Piracicaba participa de 38º Congresso de Secretários de Saúde de SP
Mais de 20 representantes da Prefeitura participaram do evento que abordou o tema A Nova Gestão Municipal na Era Digital

Um grupo de 25 servidores da Prefeitura de Piracicaba participou do primeiro dia de atividades do 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo: A Nova Gestão Municipal na Era Digital, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), ontem quarta-feira, 09/04, na cidade de Santos, e que segue até amanhã, 11/04. Os servidores foram liderados pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, e contaram com representantes de superintendências, gerências e coordenadorias da Atenção Básica, Secundária, Urgência, Administrativo e Planejamento da pasta.
A abertura do evento – que reforça a importância do diálogo, da troca de experiências e da construção coletiva de soluções para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado de São Paulo e em todo o Brasil – teve a presença de importantes autoridades na área, entre elas: Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde de SP; Hisham Mohamad Hamida, presidente do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde); Cristian Morales Fuhrimann representante da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil; e Geraldo Reple Sobrinho, presidente do Cosems/SP.

Para dr. Sérgio Pacheco, que participará dos três dias do evento. “Trata-se de uma oportunidade única, pois permite a troca de experiências com outras Secretarias, além de proporcionar aos servidores capacitação de alto nível nas mais diversas áreas. É um grande orgulho, também, Piracicaba ter representante entre os trabalhos expostos na mostra”, enfatizou Pacheco.
PROJETOS – A cidade esteve representada na 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios com dois trabalhos do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Piracicaba. O primeiro aborda o tema Três Eixos de Capacitação na Atenção Primária em prol da Promoção do Uso Racional de Medicamentos, capitaneado pelas farmacêuticas Ana Raquel Passari Faggin de Castro, Grasiela Calefo de Aquino, Josy Goldoni Lazarini e Rafaela Durrer Parolina de Carvalho; já o segundo trata do tema Resultados do Projeto de Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária em Piracicaba, liderado pelas servidoras Solange Regina Rubim dos Reis, Vitória Borzino Cordeiro Nunes, Ana Raquel Passari Faggin de Castro, Tatiana Carneiro da Rocha, Victor Aparecido Palmero e Rafaela Durrer Parolina de Carvalho.

Para a secretária-executiva da Secretaria de Saúde, Luciana Canetto, a escolha de dois trabalhos de Piracicaba mostra a relevância que a Assistência Farmacêutica do município tem no cenário estadual e nacional. “Temos excelentes profissionais que vêm executando um trabalho fantástico no município, não só na prestação de serviços à população, mas também com produção científica de qualidade”, completa.

EXPERIÊNCIA – Affonso Cangueiro, gerente de Atenção Básica, destacou a importância de participar dos diversos debates, palestras, seminários e rodas de conversa. “O congresso trouxe informações atualizadas sobre a rede de atenção à saúde e à importância do fortalecimento da atenção primária em relação às especialidades na era digital. Os detalhes como otimização da rede de atenção à saúde, como melhora na comunicação e uso tecnologias, são determinantes para a continuidade da linha de cuidado do paciente e velocidade nesse fluxo. Voltamos com novas ideias para otimizar e aumentar a eficiência da rede de atenção à saúde de Piracicaba”, reforçou.
Carolina Albuquerque, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, afirmou que a experiência em eventos como o Congresso, viabiliza que os profissionais de rede adquiram novos conhecimentos teóricos e práticos. “Isso fortalece o trabalho desenvolvido dentro dos serviços de saúde em Piracicaba, em todo o seu fluxo de desempenho, melhorado o acolhimento à população”.