O prefeito Luciano Almeida se reuniu com o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Sérgio Henrique Codelo Nascimento, na manhã de hoje, 19/04, no gabinete do Centro Cívico. A reunião teve o objetivo de apresentar os projetos protocolados pela Prefeitura de Piracicaba para recuperação de estradas vicinais com investimentos por meio do Governo de São Paulo.

Além do prefeito e o superintendente, estavam presentes na reunião a secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco, e a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame. A maioria dos projetos apresentados ao DER foram solicitados pelo programa Novas Estradas Vicinais, do Governo de São Paulo.

“Esses investimentos solicitados ao estado são um passo importante pra gente dar andamento a uma demanda de muitos anos dos moradores de Piracicaba. A maioria das estradas vicinais de São Paulo foi implantada nas décadas de 70 e 80, e neste período, praticamente não se efetuou nenhuma intervenção de restauração ou rejuvenescimento das vias. Então nós temos o compromisso de continuar essas obras e entregar elas para a população o quanto antes”, afirmou o prefeito Luciano Almeida.

Secretária da Sema, Nanchy Thame, prefeito Luciando Almeida, superintendente do DER, Sérgio Codelo, e secretária da Semuttran, Jane Franco

Entre as obras prioritárias, está a retomada da recuperação asfáltica da Estrada Luiz Dias Gonzaga, a vicinal PIR-260, que liga Piracicaba ao distrito de Anhumas. Segundo o DER, as obras foram interrompidas para readequação do projeto, e a secretária da Semuttran, Jane Franco, destacou a preocupação com o trecho, que apresenta altos índices de acidentes. Em três anos, foram 12 acidentes, sete deles com vítimas e cinco com óbitos. Ao todo, o projeto prevê 32 quilômetros de melhorias e modernização.

Também está prevista a recuperação dos 2 quilômetros que ligam a rodovia SP 127 até a entrada do bairro de Tanquinho (PIR 021). O projeto teve duas licitações desertas, e o superintendente do DER afirmou que o processo será reavaliado para realizar uma nova licitação pelo estado.

A obra que prevê o asfaltamento e recapeamento da Estrada do Canal Torto, a PIR 011, também foi apontada como uma das mais críticas. A secretária da Sema, Nancy Thame, destacou o fluxo intenso de caminhões, que chega a 600 veículos por dia, já que o trecho é via de escoamento das safras de cana-de-açúcar e eucaliptos. Os moradores do entorno pedem solução para a poeira provocada pelo tráfego dos caminhões, que não pode ser resolvida somente com as manutenções frequentes feitas pelo Executivo na via. O projeto já passou por aprovações técnicas e deve ser viabilizado pelo programa das Novas Estradas Vicinais.

Além das estradas vicinais, foram apresentados mais três projetos considerados prioritários pelo governo municipal, que incluem melhorias no dispositivo de acesso, retorno e conversão da Rodovia Margarida da Graça Martins (SP 135) à rua Cachoeira Paulista; a implantação de uma nova passarela no km 167+900 da Rodovia Geraldo de Barros (SP 304), próximo ao Atacadão, que registra um alto índice de acidentes no trecho; e a autorização do DER para a construção de um acesso dedicado ao Aeroporto Municipal diretamente pela Rodovia Luiz de Queiroz (SP 304).