Força-tarefa da Prefeitura, que envolve as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran), de Obras e Zeladoria (Semozel) e a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), atua para minimizar os efeitos causados em decorrência da chuva e dos fortes ventos na tarde do último sábado, 12/08, que atingiu diversas regiões da cidade. As equipes estão atuando com desobstrução de vias com retirada de árvores e galhos caídos, além de varrição das ruas e espaços públicos. A Simap registrou ocorrência de 67 árvores caídas, de pequeno e grande porte, até a manhã de hoje, 14/08.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), emitiu relatório registrando a ocorrência de precipitação pluviométrica de forte intensidade, acompanhada de rajadas de vento, além de queda de granizo nas regiões dos bairros Pauliceia, Dois Córregos, Nova Iguaçu, Jaraguá e Vila Independência. De acordo com o relatório, não houve transbordamento de córregos, porém algumas vias ficaram temporariamente alagadas. Também não foram registradas vítimas.
A Defesa Civil de Piracicaba informou que os ventos atingiram 90km/h e o acúmulo de chuva foi de 14,3mm.
Em pontos onde foram registradas quedas sobre fiação da rede elétrica, causando interrupção no fornecimento, a CPFL foi acionada para restabelecimento da energia elétrica. A prioridade para retirada de árvores é daquelas que envolvem risco, ou seja, que podem cair ou caíram sobre veículos e imóveis, interrompem vias e também em locais com grande fluxo de pessoas, bem como unidades de saúde e escolas.
Munícipes que necessitem informar queda de árvores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Casos de falta de energia devem ser direcionados à CPFL pelo 0800-0101010 ou pelo site https://cpfl.com.br.