Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Horto de Tupi sedia capacitação da Polícia Militar Ambiental

Equipes de cinco cidades participaram de treinamento prático para aprimorar procedimentos operacionais relativos à fiscalização de fauna e flora

Por CCS / Publicado em 25/02/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
Três policiais militares ambientais estão próximos a uma casa simples e desgastada, conversando. Há vegetação ao redor e alguns objetos, como uma caixa térmica e redes de pesca, indicam possível fiscalização.
O treinamento busca apresentar simulações de possíveis casos de infrações

Por meio de parceria entre o município de Piracicaba e o Estado de São Paulo, o Horto de Tupi foi sede de treinamento realizado pela Polícia Militar Ambiental, que objetivou, por meio de instruções teóricas e simulação de ocorrências policiais, a capacitação do efetivo operacional e administrativo para o atendimento de demandas envolvendo a flora, e aprimoramento de procedimentos operacionais. O treinamento aconteceu entre ontem, 24/02, e hoje, 25/02.

Ao todo, cerca de 40 policiais militares participaram da capacitação, sendo de cinco cidades que integram a Companhia de Polícia Ambiental de Piracicaba (2ª Cia do 5º BPAmb), São João da Boa Vista, Pirassununga, Americana, Rio Claro e Piracicaba.

Policiais militares ambientais abordam um homem na floresta. No chão, há uma gaiola, sugerindo uma ação relacionada à fiscalização de fauna, possivelmente sobre captura ou tráfico de animais silvestres.
Os principais pontos da capacitação envolvem técnicas de fiscalização de flora e fauna

De acordo com a PM Ambiental, o intuito também foi de garantir a adequada aplicação das normas ambientais vigentes e o correto preenchimento de documentos e relatórios pertinentes ao atendimento das ocorrências ambientais, proporcionar conhecimentos essenciais sobre busca pessoal e veicular, bem como abordagens a indivíduos em atividade suspeita, correlacionadas a ocorrências de flora, fauna e outros crimes comuns.

A coordenação do treinamento ficou a cargo do comandante da 2ª Cia do 5º BPAmb, Capitão André Manoel. “Os principais pontos da capacitação envolvem técnicas de fiscalização de flora e fauna. O treinamento busca apresentar simulações de possíveis casos de infrações como desmatamento em Áreas de Preservação Ambiental (APP), comércio ilegal de madeira, captura de animais silvestres e forjamento de placas e autorizações falsas. Com a capacitação, é possível aprimorar o conhecimento do efetivo para identificação destas infrações”, explicou.

Um policial militar ambiental está em primeiro plano, vestindo uniforme camuflado, colete refletivo com a identificação "Polícia Militar" e um chapéu de selva. Ao fundo, há viaturas da corporação estacionadas em uma estrada de terra cercada por árvores.
Acoordenação do treinamento ficou a cargo do comandante da 2ª Ciado 5º BPAmb, Capitão André Manoel

O comandante ainda salientou que a escolha pelo Horto de Tupi foi em razão de ser local isolado, mas principalmente por apresentar condições que mais se aproximam de 90% da realidade de fiscalização da PM Ambiental, na região de Piracicaba. Segundo Manoel, há presença de vegetação nativa, exótica e monocultura.

“Receber o treinamento da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo nas dependências da Estação Experimental de Tupi, foi de extrema importância, pois além de reforçar a parceria entre município e Estado, reforça nosso compromisso com a manutenção da ordem e segurança dos frequentadores da unidade. Conhecer bem o local, facilita a execução das rondas e patrulhas e é importante ressaltar que tais ações fizeram com que os casos de vandalismo no Horto de Tupi quase não existissem mais”, declarou Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

Um grupo de quatro pessoas vestindo uniformes de camuflagem militar está parado em um caminho de cascalho em uma área florestal. Uma pessoa, que está usando um colete de alta visibilidade, parece estar orientando ou instruindo os outros três, que estão parados em semicírculo ao redor dela. A cena se passa em uma floresta densa e verde, com a luz do sol filtrando através das árvores. Os indivíduos estão equipados com diversos equipamentos, incluindo chapéus, cintos e itens em coldres, sugerindo que estão em uma patrulha ou exercício de treinamento.
Ao todo, cerca de 40 policiais militares participaram da capacitação, sendo de cinco cidades

PERMISSÃO DE USO A Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) é uma área cuja gestão pertence à Fundação Florestal (FF), órgão do Estado de São Paulo, sendo a parte de pesquisa sendo atribuída ao Instituto de Proteção Ambiental (IPA).

Desde 2018, a parceria entre a atual Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL) e a Prefeitura de Piracicaba, é formalizada por meio de um termo de permissão de uso da área de visitação pública e a criação de um comitê gestor, que conta ainda com a participação da Esalq/USP e da comunidade local.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.