Equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA) resgataram seis cachorros por suspeita de maus-tratos no final da manhã de hoje, sexta-feira, 26/04. Os animais foram encontrados no quintal de uma casa na rua Primeiro de Maio, bairro Paulicéia, e dois deles estavam em estado grave de saúde, sem cuidados veterinários. Um homem foi levado para a Unidade de Polícia Judiciária (UPJ), onde a ocorrência foi registrada.

A equipe da GCM chegou ao local, onde havia duas casas em um terreno amplo, após uma denúncia de maus-tratos recebida pelo SIP 156 (Serviço de Informação à População). Um dos animais, um cão da raça pitbull, foi encontrado deitado no quintal do imóvel aos fundos em estado crítico de saúde, em uma área cheia de fezes e sem cobertura do sol. Um filhote também foi encontrado na casa em estado de saúde delicado.

Filhote resgatado em casa por suspeita de maus-tratos

O dono do animal disse aos guardas que estava ciente do estado de saúde do cachorro, mas que não teria condições financeiras de levar para tratamento médico. Como ele se recusou a chamar um veterinário, os guardas acionaram o Departamento de Bem-Estar Animal do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura.

O veterinário prestou os primeiros socorros ao pitbull e o Setor de Direito Animal da GCM apreendeu os seis cachorros, que foram levados para análise e tratamento adequado na Zoonoses. O homem foi detido e conduzido para prestar depoimento na UPJ, onde o caso foi registrado como maus-tratos por negligência.

Pitbull foi resgatado em estado crítico de saúde em quintal de casa na Paulicéia