A Prefeitura iniciou hoje serviço emergencial de limpeza e desobstrução na base da pedreira do Bongue

A Prefeitura, por meio da Defesa Civil e Secretaria Obras e Zeladoria (Semozel), iniciou hoje, quinta-feira, 28/12, serviço emergencial de limpeza e desobstrução na base da pedreira do Bongue. A ação é necessária por conta do deslocamento de uma pedra de cerca de dois metros de diâmetro, que se desagregou do maciço da pedreira durante a madrugada. O bloco não chegou a atingir a avenida Jaime Pereira, porém, como medida de segurança, a via ficará com uma faixa interditada provisoriamente, no sentido bairro-Centro.

A Semozel agora fará mais uma análise técnica para identificar se há novos pontos críticos. “A rocha que se desagregou do talude estava apoiada em uma camada de solo frágil. Entretanto, ao deslizar, foi contida pelo alambrado existente, o que a impediu de atingir a avenida. Por isso, iniciamos os serviços de retirada dos cascalhos na base da pedreira, como precaução. Esse trabalho seguirá pelos próximos dias, mas também faremos uma nova análise dos pontos que podem estar em situação crítica e, se necessário, faremos a derrubada”, explicou o titular da Semozel, Marcio Marino, lembrando que a Secretaria e a Defesa Civil seguirão monitorando a pedreira do Bongue.

Até que seja atestada a segurança da pedreira, a Semuttran vai manter uma faixa da avenida Jaime Pereira, sentido bairro-Centro, interditada

TRÂNSITO – Até que seja atestada a segurança nas proximidades da pedreira, a Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte (Semuttran) mantém uma faixa da avenida Jaime Pereira, sentido bairro-Centro, interditada. O local está sinalizado, com o trânsito fluindo sem interrupções.

INTERVENÇÕES – No início deste ano, diversas intervenções foram realizadas na pedreira do Bongue, incluindo tombamento de rochas já condenadas, corte de árvores no topo, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira.

No ano passado, a Prefeitura executou a ampliação e o reforço das barreiras de contenção da pedreira do Bongue, na avenida Jaime Pereira. O anteparo metálico foi refeito, telas trocadas e mais 250 metros de barreiras adicionadas.