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Programas em Educação Ambiental Vigentes

Por Comunicação Social / Publicado em 20/02/2025  / Atualizado em 30/07/2025

Programas de Educação Ambiental da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi)
O Núcleo de Educação Ambiental desenvolve quatro programas no Horto de Tupi, em parceria com a Fundação Florestal, o Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo (IPA) e o Laboratório de Políticas Ambientais (USP/ESALQ), resultado do Termo de Permissão de Uso Público (TPU) (Lei Municipal N° 8.962, de 26 de Junho de 2018, Decreto Estadual Nº 63.452, de 05 de Junho de 2018), firmado entre a Prefeitura Municipal de Piracicaba e o Governo do Estado de São Paulo. Previstos no Plano de Trabalho do referido TPU, os programas são planejados, organizados e executados conjuntamente entre esses parceiros.

EducaTrilha na Escola
a) Sobre o Programa
O EducaTrilha na Escola é um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva, climática e de promoção de saúde e bem-estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba. Oferece encontros formativos, de tutoria, visitas à Estação Experimental e vivências temáticas aos professores, e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. Conta com o patrocínio da CJ do Brasil e Oji Papéis Especiais e é realizada pela Prefeitura de Piracicaba (através do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corredor Caipira, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Fundação Florestal (FF).
A iniciativa tem, ainda, o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Piracicaba, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (COMCLIMA), da OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Engajamundo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, do Imaflora, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, da OSCIP Novo Encanto, do Espaço Pipa, da Pira na Paisagem e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla e PET Ecologia).
Cada encontro do EducaTrilha é planejado com uma temática específica, utilizando metodologias ativas que valorizam o protagonismo de professores e estudantes. A partir desses encontros, os professores e equipes gestoras desenvolvem projetos dentro das escolas, que se expandem para a comunidade do entorno. Desde seu início, o programa já impactou mais de 33 mil pessoas.
As escolas participantes fazem parte de um concurso no qual seus projetos são avaliados conforme os critérios do programa. As escolas vencedoras recebem como prêmio uma viagem pedagógica para seus professores, com destino a uma área protegida do Estado de São Paulo, escolhida pelos próprios participantes.
Na edição 2025, serão oferecidas oficinas nas escolas: Plantas medicinais; Hortas escolares; Produção e plantio de mudas; Compostagem; Educação Inclusiva; Jogos educativos (Storytelling, Caça ao tesouro ambiental e patrimonial, Sonhos Necessários, Imersão Cultural e RPG). Também serão oferecidas tutorias nas escolas para auxílio no desenvolvimento dos projetos.


b) Como as escolas participam?
No início do ano letivo, o programa é divulgado à Diretoria de Ensino de Piracicaba — vinculada à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo — e à Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, que repassam às escolas de suas redes, bem como à rede particular de ensino do município.
No início de cada edição, as escolas interessadas devem enviar por e-mail o Termo de Compromisso – disponível no site do programa – e serão inscritas até o limite de vagas definido.
Demais regras, informações detalhadas e o cronograma dos encontros estão disponíveis no regulamento da edição de 2025

Vem pro Horto
a) Sobre o programa
Criado em 2016, o programa “Vem pro Horto” tem como principal objetivo aproximar a comunidade da Estação Experimental de Tupi, por meio de atividades que promovem a educação ambiental, cultural e o bem-estar.
A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do NEA, pelo Instituto de Pesquisas Ambientais, pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo, além de diversas parcerias locais – como secretarias municipais, universidades e representantes da sociedade civil -, e tem sua programação anual construída de forma participativa.
Cada encontro é organizado a partir de uma temática específica, com atividades oferecidas tanto pelos realizadores quanto pela própria comunidade local, que participa ativamente da construção da programação. As ações incluem trilhas educativas, oficinas, brincadeiras e jogos pedagógicos, além de atividades culturais, de saúde e bem-estar.
Os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral. Em algumas edições, há limite de participantes, sendo necessário realizar inscrição prévia
b) Programação 2025:
O cronograma anual é definido no início do ano em reuniões colaborativas entre os realizadores do programa. Os eventos são realizados aos sábados ou durante a noite.

Evento
Trilha das Águas
Trilha da saúde
Vem brincar e aprender no Horto
O Horto é Nosso
Oficina de produção de documentário socioambiental
Cinema e trilha noturna
Dança no Horto
RPG no Horto
A agroecologia e as abelhas
Do Mato ao Prato
Observando as aves no Horto

Local: Estação Experimental de Tupi: Rodovia Luiz de Queiroz, Km 149, SP304, Tupi

Bacia Caipira
a) Sobre o programa
O programa Bacia Caipira é fruto da parceria entre as Prefeituras de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste (DAE). Seu objetivo é promover vivências educativas e diálogos que integrem a conservação ambiental à qualidade de vida, com foco especial no público idoso das duas cidades participantes.
As atividades são planejadas para proporcionar aprendizado e interação, fortalecendo o vínculo dos participantes com o meio ambiente e incentivando práticas sustentáveis no cotidiano.
A edição 2025 tem como tema: “Água e Mudanças Climáticas: Memórias e Ações para um Futuro Sustentável”, e conta com a participação de representantes da Estação do Idoso José Nassif, de Piracicaba, do Asilo São Vicente de Paulo e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do município de Santa Bárbara d’Oeste.

A imagem mostra uma sala cheia de pessoas sentadas em cadeiras em um círculo, aparentemente em uma reunião ou apresentação. Há um grupo de pessoas em pé na frente do círculo, que parecem ser palestrantes ou facilitadores. A sala é bem iluminada e tem paredes brancas com alguns quadros e cartazes nas paredes. As pessoas sentadas parecem estar envolvidas no que está sendo apresentado, algumas estão tomando notas ou conversando entre si. A atmosfera parece ser descontraída e informal. As pessoas parecem ser de uma variedade de idades e origens. Há uma mistura de homens e mulheres na sala.
Registro do último encontro do Bacia Caipira, realizado no Horto de Tupi

b) Programação 2025
O cronograma anual é definido no início do ano em reuniões colaborativas entre os realizadores do programa.

LocalComemoração
CESB – Santa Bárbara d’OesteSemana da Água
Horto de Tupi – PiracicabaSemana do Meio Ambiente
Jardim Botânico e Viveiro Municipal de PiracicabaSemana da Árvore
Sítio Nossa Senhora Aparecida, Santa Bárbara d’OesteDia da cultura e da ciência


PJ Tupi
O programa PJ Tupi é desenvolvido em parceria com a Escola Estadual Pedro de Mello, localizada no distrito de Tupi – Piracicaba/SP. Sua realização ocorre no âmbito das disciplinas eletivas do Programa de Educação Integral do Estado de São Paulo.
O programa inclui reuniões pedagógicas periódicas com os professores e a equipe gestora da escola, com foco no planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades, bem como na formação continuada dos docentes.
A proposta busca apoiar o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental na escola, utilizando a Estação Experimental de Tupi como espaço prático para vivências pedagógicas integradas às disciplinas.

Projeto ETI – Educação Ambiental
O Projeto ETI – Educação Ambiental é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo oferecer aos alunos do 5º ano das Escolas Municipais de Tempo Integral a oportunidade de participar dos programas de Visitas Monitoradas organizados pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sua proposta é integrar a vivência e atividades educadoras socioambientais em áreas verdes municipais, e as práticas e projetos de educação ambiental desenvolvidos nas escolas.
A participação das escolas ocorre conforme cronograma definido conjuntamente pela Secretaria Municipal de Educação e a equipe do NEA. Cada visita agendada atende a, no máximo, 40 alunos, em um dos espaços educadores dos programas de Visitas Monitoradas. A escolha do local deve considerar as temáticas abordadas em cada espaço, os conteúdos trabalhados pelas turmas e os problemas socioambientais identificados nas comunidades escolares.

Visitas Monitoradas
As Visitas Monitoradas são uma modalidade de atividade oferecida pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) como parte integrante de diferentes programas de educação ambiental. Essas visitas têm como objetivo promover vivências significativas em áreas verdes e espaços públicos de educação ambiental, fortalecendo o pertencimento, a sensibilização socioambiental e a apropriação coletiva desses territórios. São trabalhadas temáticas específicas a cada local, por meio de metodologias ativas, rodas de conversa, trilhas e atividades lúdicas e educativas.
As visitas são conduzidas por, no mínimo, dois educadores ambientais da equipe do NEA, o que garante uma abordagem interdisciplinar, dialógica e voltada à troca de saberes entre educadores e participantes.
Essa prática está alinhada às diretrizes do Plano Municipal de Educação Ambiental (PLAMEA), que estabelece como atribuição do NEA: “o planejamento e execução de atividades de EA em espaços educadores como Parque do Mirante, Viveiro Municipal de Mudas, Zoológico Municipal, Parque da Rua do porto; áreas naturais protegidas, como as Áreas de Preservação Permanente (APP) do Rio Piracicaba e seus afluentes e a Estação Experimental de Tupi (EE Tupi – também conhecida como Horto de Tupi), sendo, essa última, realizada em parceria com o Instituto Florestal.”
a) Espaços Educadores
As Visitas Monitoradas acontecem nos seguintes espaços educadores:
● Parque do Mirante, no âmbito do programa “Mirando nossas águas, resgatando nossa história”. Endereço: Rua Maurice Allain, 77 – Nova Piracicaba, Piracicaba (Ao lado do Aquário Municipal)
● Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), no âmbito do programa de Visitas Monitoradas do Horto. Endereço: Rodovia Luiz de Queiroz (SP 304), Km 149 – Tupi, Piracicaba (Dirigir-se ao Centro de Visitantes).
● Viveiro Municipal de Mudas, no âmbito do programa de Visitas Monitoradas do Viveiro. Endereço: R. Carolina Secheto Martins, 1080 – Santa Rita, Piracicaba
● Zoológico Municipal, no âmbito do Programa de Educação Ambiental do Zoo (PREA). Endereço: Av. Mal. Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera, Piracicaba
b) Formas de solicitação
As Visitas Monitoradas podem ser solicitadas pelo Portal Sem Papel da Prefeitura de Piracicaba. Após o preenchimento, a equipe do NEA entrará em contato para informar a disponibilidade da data solicitada e concluir o agendamento. O agendamento está condicionado à disponibilidade de datas, do local e de equipe para o atendimento.
A solicitação pode ser feita por instituições de ensino, grupos comunitários ou organizações que atendam aos critérios definidos na página de inscrição. Cada visita deve contar com, no mínimo, 10 e, no máximo, 40 participantes, a fim de garantir a qualidade pedagógica das atividades e a segurança no atendimento.
Importante: o transporte até o local da visita é de responsabilidade da instituição solicitante.

Mirando nossas águas
a) Sobre o Programa
O programa “Mirando nossas águas, resgatando nossa história: meio ambiente, educação, cultura e turismo pelo Rio Piracicaba” é realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) desde 2012, no Parque do Mirante, patrimônio ambiental e histórico da cidade.
Conta com atividades educativas relacionadas à água, sua conservação, ao conceito de bacia hidrográfica e à conexão entre os corpos d’água, às águas superficiais e subterrâneas, relação entre matas ciliares, floresta e água. Concomitantemente, são trabalhadas a história e a cultura de Piracicaba, destacando seu desenvolvimento às margens dos rios e os impactos das ações humanas ao longo desse processo, além das possibilidades de ação para melhoria e conservação.
Incentivamos ainda que as interações educativas não sejam pontuais, mas que se desdobrem em ações contínuas conduzidas pelos professores junto aos alunos em sala de aula — seja como ponto de partida ou como aprofundamento, e também que os participantes atuem como multiplicadores em Educação Ambiental, levando o que foi trabalhado para pais, familiares, amigos e membros de sua comunidade.
Como parte dos programas de Visitas Monitoradas, as atividades do Mirando nossas águas incluem uma trilha pelo Parque do Mirante, na qual os participantes podem vivenciar na prática os temas trabalhados nas margens do Rio Piracicaba, e a importância desse espaço para o município.
b) Formas de solicitação
A solicitação é realizada por meio do Portal Sem Papel, conforme descrito na seção anterior. Também podem participar escolas atendidas no Projeto ETI – Educação Ambiental.
Em 2025, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi disponibilizado às escolas da rede municipal um conjunto de datas pré-agendadas, especialmente voltadas às turmas de 2º a 4º anos do Ensino Fundamental — faixas não contempladas pelo Projeto ETI. Essa estratégia visa facilitar a participação das escolas, inclusive no que se refere ao transporte escolar.

PREÁ
a) Sobre o programa
O Programa de Educação Ambiental do Zoológico de Piracicaba é desenvolvido pelo NEA desde 1996. Suas atividades são voltadas à conservação da biodiversidade, ao bem-estar animal e à sensibilização sobre os impactos das ações humanas na fauna silvestre. O programa também busca valorizar o papel dos zoológicos modernos na conservação e educação ambiental. Atualmente, o PREÁ se desdobra em diversas frentes: campanhas, elaboração de materiais e atividades educativas, e Visitas Monitoradas.
b) Visitas monitoradas
As Visitas Monitoradas no âmbito do PREÁ contam com rodas de conversa, dinâmicas e outras atividades de sensibilização para os temas do programa, e uma caminhada pelo zoológico, com diálogos sobre as espécies abrigadas e a importância da conservação da fauna. São solicitadas por meio do Portal Sem Papel. Também podem participar escolas atendidas no Projeto ETI – Educação Ambiental.
c) Animaférias
O Animaférias é o programa de férias do Zoológico de Piracicaba, voltado para crianças de 7 a 10 anos. Com duração de quatro dias, oferece atividades lúdicas e educativas sobre a fauna silvestre, conservação e bem-estar animal.
A proposta envolve um grupo de até 30 crianças, que participam de oficinas, jogos e vivências no Zoo ao longo da semana, promovendo aprendizado e vínculos com a natureza.
Cada edição conta com uma programação, e sua realização está condicionada à disponibilidade ampliada de equipe de educadores e voluntários. As inscrições são limitadas e divulgadas pelo site da Prefeitura Municipal e redes sociais.
d) Eventos comemorativos
O NEA realiza no espaço do Zoológico atividades planejadas para alguns eventos comemorativos, aproveitando a maior presença de visitantes. Para 2025, estão planejadas as atividades “Férias no Zoo”, e “Aniversário do Zoo”, com intervenções educativas para divulgar a importância da instituição e a sensibilização das pessoas em relação aos temas ligados ao Zoo. Essas ações são abertas ao público.

Programa de Visitas Monitoradas ao Viveiro Municipal de Mudas
O programa tem como foco sensibilizar para a importância das árvores, e o reconhecimento do papel do Viveiro na produção de mudas para arborização urbana e recuperação de Áreas de Preservação Permanente e matas ciliares.
Durante a visita, os participantes conhecem o processo completo de produção de mudas — do beneficiamento das sementes ao preparo das plantas para o plantio. Além disso, são realizadas atividades e dinâmicas educativas que discutem os serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores, os benefícios da arborização urbana e a importância das matas ciliares.
As visitas podem ser solicitadas por meio do Portal Sem Papel. Também podem participar escolas atendidas no Projeto ETI – Educação Ambiental.

A imagem mostra um grupo de pessoas em frente a uma parede com vários pequenos sacos de sementes de mudas. Uma mulher está explicando algo para o grupo, apontando para os sacos. Há uma mulher e um homem à sua frente, e uma mulher de costas para a câmera. . Os detalhes são limitados, mas o foco principal é o painel de especiarias e o grupo de pessoas interagindo com ele.
Registros de atividades no Viveiro de Mudas

Programa de Visitas Monitoradas a Estação Experimental de Tupi
As visitas monitoradas ao Horto de Tupi visam à conexão dos participantes à natureza do local, e a sua ocupação educativa e sustentável.
Nelas são abordadas a história da área protegida, sua biodiversidade, árvores nativas e exóticas, o bioma mata atlântica, regeneração, restauração e conservação, além da importância das florestas para água, solo, clima e outros fatores socioambientais.
Durante as visitas, são abordadas a história da Estação Experimental, a biodiversidade local, a presença de espécies nativas e exóticas, o bioma mata atlântica, a regeneração, restauração e a conservação. Também são trabalhadas questões relacionadas à importância das florestas para a regulação do clima, conservação da água e do solo, manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos essenciais à vida.
As visitas podem ser solicitadas por meio do Portal Sem Papel. Também podem participar escolas atendidas no Projeto ETI – Educação Ambiental.

A imagem mostra um grupo de crianças e um adulto no Horto Florestal. As crianças parecem ser alunos em uma excursão escolar, e estão reunidas em torno de um adulto que parece estar ensinando-as algo. Um cachorro marrom está sentado perto das crianças. As árvores ao redor das crianças são altas e frondosas, e o sol brilha através delas. O ambiente geral parece ser pacífico e tranquilo.
Visita monitorada – Horto

Conheça o Jardim Botânico
Realizado desde 2018, o programa Conheça o Jardim Botânico tem como objetivo aproximar a população desse espaço, ressaltando sua finalidade para conservação, pesquisa e educação ambiental. As atividades são voltadas para diferentes públicos e ocorrem de forma periódica, mediante inscrição prévia, ou em conjunto com grupos que demonstrarem interesse prévio e participarem da organização.
As atividades envolvem a apresentação da área e de sua finalidade, as espécies vegetais já implantadas, o funcionamento do viveiro, e uma trilha educativa ao redor da Lagoa Santa Rita, além de outras atividades que variam de edição para edição.

A imagem mostra um grupo de pessoas em pé em um gramado. Há cerca de 20 pessoas, e elas estão em pé em dois grupos distintos. O grupo maior está em pé em círculo, enquanto o menor está em pé em linha reta. O grupo maior parece estar envolvido em alguma espécie de atividade de grupo, enquanto o menor grupo parece estar observando. Há árvores e arbustos ao fundo, e um edifício no lado direito. O céu está claro e ensolarado.
Conheça o Jardim Botânico

Outras atividades
Além dos programas, o NEA desenvolve atividades em parceria com associações de moradores, associações de bairro, organizações da sociedade civil, escolas, setor privado, e outros grupos. Essas atividades são planejadas em conjunto com as instituições e grupos solicitantes, e podem ser desenvolvidas em parques urbanos, áreas naturais protegidas, estruturas públicas e espaços comunitários.

A imagem mostra um grande grupo de pessoas, aproximadamente 30, em pé e sentadas em um campo gramado em frente a algumas árvores recém-plantadas. As pessoas estão sorrindo e parecem estar felizes e orgulhosas por sua participação. O grupo é diversificado, com pessoas de diferentes idades e etnias. Várias pessoas estão segurando pás ou outras ferramentas de jardinagem, logo após mais uma edição do Plante Vida. O cenário é bonito, com árvores verdes e um céu ensolarado. A imagem sugere uma atividade comunitária de plantio de árvores, que representa um esforço conjunto para melhorar o ambiente e a comunidade.
Registros de plantios feitos pelo Programa Plante Vida

Secretarias e Outros órgãos

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