Equipes da Prefeiura fazem a retirada de tipuana derrubada pelos ventos no Engenho Central

Um novo balanço do temporal que atingiu Piracicaba na tarde de ontem, 04/10, por volta das 16h, com chuva e ventos fortes, contabiliza a queda de 30 árvores de grande e pequeno porte. Com a soma das espécies derrubadas pelo vento na semana passada, em 27/09, foi registrada a queda de mais de 160 árvores em uma semana no município. Os bairros mais atingidos pelo temporal de ontem foram Nova Piracicaba, Jaraguá, Vila Cristina, Vila Rezende, Bairro Alto e Centro. Desde o término na chuva, força-tarefa da Prefeitura, que envolve as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran), de Obras e Zeladoria (Semozel), Guarda Civil e a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e Polícia Militar, trabalha para minimizar os efeitos do temporal. Não há registro de vítimas nem de pessoas desabrigadas.

Foram registradas quedas de árvores na avenida Presidente Kennedy, no bairro Nova Piracicaba; rua Santa Cruz esquina com a rua Dr. Otávio Teixeira Mendes, no Bairro Alto; rua Arandu, bairro Garças; avenida Piracicamirim (em frente ao velório do Cemitério da Saudade), Bairro Alto; rua José Rosário Losso, no Jaraguá; rua Marechal Mascarenhas de Moraes, no Castelinho; rua dos Gerânios com rua dos Crisântemos, também no Nova Piracicaba, rua Gomes Carneiro esquina com a rua Boa Morte, no Centro, e ainda nos bairros Vila Cristina, Piracicamirim, Água Branca, Minas Nova, Higienópolis e Jaraguá.

As equipes trabalham para identificar outras árvores caídas e fazer a retirada. A prioridade para retirada de árvores é para as que envolvem risco, ou seja, que podem cair ou caíram sobre veículos e imóveis, interrompem vias e também em locais com grande fluxo de pessoas, bem como unidades de saúde e escolas.

ENGENHO – Uma tipuana de grande porte caiu na entrada do Engenho Central, pela avenida Maurice Allain, Parque do Mirante. A árvore derrubou dois postes – um de concreto e outro de ferro -, além de cabos da iluminação externa do Engenho e da internet. Dessa forma, tanto a Secretaria de Esportes e Atividades Motoras (Selam) quanto a Secretaria da Ação Cultural (Semac) estão sem acesso à internet.

Equipes da terceirizada pela Simap fazem a retirada da árvore nesta manhã. Após a conclusão, a Semozel fará avaliação dos danos para reposição dos postes e fiação. A empresa que fornece internet também fará a manutenção o mais rápido possível, após a conclusão dos trabalhos de retirada da árvore.

Tipuana de grande porte foi derrubada pela força do vento no Engenho Central

MAIS DE 160 ÁRVORES – O temporal de ontem aconteceu exatamente uma semana após outro forte vendaval e chuvas que atingiram Piracicaba na quarta-feira, 27/09, e derrubaram mais de 130 árvores (o balanço ainda está em andamento).

“Ainda estávamos trabalhando na remoção das árvores que caíram na semana passada, no temporal que foi mais impactante que este de ontem. Os casos de emergência da semana passada já tínhamos resolvido. Com a chuva de ontem, tivemos de parar os trabalhos e resolver os casos de emergência. Boa parte foi resolvido ontem e a conclusão dos serviços deve acontecer hoje”, explicou Odair Mello, diretor da Defesa Civil de Piracicaba.

SERVIÇO – Munícipes que necessitem informar queda de árvores e outros problemas podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Casos de falta de energia devem ser direcionados à CPFL pelo 0800-0101010 ou pelo site https://cpfl.com.br.