A Guarda Civil do Município de Piracicaba (GCMP) completa 121 anos de existência no dia 25 de abril. Para celebrar o aniversário, a corporação preparou uma cerimônia solene na próxima terça-feira, 23/04, a partir das 8h, no Teatro Erotides de Campos, localizado no Parque do Engenho Central. O evento vai contar com a presença de autoridades do governo municipal, Legislativo, Judiciário, representantes das forças de segurança municipal e estadual.

Atualmente, a GCM tem um efetivo de 362 guardas, sendo 61 mulheres, com grupamentos Ciclístico, Canil, setor de Direito Animal, setor de Trânsito, os pelotões Ambiental e Escolar, as patrulhas Rural e Maria da Penha, a Central de Operações (COP) e Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), além da Corregedoria, Ouvidoria, as viaturas de área, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO).

Equipe da GCM e comandante Nunes em frente à sede da corporação

Para o comandante da GCM, Sidney Miguel da Silva Nunes, as palavras que definem o aprimoramento da gestão da segurança pública municipal nos últimos anos são informatização e integração. “Assim que eu assumi, eu via a necessidade de se informatizar a Guarda. Muitas vezes o Ministério Público, o sistema judiciário solicitava um documento pra nós e a gente não tinha uma agilidade nesse atendimento, levávamos uns dois dias algumas vezes. Hoje isso é pedido e a gente atende de imediato, o que facilitou muito o nosso trabalho.”

A ferramenta Sincad, software de gestão da Guarda, foi implantado em 2023 integrando todos os dados da corporação de forma digital, como registros de ocorrências, permitindo a produção de relatórios estatísticos com diferentes filtros, facilitando o planejamento de ações de segurança pública. O sistema também permitiu o lançamento de aplicativos, como o botão de emergência S.O.S Mulher Piracicaba, que permite às mulheres com medidas protetivas acionarem a Guarda imediatamente em casos de risco.

Outro caminho importante, segundo o comandante, é a integração entre as forças de segurança a nível municipal, estadual e federal, e as secretarias de governo para estratégias conjuntas de segurança pública – como as que já acontecem através da Comuse (Conselho Municipal de Segurança) – e também a criação de um grupo de trabalho dentro da GC para buscar recursos por meio de emendas estaduais e federais para captar recursos de investimento na corporação.

Comandante Sidney Nunes da Guarda Civil Municipal de Piracicaba

“Com esse trabalho, em uma equipe de sete guardas, nós já conseguimos alguns frutos. Estamos recebendo 250 armas novas de doação do estado de SP, que formulou o documento para essa solicitação. Isso é fruto de um trabalho que a gente iniciou lá em 2021”, conta.

Para o comandante, que está há mais de 30 anos na Guarda, um dos maiores aprendizados foi entender as necessidades da instituição como um todo e saber o que é importante para que ela permaneça unida fazendo um bom trabalho. “Nenhuma instituição se perpetua no tempo se não oferecer um trabalho de qualidade, e por conta disso que nós estamos chegando a 121 anos. E esperamos chegar a 200, 300 anos, com esse trabalho que vai sendo desenvolvido dia a dia”, finaliza.

HISTÓRIA – A Lei de Organização da Guarda e Polícia Municipal, que criou a GCMP, é de 25 de abril de 1903, mas há poucas informações sobre o início da corporação há 121 anos. A partir de pesquisas feitas em diferentes fontes, consta que entre o fim da década de 1930 e o meio da década de 1950 do século passado, a Corporação foi de Corpo da Guarda e Polícia Municipal para Corpo de Vigilantes Noturnos. Depois, transformou-se em Guarda Noturna de Piracicaba.

A mudança na nomenclatura para Guarda Municipal veio em 1956, nome que perdurou até 1990, quando a Corporação passou a se chamar Guarda Civil do Município de Piracicaba, se adequando à Constituição Brasileira, aprovada em 1988, onde a Lei Orgânica do Município passou a disciplinar também a organização da segurança.

Equipe usa tablet, com a ferramenta Sincad, pra registrar ocorrências atendidas pela GCM

Até 1990, a Guarda era estruturada com a formação de uma diretoria, em que havia presidente da diretoria e comando. Com a mudança, a Corporação passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Desde a aprovação da lei federal do Estatuto Geral da Guarda Civil, em 2016, o comando é exercido por um funcionário de carreira da corporação.

CORPORAÇÃO – A GC está presente de maneira fixa em diversos equipamentos públicos, como o Centro Cívico, a Câmara Municipal, Unidades de Pronto Atendimento e em quatro inspetorias regionais localizadas em Santa Teresinha, Noiva da Colina, Pauliceia e na Rua do Porto, além da Sala Maria da Penha, localizada no prédio administrativo ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), na avenida Armando de Salles Oliveira, 2001.

Ferramenta Sincad foi passo importante para informatização da GCM

Além do trabalho de patrulhamento e prevenção, a GCM desenvolve outros projetos sociais, como a Banda da Corporação, que se apresenta em eventos cívicos do município e outras comemorações; o Programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP), que leva para os alunos dos 5º anos do ensino fundamental nas escolas informações importantes e sensíveis para a vida em sociedade; e dois projetos sociais da academia da Guarda Civil, que oferece de forma gratuita aulas de jiu-jitsu e defesa pessoal para crianças, adolescentes e adultos, e o Em Forma Com a Guarda, que promove ações de atividade física na Academia e no Parque da Rua do Porto.

A sede da corporação está localizada na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, Bairro Verde. A população pode acionar a GCMP por meio do telefone 153.