Trinta e uma das 48 escolas municipais de Ensino Fundamental de Piracicaba superaram o Índice de Excelência Educacional (IEE), com pontuação acima da média estabelecida pelo Estado de São Paulo. O IEE foi criado esse ano e utiliza as notas obtidas no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em sua composição.

A Rede Municipal de Educação de Piracicaba se destacou no Índice de Excelência Educacional (IEE), com 31 escolas pontuando acima da média estabelecida pelo Estado de São Paulo

O anúncio foi feito durante a Bett Brasil, o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina, que aconteceu durante essa semana em São Paulo e reuniu secretários municipais da educação com o secretário de Educação do estado de São Paulo, Renato Feder, com outras autoridades e profissionais do setor.

A média do índice estabelecida pelo Estado para 2023 foi 6,31, e foi calculado com base nas médias das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no total de alunos participantes do Saresp 2023 e na taxa de aprovação da escola no fluxo escolar do estado de São Paulo.

O anúncio das notas foi feito durante a Bett Brasil, o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina, que aconteceu em São Paulo

As escolas municipais Alberto Thomazi (7,88), Manoel Rodrigues Lourenço (7,38), Santo Granuzzio (7,37), Maria Benedicta Penezzi (7,36), Joaquim Carlos Alexandrino de Souza (7,26), Ilda Jenny Stolf Nogueira (7,24) se destacaram com os melhores índices da rede, superando a média estadual.

O secretário de Educação, Bruno Roza, esteve no evento em São Paulo e acompanhou o anúncio das notas. “Estou orgulhoso dos resultados excepcionais alcançados pelas escolas de Piracicaba. Esse sucesso é o resultado direto do comprometimento incansável dos nossos professores e gestores em oferecer uma educação de excelência, e demonstra que os nossos investimentos em sistema de ensino e materiais complementares têm feito a diferença para fortalecer ainda mais a rede. Parabenizo todos os educadores e alunos por esse marco significativo.”

As escolas municipais de Piracicaba utilizam o material didático do sistema de ensino Poliedro desde o ano passado

O Saresp tem como finalidade produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores de ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

PRÊMIO – Ainda durante o evento, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou o investimento de R$ 180 milhões no Prêmio Excelência Educacional. A proposta é reconhecer financeiramente unidades de ensino municipais que atingirem as metas no Saresp.

O Índice de Excelência Educacional (IEE) analisa as notas obtidas no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp)

O prêmio é um dos pilares do Alfabetiza Juntos SP, parceria do Estado com municípios que tem como objetivo alfabetizar 90% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental até 2026.

Cada escola que atingir a meta de alfabetização, o Índice de Excelência Educacional, receberá R$ 100 por aluno matriculado.

O primeiro pagamento será depositado para as escolas que atingirem a meta no ano de 2025, com base nas médias de estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental no Saresp deste ano, a ser aplicado no fim do segundo semestre.