A Guarda Civil Metropolitana (GCM) recebeu 14 novas viaturas e quatro motocicletas para renovação e modernização da frota de patrulhamento. A entrega oficial foi realizada na manhã de hoje, terça-feira, 23/04, durante a cerimônia de aniversário dos 121 anos da GCM, que aconteceu no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, com a presença de autoridades do governo municipal, Legislativo, Judiciário e representantes das forças de segurança municipal e estadual.

Os novos veículos foram locados por meio de licitação. São 14 Volkswagen T-Cross 0Km, equipados e adesivados com a identificação visual da corporação, além de quatro motocicletas Suzuki Modelo V Strom650 XT, 0Km, também equipadas. Os novos veículos permitem que a corporação amplie, renove e modernize a frota, otimizando os serviços oferecidos à população.

Prefeito Luciano Almeida entrega as chaves das viaturas ao comandante da GCM Sidney Nunes

A cerimônia teve início às 9h com a execução dos hinos pela Banda da Guarda Civil Municipal e a presença à mesa do prefeito Luciano de Almeida; o comandante da GCM, Sidney Miguel da Silva Nunes; a comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), tenente coronel Silvia Andréia Mantoani; o diretor do Deinter 9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Kleber Altale; o juiz diretor do Fórum de Piracicaba, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva; e o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner Oliveira.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, destacou o compromisso da atual gestão de investir na estrutura da Guarda Metropolitana, e a importância de municipalizar a segurança pública como um caminho para que ela atue mais diretamente em ações de combate à criminalidade. “A nossa Guarda está sendo preparada para assumir esse papel definitivo de ser a força de segurança do nosso município e da região, em parceria com as instituições. Se funciona aqui em Piracicaba, é porque elas trabalham em conjunto. E precisamos ter muito carinho e cuidado para manter essa posição da cidade mais segura do estado de SP.”

Kleber Altale, do Deinter 9, Wagner Oliveira, da Câmara, prefeito Luciano Almeida, comandante Sidney Nunes, juiz Marcos Silva e tenente coronel da PM Silvia Mantoani

O comandante da Guarda, Sidney Nunes, também lembrou os dados divulgados pelo Instituto Sou da Paz no final de 2023, que colocaram Piracicaba pelo segundo ano consecutivo como a cidade mais segura do estado. O município registrou o menor Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), que abrange os crimes contra a vida, contra a dignidade sexual e patrimoniais, em cidades com população entre 200 e 500 mil habitantes.

“A GCM sempre teve em seu histórico um trabalho compromissado, vocacionado e executado por pessoas com grande interesse na manutenção da ordem pública. São agentes com espírito elevado que são capazes de ir às últimas consequências para proteger a vida e o direito das pessoas. Nosso compromisso com a licitude talvez seja a resposta para tamanha longevidade.”

GCM recebeu 14 novas viaturas de patrulhamento

O diretor do Deinter 9, Kleber Altale, lembrou o trabalho que ele tem de mais de 40 anos com a Polícia Civil em parceria com a GCM, e a importância dessa união de forças para o município. “A GCM de Piracicaba, além de fazer um bom trabalho, é um exemplo de dedicação, eficiência e um modelo para todos os municípios do estado de São Paulo”, declarou.

“Minhas palavras são de gratidão por fazer parte deste momento, as forças de segurança da nossa cidade trabalham juntas e em parceria, e isso faz muita diferença, esse trabalho conjunto. E a Guarda Civil de Piracicaba é uma parceira de muita importância para o 10º BPMI”, declarou a tenente-coronel da PM, Silvia Mantoani.

GCM recebeu quatro novas motocicletas para patrulhamento

FROTA – Com a entrega, a frota da GCM passa a contar com 50 veículos entre viaturas de patrulhamento e do administrativo, e 14 motocicletas.

Atualmente, a GCM tem um efetivo de 362 guardas, sendo 61 mulheres, com grupamentos Ciclístico, Canil, setor de Direito Animal, setor de Trânsito, os pelotões Ambiental e Escolar, as patrulhas Rural e Maria da Penha, a Central de Operações (COP) e Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), além da Corregedoria, Ouvidoria, as viaturas de área, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO).

Banda da GCM de Piracicaba se apresenta na cerimônia de 121 anos da Guarda Metropolitana

A GC está presente de maneira fixa em diversos equipamentos públicos, como o Centro Cívico, a Câmara Municipal, Unidades de Pronto Atendimento e em quatro inspetorias regionais localizadas em Santa Teresinha, Noiva da Colina, Paulicéia e na Rua do Porto, além da Sala Maria da Penha, localizada no prédio administrativo ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), na avenida Armando de Salles Oliveira, 2001. A sede da corporação está localizada na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, Bairro Verde. A população pode acionar a GCMP por meio do telefone 153.