais taxidermizados, entre outras atrações.

Hoje, 1º, das 8h às 11h, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) realiza uma oficina de tinta de terra para ambientar o recinto do furão. Serão 25 participantes, inscritos previamente, que vão aprender sobre a importância da ambientação, além de colocar a mão na massa, fazendo a tinta e pintando o recinto. “A tinta de terra é uma opção sustentável para pinturas de ambientes e muito fácil de fazer. Além disso, utilizá-la no design de recintos confere um papel natural para o espaço, além de não fazer mal ao animal”, explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA.

Imagem de visitantes no Zoo Municipal, no recinto do furão
Oficina de tinta de terra que será realizada amanhã será para ambientar o recinto do furão

No período da tarde, haverá uma intervenção educativa em frente ao recinto dos quatis, com a realização de diversas atividades, como enriquecimento alimentar com o animal, decoração temática do espaço e plantio de mudas de árvores nativas.

Já no sábado, 05, das 9h às 16h, o Quiosque do NEA no Paraíso das Crianças recebe diversas atividades. O destaque é uma exposição fotográfica sobre a história do Zoo, denominada Baú de Recordações: Conhecendo a História do Zoo, e a exposição de animais taxidermizados, as quais terão por objetivo resgatar a história do espaço e sensibilizar os participantes sobre a sua importância e funções.

Para Marianna Ricciardi Curi, diretora do Zoológico, essa data é importante, pois reforça a relevância dos zoológicos para a conservação da fauna silvestre. “O Zoo de Piracicaba, com mais de 50 anos de existência, tem relevante importância nacional junto aos zoológicos do Brasil, inclusive participando em programas de reprodução e reintrodução de espécies”, conclui.

Imagem geral do Zoológico de Piracicaba
Os principais objetivos do Zoológico Municipal são a conservação de espécies, a pesquisa científica e a educação ambiental

O ZOO –  Desde a década de 1960, o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), doutor Edmar José Kiehl, membro do Lions Clube de Piracicaba – Centro, junto aos demais Lions Clube e Rotary Clube de Piracicaba, planejavam voluntariamente construir um zoológico na cidade. Em 1969, se iniciaram as obras em um terreno da USP, pertencente ao Governo do Estado, terras que, em 1973, foram cedidas para a Prefeitura de Piracicaba. Foi, então, inaugurado em 1º de agosto de 1971, com o nome de Zoológico de Piracicaba, contando com a administração do Dr. Kiehl até abril de 1979.

Passou por uma grande reestruturação e foi reinaugurado em 1º de maio de 2007, atendendo as normas Técnicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e dos Recursos Naturais Renováveis, contando ainda com uma nova infraestrutura de apoio.

Os principais objetivos do Zoológico Municipal são a conservação de espécies, a pesquisa científica para buscar melhorias para centros de conservação de espécies e a educação ambiental, responsável pela formação de conhecimento e incentivo às práticas de conservação da natureza.

Os animais que estão no Zoo são provenientes de resgate de tráfico de animais, animais que sofreram acidentes e não puderam retornar à natureza – como a loba-guará Roama, que não tem uma das patas –, animais nascidos em cativeiro e que fazem parte de planos de manejo – como o tamanduá-bandeira.