Na imagem, crianças seguram cartazes em combate ao abuso infantil
Ação em 2023, contra o abuso infantil mobiliza crianças do CCInter

A campanha Maio Laranja, de conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, já começou e com ela, diversas ações serão realizadas no mês. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promove o enfrentamento, visando conscientizar a sociedade sobre a proteção de crianças e adolescentes.

As atividades que ocorrerão nos serviços e em espaços públicos reunindo usuários e profissionais que atuam com crianças e adolescentes, contam com rodas de conversa, passeatas, teatro, panfletagem, exibição de curtas-metragens, oficinas de confecção de brinquedo reciclável, boneco de graveto e de musicalização e contação de histórias. Além disso, nos dias 17, 20, 22, 23 e 24/05, das 8h40 às 9h15, trabalhadores da rede socioassistencial devem participar de entrevistas na rádio Educativa FM, com assuntos relacionados ao tema.

No dia 9/05, às 9h30, haverá roda de conversa conduzida pela equipe do Epsemc Centro, no Cras Piracicamirim, para responsáveis e cuidadores de pessoas com deficiência atendidos no Programa Habilitação e Reabilitação (PHR). Dia 14/05, às 9h, também no Cras Piracicamirim, será realizado bate-papo com a equipe do Creas, voltado às pessoas idosas e familiares de crianças e adolescentes atendidos no CCInter Jardim Oriente.

Nos dias 09, 16 e 23/5, acontece a exibição do curta-metragem O silêncio de Lara no Cras Mário Dedini e após, rodas de conversa sobre os impactos negativos no desenvolvimento da criança e do adolescente. Dia 24/05, passeata contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e entrega de folhetos com informações sobre canais de denúncias e tipos de abuso infantil, no território do Mário Dedini.

No sábado, dia 25/05, a partir das 10h, a população poderá participar de atividade coletiva e contação de histórias no Centro Comunitário do Cantagalo. A iniciativa é da rede socioassistencial do São José.

Nos dias 28 e 29/05, alunos das escolas municipais Professora Elizabeth Consolmagno Cruz e Professora Ida Francez Lombardi serão convidados a assistirem ao teatro temático apresentado por crianças e adolescentes do CCInter Parque Piracicaba e Parque dos Sabiás, como uma ação articulada pelo Cras Novo Horizonte.

Para fechar a programação, no dia 29/05, às 9h30, o Cras Jardim São Paulo, junto do Programa Criança Feliz e equipe Espaço PIPA do Programa de Habilitação de Reabilitação para pessoas com deficiência, realizam ações que incluem roda de conversa, piquenique e oficinas de brinquedos recicláveis, de boneco de graveto e de musicalização. As atividades acontecem na quadra poliesportiva do Jardim Monte Líbano.

“As ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são necessárias para lembrar um assunto tão importante quanto o enfrentamento. Estamos engajados a realizar ações pontuais em vários espaços públicos a fim de promover a sensibilização da sociedade para as denúncias de casos de abuso e proteção de crianças e adolescentes”, ressalta a secretária da Smads, Euclidia Fioravante.

18 DE MAIO – A data instituída pela Lei Federal n.º 9.970/00 marca a luta pela proteção de crianças e adolescentes contra crimes de abuso e exploração sexual, fazendo referência ao crime ocorrido na cidade de Vitória, Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade – um crime que chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli, ainda impune.