A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), realiza desde agosto de 2023 a operação Hércules, com o objetivo de intensificar a fiscalização de irregularidades de trânsito cometidas por motociclistas. Em nove meses, foram realizadas 21 operações, além das ações que ocorreram durante a Semana Nacional do Trânsito, somando 1.781 motocicletas fiscalizadas e 700 autos de infração expedidos.

As operações acontecem com o apoio de agentes da Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba, Polícia Militar, e em algumas ações, com a Polícia Militar Rodoviária. Segundo a secretária da Semuttran, Jane Franco, as fiscalizações foram planejadas para atender uma série de denúncias feitas pelos moradores, principalmente em relação ao barulho de escapamentos instalados fora do padrão permitido por lei.

GCM e agentes da Semuttran fiscalizam motocicletas durante operação Hércules em Piracicaba

“As ações foram intensificadas semanalmente para ocorrer durante todo o ano de 2024, orientando sobre a importância de se seguir as leis e o respeito nas vias para reduzir os acidentes e colaborar para um trânsito mais seguro, gentil e respeitoso, pois a poluição sonora é incômoda e uma das principais demandas que a secretaria recebe”, explica a secretária.

As fiscalizações ocorrem em cruzamentos e avenidas de vários bairros da cidade, em diferentes horários, onde são verificadas diversas irregularidades, como falta dos equipamentos exigidos por lei, faróis, lanternas e retrovisores em desacordo com as normas, além de ser aferido o volume do escapamento das motocicletas.

A maioria das autuações ocorre por conduzir motocicletas sem o uso de capacete, problemas na documentação dos veículos, como licenciamentos em atraso ou carteiras de habilitação cassadas, e a falta ou defeito do silenciador de motores dos veículos.

GCM faz aferição de volume do escapamento de motocicletas na operação Hércules

“As operações Hércules são fundamentais para combater o uso irregular de motocicletas, especialmente após a ampliação das competências de fiscalização para os órgãos municipais, com a promulgação da lei 14.599/23. Essas operações têm desempenhado um papel crucial na garantia da segurança no trânsito, promovendo um ambiente mais seguro para todos os cidadãos”, explica o supervisor da Semuttran, André Mendes.

As operações estão planejadas para acontecer durante todo o ano de 2024 com o principal objetivo de ser uma ação educativa, orientando os condutores sobre a importância de seguir as leis de trânsito para reduzir o risco de acidentes.

“A nossa missão não é punir os motociclistas, e sim educá-los para que trafeguem pelas nossas vias de forma segura, evitando acidentes que acabam sendo tão comuns pela falta de atenção, pelo uso do celular em hora indevida, ou desrespeito às leis de trânsito, sinalização ou um semáforo. O nosso trabalho é para que os condutores se atentem a isso e para que tenhamos um trânsito em paz”, finaliza o subinspetor da GCM, Marcos Rodrigues.

Operações da GCM fiscalizaram 1,7 mil motocicletas

BALANÇO – Entre agosto e novembro de 2023 foram realizadas cinco operações conjuntas em pontos diferentes da cidade, somando 391 veículos fiscalizados e 150 autos de infração de trânsito expedidos. Além disso, durante a Semana Nacional do Trânsito, foi realizada uma série de ações entre os dias 18 e 25 de setembro, e somente neste período foram 426 veículos fiscalizados e 171 autos de infração expedidos.

Desde o início de 2024, foram realizadas 16 operações conjuntas em algumas das principais vias da cidade, somando 964 veículos fiscalizados, e destes, 379 condutores foram autuados por infrações de trânsito.