Salão de Humor é tema de atividade no World Creativity Day, com foco em criatividade e resistência
Palestra com Junior Kadeshi destaca trajetória de mais de 50 anos do Salão e seu impacto cultural no Brasil e no mundo

A palestra Humor e Resistência – a Criatividade como Arma no Salão Internacional de Humor de Piracicaba será realizada no dia 22/04, às 16h, no Pecege, como parte da programação oficial do World Creativity Day em Piracicaba. O encontro será conduzido por Junior Kadeshi, publicitário e coordenador do Salão de Humor, e abordará a trajetória do evento que transformou Piracicaba em referência mundial do humor gráfico.
Reconhecido como uma das mais longevas iniciativas do gênero no mundo, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba chega a sua 52ª edição em 2025, mantendo viva a tradição da crítica bem-humorada, da liberdade criativa e da reflexão social por meio das artes gráficas. A atividade presencial propõe um mergulho nessa história marcada por coragem e inovação.
Durante a apresentação, Kadeshi contará episódios pouco conhecidos da fundação do Salão, revelando bastidores, personagens e a força da criatividade como forma de resistência. “Foi uma grande surpresa ser selecionado para este evento, que acontece simultaneamente no mundo inteiro. Falar sobre o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um assunto que eu amo e vivo diariamente, contando sua história de resistência e criatividade que o mantém vivo até hoje como referência mundial no setor, é uma grande honra”, afirma.

Criado em 1974, durante o período da ditadura militar, o Salão de humor nasceu da iniciativa ousada de artistas, jornalistas e intelectuais piracicabanos que, reunidos no tradicional Café do Bule, buscavam abrir espaço para a expressão livre em tempos de censura. A tentativa inicial foi integrar uma mostra de humor gráfico ao Salão de Arte Contemporânea da cidade, mas diante de entraves, decidiu-se pela criação autônoma do evento, que viria a conquistar reconhecimento internacional.
Para o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, a atividade sobre o Salão no World Creativity Day reforça o protagonismo cultural do município. “O Salão é mais do que um evento: é um patrimônio de Piracicaba. Representa a nossa capacidade de transformar arte em diálogo, crítica em liberdade e criatividade em ferramenta de transformação”, destaca.
O World Creativity Day é um festival global, reconhecido pela ONU, realizado simultaneamente em centenas de cidades, com o objetivo de estimular lideranças criativas, valorizar talentos locais e promover experiências gratuitas voltadas à inovação e ao desenvolvimento sustentável.

SERVIÇO – Humor e Resistência – a criatividade como arma no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Pecege – rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 – Santa Rosa, Piracicaba – SP. Dia 22/04, às 16h. Duração: 40 minutos. Inscrições: https://lnkd.in/dnR2b2Rq. Informações pelo telefone (11) 91222-2516.