A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), homologou hoje, sexta-feira, 8/03, conforme publicação no Diário Oficial do Município, a empresa Pontuali para a construção do primeiro trecho da ciclovia Riverside, com investimento no valor de R$ 3.192.000. Esse primeiro trecho corresponde a 5,1km na região do Engenho Central, ligando a Ponte do Morato ao final da avenida Juscelino Kubistschek. As obras devem começar após a emissão da Ordem de Serviço, prevista para acontecer nos próximos dias. O projeto total da Riverside terá aproximadamente 36km, ligando os bairros Jupiá e Monte Alegre.

ciclofaixa da cidade
Ciclovia feita recentemente na Área de Lazer do Trabalhador integra a Riverside – Foto Justino Lucente

A fonte de recursos para a realização da obra é o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), por meio de contrato com a Caixa Econômica Federal. O prazo para execução dos trabalhos é de seis meses, contados a partir da data da Ordem de Serviço.

O trecho desta primeira etapa da Riverside inicia na Ponte do Morato e percorre a área de vegetação até a passarela Estaiada. Nos limites das rampas da passarela, conforme o escopo do projeto, será implantada área de contemplação a qual contará com bancos, lixeiras, paraciclos, painel informativo e espaço destinado a food truck. Depois, a ciclovia entra no Engenho Central, passa pelo Parque do Mirante, avenida Dr. Maurice Allain, atravessa a avenida Barão de Serra Negra e entra na avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira. A ciclovia deverá ter 2,50m de largura.

“Estamos tornando Piracicaba cada vez mais ciclável. Toda essas intervenções que fazemos, além das ciclovias, como alargamento de ruas, construção de rotatórias, implantação de faixas elevadas, entre outras, buscam a melhoria dos espaços públicos, com foco em ações de segurança viária e mobilidade ativa, visando transformar os espaços públicos para induzir o convívio, o acolhimento e o desenvolvimento cognitivo da população que desempenha seus percursos entre moradia, trabalho, escolas e lazer”, falou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.