Frentista de uniforme vermelho e cinza abastece veículo branco da prefeitura.
Veículo da Prefeitura sendo abastecido em um dos postos credenciados

O novo sistema de abastecimento de veículos oficiais, implantado a partir do dia 1º/01/2024 pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes Internos (Semutri), gerou uma economia de 7% em litros de combustível (álcool, gasolina e diesel) aos cofres públicos no primeiro mês. Enquanto em 2023 foram consumidos 81.108 litros, no mesmo período deste ano foram utilizados 76.229 litros de combustível, mesmo com o aumento de 22% no número de abastecimentos no mesmo período, em relação a 2023. Segundo a Semutri, a estimativa é que a Prefeitura feche 2024 com uma economia de 20% com combustível da frota, formada por cerca de 600 veículos, composto por leves, caminhões, motos e máquinas.

No novo sistema o abastecimento pode ser realizado em qualquer um dos 16 postos credenciados. Antes, era preciso abastecer em apenas um posto, que era o vencedor da licitação para fornecimento do combustível. Além de não haver concorrência, os veículos tinham de se deslocar mais para abastecer, gerando mais despesas ao município.

Agora, cada veículo possui um dispositivo de identificação, trazendo informações como o nome do condutor, quantidade de combustível, a qual secretaria pertence o veículo, qual a quilometragem do veículo, quantos litros foram abastecidos, o custo e o horário do abastecimento, permitindo que a administração tenha controle mais eficaz dos gastos com de cada veículo, com mais transparência e eficiência na administração dos recursos públicos.

Outra vantagem está na agilidade, principalmente para os serviços essenciais, como é o caso da Guarda Civil, Saúde e Semutran. Nesse novo sistema tem postos que trabalham 24 horas, inclusive aos finais de semana, facilitando o trabalho dessas secretarias.

Segundo o secretário da Semutri, Reinaldo Pousa, os números são positivos e a tendência é que essa economia continue. “A equipe da Semutri faz avaliações periódicas do sistema e as secretarias devem apresentar relatórios semanalmente sobre o sistema de abastecimento da respectiva pasta. Com isso podemos fazer um acompanhamento mais eficaz dos gastos com combustível e fazer os ajustes necessários”, ressaltou.

EFICIÊNCIA – Sarah Utida, 38 anos, que trabalha há 7 meses como motorista na Semutri, disse que o novo sistema de abastecimento se mostra eficiente e já trouxe melhorias, sendo que a mais evidente é a maior opção de postos, permitindo maior agilidade no atendimento das demandas. “Antigamente o serviço era mais burocrático, com maior demora para fazer a requisição de abastecimento. Com o novo sistema o abastecimento é mais rápido e não precisamos nem sair do carro. É otimizaçao do tempo e economia aos cofres públicos”, ressaltou.

Motorista de óculos escuro aguarda o abastecimento e veículo da prefeitura.
Sarah Utida destacou a eficiência e agilidade do novo sistema de abastecimento

Para Adilson José Silva, 57 anos, exercendo a atividade de motorista há 2 anos na Semutri, a mudança veio para melhorar o serviço. Em sua atividade muitas vezes tem de fazer deslocamentos para vários pontos da cidade. “O novo sistema permite que eu possa escolher o posto de combustível para abastecer, que fique próximo do local onde estou prestando atendimento para abastecer e com isso ganhamos agilidade e eficiência no nosso trabalho”.

Motorista da prefeitura observa a leitura para liberar o abastecimento em carro da prefeitura.
Adilson José Silva, elogiou a agilidade do novo sistema