Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Piracicaba atinge média de 207 milhões de litros de água produzidos por dia

Segundo o prefeito Helinho Zanatta, a marca é considerada um recorde uma vez que a capacidade de produção saiu de 2.200 l/s no segundo semestre de 2024 para 2.400 l/s em menos de dois meses

Por CCS / Publicado em 21/02/2025  / Atualizado em 25/02/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
Três homens estão em pé em uma plataforma de concreto ao ar livre, observando uma instalação industrial. O homem da direita está apontando para algo à distância. O homem do meio está de braços cruzados e o homem da esquerda está com as mãos nos bolsos. O céu está claro e o sol está brilhando. A instalação parece ser uma estação de tratamento de água ou uma planta industrial semelhante. Há um campo de cana-de-açúcar ao fundo.
Rogério Giro, gerente de Sistema de Água do Semae, explica funcionamento de tratamento e de adutoras que levam água à cidade ao prefeito Helinho e ao presidente do Semae Ronald Pereira

Em pouco mais de 40 dias, Piracicaba já bateu o recorde de produção média de água na cidade se comparado o resultado dos meses de janeiro e fevereiro deste ano, com mais de 207 milhões de litros/dia produzidos, em média, frente ao atingido no segundo semestre de 2024 (190 milhões de litros). Atualmente, as duas Estações de Tratamento de Água (ETA) da cidade garantem a produção de 2.400 litros por segundo (l/s), ante os 2.200 l/s alcançados anteriormente. Os números foram anunciados na manhã desta sexta-feira, 21/02, durante visita do prefeito Helinho Zanata e do presidente do Semae, Ronald Pereira, as obras de ampliação da ETA Capim Fino, hoje responsável pelo abastecimento de aproximadamente 80% da população piracicabana.

      Na oportunidade, o prefeito também reforçou a intensificação das obras de ampliação da ETA Capim Fino que estavam praticamente paradas no início do ano. “É preciso fazer, rápido, e estamos fazendo. Mas ainda há muito o que fazer para resolvermos o problema da água na cidade, por isso, pedimos paciência à população. Em breve vamos atingir os objetivos traçados para esta área. As conquistas já estão vindo aos poucos, uma vez que tivemos, também, um recorde de reservação de água no Capim Fino na ordem de mais de 11 milhões de litros, sendo ela a maior de nossa cidade”, enfatizou Helinho Zanata.

Aqui está uma descrição da imagem para pessoas cegas ou com baixa visão: A imagem mostra três homens em pé perto de um sistema de canalização e água em uma instalação industrial. Os homens parecem estar inspecionando ou discutindo algo relacionado ao sistema. Um deles está vestindo uma camisa azul, outro uma camisa branca e o terceiro uma camisa preta. Há um quarto homem visível ao fundo à esquerda, mais distante. A instalação parece ser externa, com um céu claro e uma vegetação ao fundo. A água é marrom e turva. A estrutura ao redor do sistema de água é de concreto desbotado e enferrujado. A imagem está bem iluminada e os detalhes são nítidos.
Prefeito Helinho em uma das estações de tratamento de água dentro da ETA Capim Fino

      O presidente do Semae, Ronald Pereira, reforçou o anúncio do prefeito ao destacar os resultados uma vez que o reservatório do Capim Fino tem atingindo marcas próximas ao índice máximo de segurança (extravasamento) que é de 5,50m. “Significa que estamos sendo mais efetivos na produção e rumo a normalização do sistema, atingimos indicadores de reservação nesta unidade de até 5,0m em diversos dias, fato que não acontecia há muito tempo. Temos diversos projetos em estudo e em início de execução para melhorar os indicadores de captação, tratamento e abastecimento de água, assim vamos conseguir gradativamente reduzir de forma efetiva as perdas que hoje estão acima dos 50% na cidade”, completou.

Quatro homens, vestindo uniformes e capacetes brancos, estão reunidos em uma plataforma de acesso a uma escavação. Eles estão examinando um mapa ou plano. O local parece ser um canteiro de obras ou local de construção. O solo é vermelho-marrom e há uma parede de concreto ao lado da plataforma.
Engenheiros do Semae mostram o projeto de ampliação da ETA Capim Fino ao prefeito Helinho Zanatta

      Segundo a Direção Geral de Abastecimento do Semae, as obras de ampliação da ETA Capim Fino têm investimento de R$ 15,7 milhões e vai possibilitar a ampliação da produção diária de água na unidade, saindo dos atuais 129,6 milhões de litros/dia para 172,8 milhões de litros/dia. A previsão de entrega é para setembro de 2025.

      CAPTAÇÃO – Também com foco na melhoria do abastecimento, o prefeito Helinho Zanatta visitou, também na manhã de hoje, 21/02, a Estação de Captação de Água localizada no rio Corumbataí. O presidente e engenheiros do Semae mostraram todo o funcionamento do espaço que, em breve, vai receber melhorias em toda sua estrutura.

*Imagem:* A foto mostra cinco homens em pé em uma estrutura de metal elevada, próxima a um rio. Eles parecem estar inspecionando ou discutindo algo relacionado à estrutura ou ao rio. *Elementos visuais:* A imagem é bem iluminada, com um céu claro e ensolarado. As cores são predominantemente naturais: o verde da vegetação ao fundo, o marrom do rio e o cinza e amarelo-enferrujado da estrutura metálica. As texturas são variadas: a textura áspera do concreto da estrutura, a textura suave da camisa de um dos homens e a textura da água do rio. Há uma sensação de profundidade na imagem, com o rio ao fundo e os homens em primeiro plano. *Objetos:* Os objetos principais são os cinco homens, a estrutura metálica elevada e o rio. A estrutura parece ser algum tipo de barragem ou sistema de irrigação. O rio tem margens de terra e vegetação ao redor. *Pessoas:* Cinco homens adultos estão presentes. Eles parecem ser profissionais ou técnicos, pois estão inspecionando uma estrutura. Todos vestem roupas casuais, como camisas polo e calças compridas. Um deles está gesticulando, como se explicando algo aos outros. As expressões faciais são neutras e focadas na tarefa. *Cenário:* O local parece ser uma área rural ou próxima a uma área rural, com bastante vegetação ao redor do rio. O tempo parece ser ensolarado e o dia está claro. O fundo mostra uma paisagem natural com árvores e vegetação exuberante. *Texto:* Não há texto visível na imagem. *Marcas/Logotipos:* Não há marcas ou logotipos visíveis na imagem. *Detalhes técnicos:* A imagem tem boa qualidade, com boa resolução e foco. A perspectiva é ligeiramente elevada, dando uma visão geral do cenário. *Contexto:* O contexto sugere que os homens estão envolvidos em algum tipo de trabalho de inspeção ou manutenção de uma estrutura próxima a um rio. Pode ser uma inspeção ambiental, de engenharia ou de infraestrutura. *Relações espaciais:* Os homens estão agrupados na estrutura de metal, próximos uns aos outros, interagindo entre si. O rio está ao fundo, separando os homens da vegetação abundante da margem oposta.
Prefeito Helinho durante visita a Estação de captação de água localizada no rio Corumbataí


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.