Documento visa aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos e favorece uma aproximação entre escola e sociedade

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um importante instrumento de planejamento e gestão educacional de uma escola. O documento serve para guiar as ações que podem aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos e, quando feito de forma colaborativa e engajada, favorece uma maior aproximação entre escola e sociedade.

“Para auxiliar as escolas da rede municipal na elaboração e atualização dos seus projetos, além da Instrução Normativa, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizará o instrumento didático ‘PPP na Prática’ e um espaço de interação e acompanhamento do processo no Google Sala de Aula. As unidades escolares também terão acesso a um template [formato gráfico pronto que serve para facilitar o processo de criação de layouts] editável para inserção das informações e outros registros textuais produzidos pelas escolas”, explica Marilda Soares, assessora especial de projetos da SME e integrante da Comissão do Projeto Político Pedagógico.

Ana Lúcia Marra, Marilda Soares, Viviane Gimenes, Cristiane do Marco, Daniela Farto e Herika Machado formam a comissão do Projeto Político Pedagógico da SME

O Projeto Político Pegagógico é um documento previsto na legislação educacional, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), que dá ênfase aos conceitos de educação cidadã e gestão democrática e participativa.

Nos artigos 12 a 15, a LDB estabelece a participação dos professores e das comunidades na elaboração do documento, o que define a escola como espaço coletivo, de diálogo e transformação, em um sentido mais igualitário e de justiça social.

Bruno Roza, secretário de Educação, ressalta que o documento reforça a escola como um espaço para a construção de conhecimento e um meio de formação para o pleno exercício da cidadania. “Durante o processo de elaboração do PPP, é fundamental envolver os diversos membros da comunidade escolar, incluindo gestores, professores e a comunidade em geral. Essa abordagem garante a possibilidade de participação e engajamento, elementos que aproximam a escola da sociedade.”

Viviane Gimenes Cavalcante, coordenadora do Departamento de Educação Básica da SME, destaca que o documento é essencial para definir os rumos do trabalho educacional. “O PPP possibilita às escolas a construção autônoma de sua identidade, seguindo as diretrizes estabelecidas na Instrução Normativa. Essa ferramenta não apenas orienta o planejamento e avaliação, mas também promove a participação ativa de toda a comunidade escolar.”

As orientações sobre a elaboração do documento foram apresentadas durante reunião realizada com os gestores escolares, supervisores e formadores para conduzir as ações voltadas à organização do ano letivo de 2024.