Pelo segundo ano, Festa das Nações terá plano de sustentabilidade para gerenciamento de resíduos e incentivo à reciclagem

Pelo segundo ano consecutivo, a Festa das Nações de Piracicaba contará com um plano especial de sustentabilidade, para gerenciar os resíduos gerados durante os cinco dias de evento. A ação, em parceria com a Essencial Central de Tratamento de Resíduos, empresa do Grupo Amplitec Gestão Ambiental, terá uma série de iniciativas, como alocação de lixeiras e contêineres específicos para resíduos orgânicos e recicláveis, além de várias ações para incentivar a reciclagem. A 39ª edição da Festa das Nações, que é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services, acontece de 15 a 19 de maio, no Engenho Central.

Fabio Sanches, presidente da Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações), ressalta que na edição anterior o objetivo de implantação do plano de sustentabilidade foi alcançado com sucesso, e os resultados foram surpreendentes. “Para esta edição, o trabalho está sendo ainda mais detalhado, uma vez que a organização agora possui dados históricos sobre a produção e os tipos de resíduos que o evento gera. Além de ser um evento cultural, turístico e solidário, a festa é também sustentável, cuidando para que os impactos ambientais sejam minimizados e compensados”, afirma.

A Essencial, além de patrocinadora, será responsável pelo gerenciamento dos resíduos, abrangendo coleta, transporte, triagem, separação, recuperação e destinação final, sempre com respeito ao meio ambiente. No evento de 2023, o plano de sustentabilidade resultou na reciclagem de mais de 6,2 toneladas de resíduos, o que representa 40% do total de 15,5 toneladas de resíduos sólidos gerados durante os cinco dias de evento.

Heitor Pampolini, diretor da Essencial, destaca as melhorias para este ano. “Aumentamos em 50% o número de contêineres de recicláveis para oferecer ainda mais pontos de descarte. A correta separação dos resíduos é um dos principais desafios para uma efetiva reciclagem. Materiais misturados dificultam a separação e a recuperação, gerando maior desperdício de recursos naturais e energia. Com uma separação adequada por parte do público, poderíamos reciclar muito mais”, explica.

Em 2023 o plano de sustentabilidade resultou na reciclagem de mais de 6,2 toneladas de resíduos

A empresa vai realizar ainda a ação ReciclaMilhas para incentivar o público a descartar corretamente os resíduos recicláveis. Em momentos predeterminados da Festa das Nações, o público poderá ir até o estande da empresa e trocar copos plásticos e latas de alumínio por itens vendidos nas barracas de diversas nações. “Estamos incentivando as pessoas a refletirem sobre como muitos materiais que consideram lixo podem, na verdade, ser transformados quando separados adequadamente. Considerando que toda valorização de resíduos trabalha em prol de uma economia circular, estamos beneficiando o próprio ecossistema do evento ao apoiar as instituições participantes”, acrescentou Pampolini.

Para incentivar a correta separação dos resíduos pelo público, serão implementadas medidas educativas, incluindo avisos no sistema de som e campanhas nas redes sociais.

Por fim, é orientado aos participantes da 39ª Festa das Nações que separem dos recicláveis os restos de alimentos, descartando-os nas lixeiras para Orgânicos, ao invés dos contêineres para recicláveis. Papel e papelão sujos de gordura, como guardanapos, não são recicláveis e também dever ser descartados nas lixeiras de Orgânicos.

Realizada pela Fenapi, a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp, com organização da Secretaria Municipal de Governo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal.

Toda a renda da festa será revertida em prol de 19 instituições sociais de Piracicaba, que representam as 17 nações.

PATROCÍNIO – Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a 39ª Festa das Nações de Piracicaba é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. Os patrocinadores desta edição são Tools Digital Services, Caterpillar e Hyundai (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege e Unimed Piracicaba (Prata); e Arcelor Mittal, CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Paques e Unimil (Bronze). Apoio: Andritz, Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Myoung Shin Brasil, Seoyon E-hwa, S.H. e Shopping Piracicaba. A cerveja oficial é Germânia.

INGRESSOS E HORÁRIOS – A venda antecipada de ingressos já está liberada, aos valores de R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada). Para adquirir, basta entrar no site oficial da festa (https://festadasnacoes.org.br/), clicar no botão Ingresso e escolher os dias. Serão aceitos pagamentos com cartão de crédito e pix.

Informações sobre gratuidade e meia-entrada, assim como os termos para a entrada de menores de idade estão disponíveis no site, no botão Acesso à Festa. A entrada de menores de 16 anos só será possível na companhia de um adulto ou responsável e com o preenchimento da declaração necessária, disponível, também, no botão Acesso à Festa.

Na quarta, quinta e sexta, dias 15, 16 e 17, a festa começa às 19h, Na quarta se encerra à meia-noite, na quinta, à 1h, e na sexta, às 2h. No sábado, 18, começa às 11h e termina às 2h, e no domingo, 19, começa às 11h e termina às 18h.

SERVIÇO – 39ª Festa das Nações de Piracicaba, apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. De 15 a 19 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454.
Site: www.festadasnações.org.br. Facebook: festadasnacoesdepiracicaba. Instagram: festadasnacoesdepiracicaba.