Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Prefeitura promove oficina de prevenção a incêndios florestais na região de Ibicatu

Evento reuniu representantes do poder público, sociedade civil e setor privado para definir ações de proteção ambiental

Por CCS / Publicado em 15/04/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas em uma sala, participando de uma apresentação ou reunião. A sala tem paredes brancas, grandes janelas e um teto alto com vigas metálicas. Na frente, há uma mesa de madeira com um projetor sobre ela, e um homem em pé ao lado da mesa segurando um microfone, provavelmente o apresentador. Os participantes estão sentados em cadeiras azuis organizadas em fileiras, com algumas cadeiras plásticas brancas na frente. Na parede atrás do apresentador, há um grande mapa e as palavras "Luz Paz e Amor" escritas em letras amarelas. A sala parece bem iluminada, com luz natural entrando pelas janelas.
Evento reuniu representantes do poder público, sociedade civil e setor privado para definir ações de proteção ambiental

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou no sábado, 12/04, uma oficina de prevenção a incêndios florestais no entorno da Estação Ecológica Ibicatu. O evento, que aconteceu no bairro Floresta, reuniu representantes dos setores público, privado e da sociedade civil, em uma iniciativa conjunta da Pasta, da organização Novo Encanto Ecologia, da Fundação Florestal, da Iniciativa Verde e da empresa Plant Inteligência Ambiental.

A mesa de abertura contou com a presença do secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinoto; do coordenador da Operação SP Sem Fogo, da Fundação Florestal, Vladimir Arrás; e do secretário Nacional de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas, André Lima. Também participaram João Rafael Pereira, presidente do Cebudv – Núcleo Estrela Encantadora, e Carcius Santos, diretor-executivo da Associação Novo Encanto Ecologia.

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas em uma área gramada em frente a um prédio com telhado de metal corrugado. O prédio tem grandes janelas e uma entrada aberta. Há palmeiras e outras vegetações ao redor. As pessoas estão organizadas em várias fileiras, de frente para a câmera, parecendo posar para uma foto coletiva. Algumas fazem gestos com as mãos. No primeiro plano, há móveis externos brancos, incluindo uma mesa e bancos.
Oficina de prevenção a incêndios florestais aconteceu no sábado, no entorno da Estação Ecológica Ibicatu

Com cerca de 50 participantes, a oficina incluiu apresentações da Fundação Florestal, do Programa Municipal de Patrulha Agrícola e da Polícia Militar Ambiental. A empresa Plant Inteligência Ambiental apresentou um diagnóstico da região num raio de 5 km da Estação Ecológica Ibicatu, destacando as áreas prioritárias para a implementação dos aceiros, essenciais para a proteção dos remanescentes de Mata Atlântica, das culturas agrícolas e do patrimônio rural da região. Em seguida, foram discutidas estratégias de apoio e orientação aos proprietários locais quanto à prevenção de incêndios.

Como resultado principal do encontro, foram definidas as ações e responsabilidades de cada instituição envolvida. Caberá à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente a tarefa confecção de aceiros, por meio do Programa Patrulha Agrícola, conforme Lei nº 9.682/2021 e pela Instrução Normativa Sema nº 3/22. Inicialmente, a prioridade será dada a agricultores familiares e a proprietários de terras com até 40 hectares, localizados em áreas classificadas como de maior risco.

A imagem mostra um grupo de cinco pessoas sentadas em uma mesa dentro de uma sala com paredes de tijolos brancos. Uma pessoa está de pé, falando ao microfone, enquanto os outros estão sentados. Um dos participantes usa um colete amarelo. No fundo, há a projeção de uma paisagem na parede e um quadro emoldurado acima da porta. A cena parece representar uma reunião ou apresentação.
O secretario de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Mauricio Perissinoto, destacou que práticas de prevenção a incêndios devem se tornar parte da rotina dos proprietários rurais

“Diante do atual cenário climático, com tendência de repetição dos longos períodos de calor e seca registrados em 2024, práticas emergenciais de prevenção a incêndios terão que se tornar parte da rotina dos proprietários rurais. Por isso, essa ação teve como foco a conscientização e a definição de estratégias preventivas, o que deve se tornar cada vez mais frequente para minimizar os riscos de queimadas nessas regiões”, destacou Perissinoto.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.