A equipe de formação continuada em Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e do Programa Usp Recicla da ESALQ/USP, lançou hoje, 27/03, o manual: “De volta à terra: compostar, plantar, nutrir: manual de compostagem para escolas de Educação Básica e outros espaços”.

O material foi disponibilizado para todas as escolas da Rede Municipal de Educação de maneira digital, pelo link: https://encurtador.com.br/oqvR9, mas pode ser utilizado pelo público em geral, uma vez que traz informações e instruções práticas que podem ser úteis para qualquer pessoa que se interesse pelos temas.

Os educadores da Escola Municipal Profª Judith Moretti Accorsi durante oficina de compostagem

Kelly Monaco Coletti, assessora de projetos pedagógicos em educação ambiental da SME, explica que o manual foi criado para popularizar a prática da compostagem e incentivar o cultivo agroecológico nas escolas. “Queremos que esse conteúdo sirva de apoio àqueles que queiram explorar estes assuntos a partir de uma perspectiva de educação ambiental crítica, evidenciando o uso de composteiras e hortas escolares agroecológicas como instrumentos pedagógicos.”

O manual tem 43 páginas e apresenta exemplos de composteiras que podem ser construídas com materiais acessíveis.

O conteúdo do manual foi elaborado a partir da oficina “De volta à terra – compostar, plantar, nutrir”, realizada em 2023

O conteúdo foi elaborado a partir da oficina “De volta à terra: compostar, plantar, nutrir”, realizada em 2023 e direcionada a professores, gestores e demais profissionais atuantes nas unidades escolares.

“As oficinas oportunizaram um momento prático, envolvendo a implementação de uma composteira de chão para fomentar o diálogo e as práticas pedagógicas sobre consumo consciente, alimentação saudável, reciclagem de resíduos orgânicos, produção de composto e cultivo agroecológico nas escolas”, explica a coordenadora de formação continuada em educação ambiental da SME, Keyla Carolina Boralli Benoti.

O uso de composteiras e hortas escolares agroecológicas são temas tratados no manual

Em nível local, o material se encontra em consonância com o Plano Municipal de Educação Ambiental, que busca contribuir com a transição para um município educador mais sustentável, apresentando diretrizes e metas diretamente relacionadas com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).