Campanha de doação de sangue acontece no hemonúcleo da Santa Casa

Em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba, a Secretaria Municipal de Saúde participa e incentiva a campanha regional de doação de sangue Sob Pressão, promovida pela EPTV Campinas em toda sua área de cobertura. A ação solidária tem como “dia D” o sábado, 27/04, quando todos os parceiros da campanha estarão envolvidos na ampliação de busca por doadores de sangue. Nesta data, a doação no Hemonúcleo acontece das 7h30 às 12h, por agendamento no site clicando aqui. Ao longo do mês, as doações acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, sem necessidade de agendamento.

Para Augusto Muzilli Júnior, secretário de Saúde, participar desta ação é uma forma de colaborar com o atendimento de saúde prestado pelos hospitais da cidade. “Vem em uma boa hora uma vez que as doações tiveram queda nos últimos meses. O Hemonúcleo faz um trabalho excelente na cidade e precisa de todo o apoio possível, por isso convidamos os piracicabanos a participarem desta ação”, convida.

Doação de sangue no hemonúcleo tem apoio da Secretaria de Saúde

Luciana Sacheto Bueno, assistente social do Hemonúcleo de Piracicaba, lembra que a campanha é bem-vinda já que o estoque de sangue do Hemonúcleo está em nível de alerta e todos os tipos sanguíneos são importantes, neste momento, especialmente dos tipos O+ e B-, cujos estoques estão muito baixos. “Se compararmos o primeiro trimestre de 2023 com o deste ano, tivemos uma queda brusca nas doações, em cerca de 13%. Foram 2.607 bolsas coletadas no primeiro trimestre do ano passado, contra 2.270 bolsas no mesmo período deste ano. Se analisarmos apenas o último mês houve uma queda de 26%, saindo de 907 bolsas em março de 2023 contra 669 no mesmo período deste ano. É uma queda geral, independente da tipagem sanguínea”, afirmou.

Luciana é assistente social do Hemonúcleo de Piracicaba

Segundo Luciana, o sangue é essencial à vida e não pode ser substituído. “Portanto, doar é uma atitude de educação, amor e cidadania. Ao realizar uma doação de sangue, você está ajudando pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. A doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta nenhum risco para o doador e todo processo para a doação, que inclui cadastro, pré-triagem, triagem e coleta, leva menos de 80 minutos. Além desta ação, vamos abrir agendamento a partir do dia 29/04, para outra ação especial de doação aqui no hemonúcleo que será feita no sábado, 04/05, portanto, quem não puder vir agora, na próxima semana será uma segunda opção ao doador”, diz.

A assistente social do Hemonúcleo destacou que, segundo nota técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), quem teve dengue ou tomou a vacina para dengue deve aguardar 30 dias – 180 dias se a doença foi grave – para doar sangue novamente. “Já a vacina para Covid e gripe impedem a doação apenas por 48h, porém sintomas respiratórios ou gripais impedem por 15 dias após resolução dos mesmos. Acreditamos que isso possa impactar nas doações, que tiveram uma queda significativa recentemente”, completou Luciana.

Doação de sangue está abaixo do esperado no hemonúcleo de Piracicaba

SERVIÇO – Campanha regional de doação de sangue Sob Pressão. Realização da EPTV Campinas, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba e Hemonúcleo de Piracicaba. Doações podem ser feitas à Av. Independência, 953, Bairro Alto (Santa Casa de Piracicaba – Estacionamento gratuito para doadores). No dia D, as doações acontecem das 7h30 às 12h, por agendamento (clicando aqui). De segunda a sexta-feira, o atendimento é das 7h30 às 13h, de forma espontânea. Informações pelos telefones (19) 3422-2019 ou 0800-722-8432.

Para fazer a doação de sangue, o doador deve:
– Apresentar documento de identidade original com foto recente.
– Se tiver sintomas gripais nos últimos 14 dias, não pode doar!

– Ter entre 16* e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização formal e presencial do responsável legal);
– Estar em boas condições de saúde;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Não pode estar em jejum, tomar café da manhã leve, mas não pode almoçar.
– Piercing, tatuagem e micropigmentação deve esperar de 06 meses a 12, sendo feito avaliação na triagem.
– Se tomou a vacina do Covid, se for Coronavac esperar 48 horas, as outras vacinas 7 dias após cada dose.
– Quem teve Covid, se não tiver sequelas, esperar 10 dias após completa recuperação.
– Esperar seis meses, após realizar endoscopia.

– Para saber mais sobre os critérios de doação Clique aqui

*Doador menor de 18 anos
Em vista da possibilidade de ocorrência de algum evento adverso à doação, é recomendado que o doador esteja acompanhado por um adulto no dia da doação. Esta autorização – disponibilizada no site do hemonúcleo – deverá ser acompanhada por uma cópia simples do documento oficial (RG) do responsável legal, que ficará retida na Instituição. O doador deverá apresentar o seu documento original e oficial, com foto recente que permita a identificação do candidato.