Programas em Educação Ambiental Vigentes
Aqui, estão listados os programas de Educação Ambiental Vigentes, realizados pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) de Piracicaba organizados por espaço educador:
Zoológico Municipal de Piracicaba
- PREÁ – Programa de Educação Ambiental do Zoológico de Piracicaba
O NEA é responsável pelo desenvolvimento de atividades de educação ambiental (EA) no Zoológico Municipal e, para isso, mantém o PREÁ desde 1996. Ressalta-se que o Zoológico é entendido como um espaço educador sustentável e, por isso, as ações de EA vão além do atendimento às crianças e aos visitantes, envolvendo também a formação de educadores, formação dos profissionais do Zoo, elaboração de materiais educativos, realização e incentivo de campanhas educativas voltadas à conservação da biodiversidade e bem-estar animal, entre outras.
Dentre as ações realizadas, destacam-se: o Animaférias, as visitas monitoradas, eventos comemorativos como o aniversário do zoo e dia do lobo guará, além de parcerias com outros programas municipais.




Estação Experimental de Tupi – Horto de Tupi:
A Prefeitura, em parceria com a Fundação Florestal, com o Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo e com o Laboratório de Políticas Ambientais (USP/ESALQ), desenvolve quatro programas de educação ambiental no Horto de Tupi, detalhados abaixo.
Ressalta-se que essa parceria é fruto do Termo de Permissão de Uso Público (TPU), firmado em 2018 entre a Prefeitura e o Estado de São Paulo. Decorrente a isso, criou-se o Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental (EE) de Tupi, órgão colegiado com caráter consultivo, que tem a finalidade de apreciar e acompanhar a execução do TPU e do respectivo plano de trabalho da Área de Visitação. Dessa forma, todas as ações de EA realizadas na área são acompanhadas pelo Comitê Gestor.
- Programa EducaTrilha na Escola: programa de educação ambiental, cultural, inclusiva, climática e de promoção de saúde e bem-estar
Realizado desde 2018, é desenvolvido com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba, envolvendo visitas ao Horto de Tupi. Dessa forma, foi possível relacionar ainda mais a transversalidade da educação ambiental na escola.
O EducaTrilha oferece encontros formativos e de tutoria durante todo o ano letivo aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica para os professores a uma área protegida do Estado de São Paulo escolhida pelos participantes.
Ressalta-se o impacto do programa ao longo dos anos: em 5 edições do EducaTrilha, 33.289 pessoas de 80 escolas foram beneficiadas, o que representa 7,5% da população de Piracicaba, considerando dados do CENSO 2022.


- PJ Tupi: Educação Integral e Ambiental
É desenvolvido com a Escola Estadual Pedro de Mello do distrito de Tupi – Piracicaba/SP, no âmbito do Programa de Educação Integral do Estado de São Paulo, utilizando o Horto de Tupi como um dos espaços educativos para a prática das disciplinas eletivas. O Programa inclui reuniões pedagógicas periódicas com os professores e coordenação da Escola, visando o planejamento e avaliação. Somado a isso, realiza mensalmente a formação dos professores, auxilia no desenvolvimento das atividades de educação ambiental realizadas durante as eletivas e acompanha os estudantes nas visitas ao horto de Tupi.
- Bacia Caipira
É fruto da parceria entre o NEA Piracicaba, o Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo, o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste e do Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste. Tem como público alvo grupos da terceira idade dos dois municípios participantes e visa aproximar o público das relações entre a floresta, a água, a arborização urbana, as plantas medicinais e a qualidade de vida.

- Vem pro Horto
O Programa foi criado em 2018 e tem como objetivos aproximar a comunidade do Horto e tornar o local um espaço ainda mais voltado à educação sustentável. A realização é da Prefeitura, por meio do NEA; do Instituto de Pesquisas Ambientais e da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, além de diversos parceiros. Sua programação é construída de forma participativa no início de cada ano.
- Visitas monitoradas
O NEA também realiza visitas monitoradas à Estação Experimental de Tupi, com público variado, de escolas, universidades e organizações da sociedade civil, visando conectar os participantes à natureza exuberante do local e ocupar a área de forma educativa e sustentável.

Parque do Mirante
O Parque do Mirante está situado na margem direita do rio Piracicaba, próximo ao Engenho Central. A história do Parque está ligada à construção do Engenho, fundado em 1881. É um dos cartões postais do município, devido a sua localização e proximidade com o rio. Tem árvores centenárias, como um jequitibá rosa de mais de 400 anos e espécies simbólicas para o município, como o Tamboril.
Desde 2010 o NEA está sediado no Parque do Mirante e, devido às suas características históricas, culturais e ambientais, é desenvolvido o Programa “Mirando nossas águas, resgatando nossa história: educação ambiental pelo rio Piracicaba”. Nele, o NEA desenvolve principalmente 2 projetos: o “Trilha no rio” e o “Trilha no Parque” pelo Parque do Mirante. O primeiro, visa relacionar os aspectos históricos, urbanísticos e socioambientais do entorno do Parque e da Avenida Beira Rio; já o segundo realiza visitas monitoradas pelo Parque, contando a história do surgimento de Piracicaba e a sua relação com o rio. Além disso, são abordados conteúdos sobre bacias hidrográficas e sua relação com os impactos socioambientais realizados pela sociedade.


Viveiro de Mudas
O Viveiro Municipal de Mudas existe desde 1996 e produz cerca de 100 mil mudas por ano, que são usadas para arborização urbana, reflorestamento em áreas de proteção permanente (APPs) e matas ciliares da região de Piracicaba. Ele fornece até 10 mudas de forma gratuita para qualquer cidadão piracicabano e a solicitação é feita pelo 156.
Diante da relevância do local e seu potencial educador, o NEA também desenvolve atividades no Viveiro, por meio de visitas monitoradas e formação de grupos, como professores. Além disso, o NEA e o Viveiro realizam o Programa Plante Vida: Nascemos juntos para viver, o qual visa plantar uma árvore para cada criança que nasce em Piracicaba.
- Programa Plante Vida: Nascemos Juntos Para Viver
Criado em 2007 pelo NEA, o programa Plante Vida nasceu como uma forma de sensibilizar a população sobre os benefícios da arborização urbana. É desenvolvido em parceria com os três hospitais do município: Unimed, Santa Casa de Piracicaba e Fornecedores de Cana.
A iniciativa prevê o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida no município. Desde seu surgimento, o programa já foi o responsável pelo plantio de mais de 80 mil árvores em Piracicaba. Por ano, o município registra uma média de 5.000 nascimentos.

- Visitas monitoradas
Acontecem na sede do Viveiro e têm por objetivo apresentar o espaço e como é feita a produção das mudas de árvores que são plantadas no município. Elas têm duração de 2h e percorrem todo o espaço, desde o beneficiamento das sementes até o pátio de mudas que são plantadas em calçadas.

Jardim Botânico
O Jardim Botânico foi criado em 2018, é vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e o NEA é responsável pelas atividades de Educação Ambiental realizadas no espaço. O NEA e a gestão da área desenvolvem desde 2018 a atividade “Conheça o Jardim Botânico”, visando a aproximação da população piracicabana com o local e também a sua ocupação educativa.
