O Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS), da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, recebeu um reforço em sua equipe com a chegada de três novas profissionais, sendo duas psicólogas e uma assistente social.

Ana Paula Previtalli de Toledo é formada em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Piracicaba e possui experiência como técnica e como coordenadora de um serviço de acolhimento da cidade.

O secretário de Educação Bruno Roza, recebeu as novas profissionais do NAPS em seu gabinete para dar as boas-vindas

Marinalva Santos Santana, graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), atualmente está cursando pós-graduação em Educação em Direitos Humanos. Possui um histórico profissional como psicóloga social e como psicóloga educacional.

Valderli Aparecida de Moraes, formada assistente social pela Faculdade Maria Imaculada, irá contribuir com o NAPS com sua experiência como agente de ação social em diversos projetos executados em Piracicaba.

O secretário de Educação, Bruno Roza, recebeu as novas profissionais em seu gabinete para dar as boas-vindas. “O NAPS exerce um compromisso importante com o bem-estar e o desenvolvimento de nossos alunos. As novas profissionais estão chegando para tornar a atuação do Núcleo ainda mais eficaz para atender às necessidades emocionais e sociais de nossos alunos e comunidade educacional.”

SOBRE O NAPS – O departamento, que funciona dentro do prédio da SME, iniciou suas atividades em maio de 2023, com a elaboração do plano de trabalho para atuação das profissionais.

As demandas do NAPS surgem a partir de um formulário elaborado para encaminhamentos dos casos das escolas municipais. O documento foi criado para verificar as principais questões que as unidades têm enfrentado como dificultadoras, dando início ao trabalho do departamento, que atua com os gestores, educadores, alunos e familiares. Após receber as demandas, o setor avalia quais casos necessitam da atuação das técnicas e realizam os encaminhamentos necessários.