Após a limpeza, o Canal do Mirante e a cachoeira, cartão-postal da cidade, voltaram a receber água

A Prefeitura executou hoje, 15/01, limpeza das comportas no rio Piracicaba, localizadas próximo ao Shopping, e, assim, o Canal do Mirante e a cachoeira, cartões-postais da cidade, voltaram a receber água. Foram retirados aproximadamente dois caminhões de 12 m3 de material, entre pedaços de madeira, galhos, lixo e lama, acumulado nas comportas.

O trabalho, feito com escavadeira hidráulica, começou por volta das 9h30 de hoje e foi concluído às 12h. A força-tarefa foi formada pela Defesa Civil, ligada à Secretaria Municipal de Governo, e pelas secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Obras e Zeladoria (Semozel) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema). O diretor da Defesa Civil, Odair de Melo, acompanhou os serviços.

A barreira divide o rio do canal que segue pelas comportas

A limpeza foi feita em três das quatro comportas que existem no local, por conta do nível da água, que está alto, inviabilizando o acesso da máquina. Há seis meses, em julho de 2023, a força-tarefa executou outra limpeza nas comportas, retirando três caminhões de 12 metros cúbicos de materiais. O acúmulo nas comportas acontece quando o nível do rio Piracicaba sobe, e, assim, a correnteza da água carrega o material até o local.

O Canal foi criado para desviar a água para dentro do Engenho Central, construído em 1881 pelo Barão de Resende. A água servia para movimentar maquinário e também para o resfriamento de alguns processos. O curso d´água passa por dentro do Parque do Mirante e desemboca novamente no rio Piracicaba. Sua vista da avenida Beira Rio é uma das preferidas de piracicabanos e turistas. Muitos o chamam, equivocadamente, de Véu da Noiva. Na verdade, a região do salto do rio, onde se forma uma bruma pelo movimento das águas, é o verdadeiro Véu da Noiva.