Secretaria Municipal de Educação reuniu ontem, 26/03, diretores e coordenadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e profissionais do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) e do Núcleo de Apoio Pedagógico a Educação Especial (Numape) para discutir sobre as causas e consequências da medicalização na infância e o uso de diagnósticos.

O evento ocorreu no anfiteatro da SME e reuniu cerca de 250 profissionais, que puderam conhecer o trabalho realizado pelo Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Rebeca Padulla, coordenadora do setor de saúde do CRP, falou sobre a desmedicalização da infância para os profissionais da Rede Municipal de Educação

Rebeca Padulla, coordenadora do setor de saúde do CRP, apresentou o fluxo de encaminhamento do município para crianças com suspeita de autismo, destacando a importância de avaliações abrangentes que considerem os diversos contextos nos quais a criança está inserida, com a família desempenhando um papel crucial como parceira nesse processo.

Os participantes foram instigados a pensar em abordagens que promovam a empatia em relação às emoções, comportamentos e rotinas escolares, reconhecendo a diversidade humana e a subjetividade como elementos fundamentais na construção de práticas educacionais inclusivas e acolhedoras.

Vanessa Souto, diretora do NUMAPE, destacou que o encontro marca um importante passo na promoção de uma educação mais humanizada e consciente

Vanessa Souto, diretora do Numape, destacou que o encontro marca um importante passo na promoção de uma educação mais humanizada e consciente, onde o diálogo entre profissionais da saúde e da educação é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. “A SME reafirma seu compromisso em continuar fomentando espaços de reflexão e troca de experiências que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.”