A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), em parceria com o Governo do Estado, pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), finalizou a reforma de 94 casas da primeira etapa do programa Viver Melhor, via convênio entre os governos municipal e estadual. As residências ficam no bairro Parque dos Sabiás e receberam diversas melhorias, tanto internas quanto externas, sem custo algum para os moradores. Agora, está em processo inicial a segunda etapa do Programa, com a possibilidade de reformar mais 100 unidades habitacionais.

frente de uma das casas reformadas, com parede na cor vermelha
Casas participantes do programa receber diversas melhorias; pintura é uma delas

O lançamento do Programa em Piracicaba aconteceu em dezembro de 2022, com a presença do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, em ato simbólico de início das obras. Na ocasião, eles deram a primeira pincelada de tinta na parede de uma das casas contempladas com o Programa. O investimento do Governo do Estado para a cidade foi de R$ 6,3 milhões.

O Programa Viver Melhor tem como propósito aprimorar as condições de habitabilidade para famílias que residam em domicílios considerados inadequados ou precários sem que os moradores tenham de pagar por isso. Dependendo da situação da habitação, ela pode receber melhorias nas redes de energia elétrica e hidráulica, pintura, restauração de telhado, colocação de piso, revestimento, acessibilidade para deficientes físicos, entre outras.

pessoas em pés explicando para pessoas sentadas
Equipe da Semuhget e da CDHU realizaram reunião para explicar sobre segunda etapa do Programa no Parque dos Sabiás

Antes do início das obras, cada casa é avaliada e os moradores são entrevistados por equipe técnica da CDHU, com o intuito de verificação quanto aos critérios do Programa. Não entram no programa, por exemplo, moradias em locais de risco e de proteção ambiental.

“Estamos muito felizes em finalizar esta primeira etapa, proporcionando mais dignididade aos moradores, porque o local de moradia tem muita influência no bem-estar das pessoas. E agora damos início à segunda etapa, ou seja, mais pessoas passarão a viver em melhores condições de habitação”, afirmou o chefe do Executivo, Luciano Almeida.

Segundo a titular da Semuhget, Andrea Ribeiro Gomes, os moradores contemplados pelo programa não têm prejudicados os laços sociais formados no local, porque não mudam de endereço. “A gente não tira as pessoas do lugar que elas moram e levamos para outro. Elas ficam no mesmo endereço, com as melhorias habitacionais, portanto, há respeito com as relações sociais já existentes”, afirmou, acrescentando que ontem, quinta-feira, 7/03, equipes da Semuhget e da CDHU realizaram reunião no bairro para explicar sobre a nova etapa do Programa.

frente de casa reformada, com parede de cor verde
Melhorias habitacionais acontecem por meio do programa Viver Melhor

PROGRAMA – O Programa Viver Melhor se desenvolve em diversas etapas. A primeira é a identificação do local, onde realiza-se contato e reunião entre a CDHU e a Prefeitura para identificar a área e casas a serem beneficiadas. Depois, há o mapeamento das moradias, com o emplacamento das residências selecionadas. Em seguida, ocorre a qualificação da composição familiar. Nesta etapa, acontece a pesquisa residencial porta a porta para qualificação da composição familiar, identificando os moradores titulares e demais membros da família.

A partir disso, é realizada a vistoria, para o levantamento das melhorias das casas a serem beneficiadas. Na sequência, há o preenchimento da planilha de cálculos, constando o valor da reforma por casa para posteriormente ser encaminhado à construtora executora das obras, e a assinatura do Termo de Adesão, por parte do morador para autorização para início das obras. Após a conclusão dos serviços, há a entrega do Termo de Aceite ao morador, finalizando o vínculo com o Programa.