Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Programas em Educação Ambiental Vigentes

Por Comunicação Social / Publicado em 20/02/2025  / Atualizado em 07/03/2025

Aqui, estão listados os programas de Educação Ambiental Vigentes, realizados pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) de Piracicaba organizados por espaço educador:

Zoológico Municipal de Piracicaba

  1. PREÁ – Programa de Educação Ambiental do Zoológico de Piracicaba

O NEA é responsável pelo desenvolvimento de atividades de educação ambiental (EA) no Zoológico Municipal e, para isso, mantém o PREÁ desde 1996. Ressalta-se que o Zoológico é entendido como um espaço educador sustentável e, por isso, as ações de EA vão além do atendimento às crianças e aos visitantes, envolvendo também a formação de educadores, formação dos profissionais do Zoo, elaboração de materiais educativos, realização e incentivo de campanhas educativas voltadas à conservação da biodiversidade e bem-estar animal, entre outras. 

Dentre as ações realizadas, destacam-se: o Animaférias, as visitas monitoradas, eventos comemorativos como o aniversário do zoo e dia do lobo guará, além de parcerias com outros programas municipais.

A imagem mostra um dia ensolarado no zoológico, onde crianças estão participando de uma atividade de arte. Uma menina com uma fita de cabelo amarela está sentada a uma mesa hexagonal, desenhando em uma folha de papel. Há outras mesas e cadeiras ao redor, com outras crianças e adultos participando da atividade. Ao fundo, há uma cerca que contém animais, possivelmente um recinto para animais. O ambiente é arborizado e cercado por árvores. A imagem captura uma cena animada de uma atividade de educação ambiental
Atividade no zoológico
A imagem mostra um grupo de crianças observando os furões nativos no Zoológico Municipal. As crianças estão de pé atrás de uma cerca baixa com um painel de vidro transparente. A cerca é de metal verde escura, e as crianças estão no Animaférias, programa de educação ambiental realizdo no Zoológio Municipal. As crianças são uma mistura de meninas e meninos de idades variadas, e parecem estar interessadas em algo dentro do recinto. O recinto parece ser feito de terra, madeira e rocha, e contém algumas plantas e pedras. A cerca é baixa o suficiente para as crianças verem através dela, e há bastante espaço entre elas para que elas não se sobreponham. No fundo da imagem há um edifício baixo e o céu está claro. A cena é serena e natural, e há uma sensação de curiosidade e excitação no ar. A iluminação sugere que é de dia, com uma luz solar suave e natural, e uma boa quantidade de sombras.
Animaférias edição de julho – crianças conhecendo os furões nativos
A imagem mostra uma mesa coberta com um tecido preto, sobre a qual estão três gaiolas de pássaros, uma casca de ovo e alguns objetos pequenos. Ao fundo, há um grande viveiro de pássaros de cor azul-esverdeada. À direita da mesa, há um cartaz informativo com imagens e texto em português, com a frase "No final do ano, apenas um sobrevivente". O cenário é externo, com árvores e vegetação ao fundo. A imagem retrata o aniversário do zoológico municipal. A iluminação sugere que a foto foi tirada em um dia ensolarado.
Registros da intervenção educativa no aniversário do Zoo
A imagem mostra um grupo de crianças de uniforme escolar paradas em frente a uma cerca, observando animais no zoológico durante visita monitorada. Há dois adultos com eles; um parece ser um guia ou professor. As crianças estão em uma fileira e parecem estar atentas ao que estão observando. A vegetação ao redor é exuberante e verde, e há um lago ou lagoa visível ao fundo. O céu está claro e ensolarado. A atmosfera geral parece ser pacífica e educativa.
Visita monitorada – Preá – zoo

Estação Experimental de Tupi – Horto de Tupi:

A Prefeitura, em parceria com a Fundação Florestal, com o Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo e com o Laboratório de Políticas Ambientais (USP/ESALQ), desenvolve quatro programas de educação ambiental no Horto de Tupi, detalhados abaixo. 

Ressalta-se que essa parceria é fruto do Termo de Permissão de Uso Público (TPU), firmado em 2018 entre a Prefeitura e o Estado de São Paulo. Decorrente a isso, criou-se o Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental (EE) de Tupi, órgão colegiado com caráter consultivo, que tem a finalidade de apreciar e acompanhar a execução do TPU e do respectivo plano de trabalho da Área de Visitação. Dessa forma, todas as ações de EA realizadas na área são acompanhadas pelo Comitê Gestor. 

  1. Programa EducaTrilha na Escola: programa de educação ambiental, cultural, inclusiva, climática e de promoção de saúde e bem-estar

Realizado desde 2018, é desenvolvido com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba, envolvendo visitas ao Horto de Tupi. Dessa forma, foi possível relacionar ainda mais a transversalidade da educação ambiental na escola. 

O EducaTrilha oferece encontros formativos e de tutoria durante todo o ano letivo aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica para os professores a uma área protegida do Estado de São Paulo escolhida pelos participantes.

Ressalta-se o impacto do programa ao longo dos anos: em 5 edições do EducaTrilha, 33.289 pessoas de 80 escolas foram beneficiadas, o que representa 7,5% da população de Piracicaba, considerando dados do CENSO 2022.

A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em círculo em um gramado verde na frente de uma cabana de madeira, no Horto Florestal de Tupi. O grupo participa dos encontros formativos do Educatrilha na Escola. Um homem de camisa verde está de pé no centro do círculo, parecendo liderar a atividade. As pessoas parecem estar se divertindo e engajadas na atividade. O cenário é uma área arborizada, sugerindo um ambiente ao ar livre sereno. A imagem transmite uma sensação de comunidade e envolvimento coletivo.
Registros dos encontros formativos do EducaTrilha na Escola 2024
A imagem mostra um grande grupo de pessoas sentadas em um círculo no chão, participando do Encontro Formativo do Educatrilha 2024. Há uma pessoa tocando violão no centro do círculo, enquanto os outros parecem participar ativamente, alguns escrevendo ou falando. O ambiente parece ser um espaço de reunião ou sala de aula informal, com paredes nuas e algumas cadeiras espalhadas na periferia. Há uma mistura de homens e mulheres, de idades e etnias diversas, sugerindo um grupo inclusivo e diverso. A iluminação é suave e o clima parece ser acolhedor e colaborativo. No fundo, há uma pessoa observando de pé, e uma lousa branca visível.
Registros dos encontros formativos do EducaTrilha na Escola 2024
  1. PJ Tupi: Educação Integral e Ambiental

É desenvolvido com a Escola Estadual Pedro de Mello do distrito de Tupi – Piracicaba/SP, no âmbito do Programa de Educação Integral do Estado de São Paulo, utilizando o Horto de Tupi como um dos espaços educativos para a prática das disciplinas eletivas. O Programa inclui reuniões pedagógicas periódicas com os professores e coordenação da Escola, visando o planejamento e avaliação. Somado a isso, realiza mensalmente a formação dos professores, auxilia no desenvolvimento das atividades de educação ambiental realizadas durante as eletivas e acompanha os estudantes nas visitas ao horto de Tupi.

  1. Bacia Caipira

É fruto da parceria entre o NEA Piracicaba, o Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo, o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste e do Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste. Tem como público alvo grupos da terceira idade dos dois municípios participantes e visa aproximar o público das relações entre a floresta, a água, a arborização urbana, as plantas medicinais e a qualidade de vida. 

A imagem mostra uma sala cheia de pessoas sentadas em cadeiras em um círculo, aparentemente em uma reunião ou apresentação. Há um grupo de pessoas em pé na frente do círculo, que parecem ser palestrantes ou facilitadores. A sala é bem iluminada e tem paredes brancas com alguns quadros e cartazes nas paredes. As pessoas sentadas parecem estar envolvidas no que está sendo apresentado, algumas estão tomando notas ou conversando entre si. A atmosfera parece ser descontraída e informal. As pessoas parecem ser de uma variedade de idades e origens. Há uma mistura de homens e mulheres na sala.
Registro do último encontro do Bacia Caipira, realizado no Horto de Tupi
  1. Vem pro Horto

O Programa foi criado em 2018 e tem como objetivos aproximar a comunidade do Horto e tornar o local um espaço ainda mais voltado à educação sustentável. A realização é da Prefeitura, por meio do NEA; do Instituto de Pesquisas Ambientais e da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, além de diversos parceiros. Sua programação é construída de forma participativa no início de cada ano.

  1. Visitas monitoradas

O NEA também realiza visitas monitoradas à Estação Experimental de Tupi, com público variado, de escolas, universidades e organizações da sociedade civil, visando conectar os participantes à natureza exuberante do local e ocupar a área de forma educativa e sustentável. 

A imagem mostra um grupo de crianças e um adulto no Horto Florestal. As crianças parecem ser alunos em uma excursão escolar, e estão reunidas em torno de um adulto que parece estar ensinando-as algo. Um cachorro marrom está sentado perto das crianças. As árvores ao redor das crianças são altas e frondosas, e o sol brilha através delas. O ambiente geral parece ser pacífico e tranquilo.
Visita monitorada – Horto

Parque do Mirante

O Parque do Mirante está situado na margem direita do rio Piracicaba, próximo ao Engenho Central. A história do Parque está ligada à construção do Engenho, fundado em 1881. É um dos cartões postais do município, devido a sua localização e proximidade com o rio. Tem árvores centenárias, como um jequitibá rosa de mais de 400 anos e espécies simbólicas para o município, como o Tamboril. 

Desde 2010 o NEA está sediado no Parque do Mirante e, devido às suas características históricas, culturais e ambientais, é desenvolvido o Programa “Mirando nossas águas, resgatando nossa história: educação ambiental pelo rio Piracicaba”. Nele, o NEA desenvolve principalmente 2 projetos: o “Trilha no rio” e o “Trilha no Parque” pelo Parque do Mirante. O primeiro, visa relacionar os aspectos históricos, urbanísticos e socioambientais do entorno do Parque e da Avenida Beira Rio; já o segundo realiza visitas monitoradas pelo Parque, contando a história do surgimento de Piracicaba e a sua relação com o rio. Além disso, são abordados conteúdos sobre bacias hidrográficas e sua relação com os impactos socioambientais realizados pela sociedade.

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas ao ar livre, sob árvores frondosas, que parecem estar prestes a começar ou terminar uma caminhada. A maioria das pessoas está vestida de forma casual, com roupas confortáveis de caminhada. Há uma mistura de idades e sexos no grupo. Algumas pessoas estão olhando para o centro do círculo, enquanto outras parecem estar conversando entre si ou olhando para o cenário ao redor. O ambiente parece ser tranquilo e convidativo, típico de um parque ou área natural. A iluminação sugere que é dia, e a imagem está bem iluminada.
Registros da “Trilha no rio”, realizada com o Coletivo de turismo de Piracicaba
A imagem mostra um grupo de crianças em uniforme escolar alinhadas ao longo de um muro com um mural. As crianças estão em uma atividade no Parque do Mirante, monitorada por uma ou duas adultas. O cenário é um calçadão arborizado, indicando um ambiente parque. O mural no muro é uma obra de arte abstrata com tons terrosos e pedras, adicionando um toque artístico à cena. As crianças parecem estar prestando atenção, possivelmente participando de uma aula ou visita guiada.
Registros de visitas monitoradas, por meio do “Trilha no Parque”

Viveiro de Mudas 

O Viveiro Municipal de Mudas existe desde 1996 e produz cerca de 100 mil mudas por ano, que são usadas para arborização urbana, reflorestamento em áreas de proteção permanente (APPs) e matas ciliares da região de Piracicaba. Ele fornece até 10 mudas de forma gratuita para qualquer cidadão piracicabano e a solicitação é feita pelo 156. 

Diante da relevância do local e seu potencial educador, o NEA também desenvolve atividades no Viveiro, por meio de visitas monitoradas e formação de grupos, como professores. Além disso, o NEA e o Viveiro realizam o Programa Plante Vida: Nascemos juntos para viver, o qual visa plantar uma árvore para cada criança que nasce em Piracicaba.

  1. Programa Plante Vida: Nascemos Juntos Para Viver 

Criado em 2007 pelo NEA, o programa Plante Vida nasceu como uma forma de sensibilizar a população sobre os benefícios da arborização urbana. É desenvolvido em parceria com os três hospitais do município: Unimed, Santa Casa de Piracicaba e Fornecedores de Cana. 

A iniciativa prevê o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida no município. Desde seu surgimento, o programa já foi o responsável pelo plantio de mais de 80 mil árvores em Piracicaba. Por ano, o município registra uma média de 5.000 nascimentos.

A imagem mostra um grande grupo de pessoas, aproximadamente 30, em pé e sentadas em um campo gramado em frente a algumas árvores recém-plantadas. As pessoas estão sorrindo e parecem estar felizes e orgulhosas por sua participação. O grupo é diversificado, com pessoas de diferentes idades e etnias. Várias pessoas estão segurando pás ou outras ferramentas de jardinagem, logo após mais uma edição do Plante Vida. O cenário é bonito, com árvores verdes e um céu ensolarado. A imagem sugere uma atividade comunitária de plantio de árvores, que representa um esforço conjunto para melhorar o ambiente e a comunidade.
Registros de plantios feitos pelo Programa Plante Vida
  1. Visitas monitoradas

Acontecem na sede do Viveiro e têm por objetivo apresentar o espaço e como é feita a produção das mudas de árvores que são plantadas no município. Elas têm duração de 2h e percorrem todo o espaço, desde o beneficiamento das sementes até o pátio de mudas que são plantadas em calçadas. 

A imagem mostra um grupo de pessoas em frente a uma parede com vários pequenos sacos de sementes de mudas. Uma mulher está explicando algo para o grupo, apontando para os sacos. Há uma mulher e um homem à sua frente, e uma mulher de costas para a câmera. . Os detalhes são limitados, mas o foco principal é o painel de especiarias e o grupo de pessoas interagindo com ele.
Registros de atividades no Viveiro de Mudas

Jardim Botânico

O Jardim Botânico foi criado em 2018, é vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e o NEA é responsável pelas atividades de Educação Ambiental realizadas no espaço. O NEA e a gestão da área desenvolvem desde 2018 a atividade “Conheça o Jardim Botânico”, visando a aproximação da população piracicabana com o local e também a sua ocupação educativa.

A imagem mostra um grupo de pessoas em pé em um gramado. Há cerca de 20 pessoas, e elas estão em pé em dois grupos distintos. O grupo maior está em pé em círculo, enquanto o menor está em pé em linha reta. O grupo maior parece estar envolvido em alguma espécie de atividade de grupo, enquanto o menor grupo parece estar observando. Há árvores e arbustos ao fundo, e um edifício no lado direito. O céu está claro e ensolarado.
Conheça o Jardim Botânico

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.