Mais de 2.500 pessoas entre crianças, adolescentes e pessoas idosas são atendidas mensalmente, em projetos sociais executados por organizações da sociedade civil (OSCs), por meio de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca) e do Fundo Municipal do Idoso (FMI) de Piracicaba provenientes da destinação do Imposto de Renda devido. Ao todo, 27 projetos estão em execução neste ano.
Entre tantos, o Florescer e o TEAcolhe são projetos realizados pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas (Auma) via Fumdeca. No Florescer, crianças entre zero e 11 anos de idade participam de atividades que trabalham as regras de comportamentos sociais, o despertar do interesse da criança àquilo que se apresenta ao seu redor e a autonomia. Já no TEAcolhe, crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos são atendidos com a proposta de atividades em grupos (oficinas e jogos sociais) que visam o estímulo da comunicação, interação social, autonomia e o fortalecimento dos vínculos familiares.
Ana Paula Gonçalves é mãe de Bernardo, 05 anos e fala com alegria sobre o quanto o projeto Florescer tem auxiliado o filho na interação social e a se comunicar melhor. “São muito avanços. Ele participa há 02 anos e o atendimento tem ajudado bastante não apenas na vida dele, mas também na minha. Aprendi a lidar até com meu filho mais velho que tinha algumas questões de relacionamento”, contou Ana Paula.
Outro projeto que tem feito a diferença no município é o Com Vivência, realizado pela Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom) e Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), com financiamento do FMI. O projeto atende pessoas idosas em espaços públicos da cidade, com a oferta de oficinas de atividades físicas (ginástica, alongamento, yoga), manuais (artesanato), ecológicas, grupais (com psicóloga) e culturais (dança, música).
Elisabete Gonçalves, 63 anos, moradora do Jardim Glória, é uma das participantes da oficina de bordado sashiko, realizada no Centro Social do Vila Cristina. “Desde o início do projeto participo de aulas de artesanato, ginástica e de dança. Para mim, isso funciona como terapia, pois me sinto bem, aprendo algo novo e além disso, usufruo de um espaço público bem organizado”, disse.
“Esse projeto trouxe vida para mim. A cada oficina me sinto realizada, faço novas amizades e exercito a minha memória. Antes, só saía de casa em casos de necessidade, mas hoje sinto prazer em adquirir cada vez mais, autonomia e disposição para tarefas diárias”, explicou Roseli Padron Tognoni, 61 anos, moradora do Vila Cristina.
Além dos projetos citados, outros como Espaço Aberto e Mentes Criativas, da Afascom; Reconstruindo histórias e Ressignificando Vivências, do Centro Regional e Atenção aos Maus Tratos na Infância de Piracicaba (Crami); Era uma vez, Conectando Laços, Recipin 2024: Rede de Cuidado Integral e Integrado na Primeira Infância e Flor&Ser – atendimento educacional especializado do Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP); Aprendendo com as letras, da Casa do Amor Fraterno; Em seu lar e SuperAção, da Fundação Jaime Pereira (Funjape); projeto Preventivo 2024 e Grupo de Apoio a Adoção de Piracicaba – GAAP/2024, da Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca), Saberes, MovimentArte e Comossomos, do Espaço PIPA; Além do Olhar: o mundo da pessoa com deficiência visual, da Avistar; Corpo em Movimento 2024, da Apae e Conexões para cidadania 2024 e Aprendendo com a Música 2024, do Educando pelo Esporte e Vem Ser, da Apaspi, são realizados com recursos dos fundos municipais e ofertam atendimento de crianças e adolescentes no município.
IMPOSTO DE RENDA – O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda (IR) termina no dia 31/05. Os contribuintes têm a opção de destinar parte do imposto devido a projetos sociais que executam atendimento a crianças, adolescentes e pessoas idosas de Piracicaba. Os valores doados serão destinados a projetos aprovados pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA) e do Idoso (CMI), via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca) e Fundo Municipal do Idoso (FMI), no próximo ano.
A destinação é fácil e sem custos, basta acessar o programa da Receita Federal (https://www.youtube.com/watch?v=nD5B3zxRSos). No momento da Declaração de Imposto de Renda, a ficha a ser preenchida é “Doações Diretamente na Declaração”, onde poderá optar pelo valor calculado e o tipo de fundo escolhido e pagar o DARF até o prazo final de entrega da declaração. A doação só pode ser feita nas declarações do tipo “Completa / Por Deduções Legais”. Aqueles que têm o direito à restituição também podem destinar. O valor da destinação será somado ao da restituição corrigida pela Selic.
Palavras-chave: Fumdeca; FMI; criança; pessoas idosa; imposto de renda.