A gestão de processos digital tem assegurado uma melhoria nos serviços públicos

O programa Prefeitura Sem Papel, sistema de gestão de processos administrativos totalmente digital e integrado, implantado há dois meses pela Administração municipal – iniciado em julho internamente, e em agosto para todos os munícipes -, já gerou economia de R$ 951 mil aos cofres públicos, valor que seria gasto com papel, impressão, transporte e armazenagem de documentos. Os ganhos também são notados com a agilidade no atendimento ao munícipe na entrada de documentos no sistema, que duplicou, passando de 27 mil, em julho, antes da implantação, para 53 mil em agosto, além da economia de 11 mil horas de serviços necessárias para protocolo, montagem e suporte de documentos por meio do atendimento presencial.
A natureza também agradece a iniciativa. Além do atendimento mais ágil ao munícipe, com a implantação do Prefeitura sem Papel deixaram de ser utilizados, em dois meses, 2 toneladas de papel e, assim, foram poupados 4 milhões de litros de água e 38 árvores. As estimativas são da Softplan, empresa especializada em Tecnologia de Informação (TI), responsável pela implantação do programa Prefeitura sem Papel.
“Esses são números reais que, com certeza, vão evoluir mês a mês até a fase final de implantação do programa Prefeitura Sem Papel”, explica a secretária de Finanças, Telma Trimer de Oliveira Pereira.
Segundo Telma, a solução tecnológica implantada pela Administração facilitou o acesso dos usuários de maneira online aos serviços públicos. O aumento dos números mostram isso: em julho foram 1.003 acessos, enquanto que em agosto foram registrados 2.542, inclusive com muitos munícipes dando entrada em processos fora do horário de expediente da Prefeitura, aos sábados (408) e domingos (231), em agosto.
Além do aumento dos documentos inseridos no sistema pelos munícipes – de 27 mil em julho para 53 mil em agosto – , houve aumento também no número de tramitações entre secretarias, que saltou de 19 mil, em julho, para 32 mil em agosto. “O número de tramitações de maneira digital entre as secretarias acontece agora num fluxo mais rápido do que a distribuição manual e isso acelera o atendimento aos munícipes”, reforçou Telma.

PROGRAMA – O programa Prefeitura Sem Papel consiste em um sistema de documentos e processos administrativos totalmente digital e integrado que possibilita aos cidadãos acompanharem os processos feitos ao Executivo por meio eletrônico (computador, celular, tablet, etc), dando agilidade, transparência e praticidade ao contribuinte, sem a necessidade de comparecer ao prédio do Centro Cívico.
De acordo com a secretária de Finanças, Telma Trimer de Oliveira Pereira, não são todos os serviços municipais que estão disponíveis por meio do acesso digital do Prefeitura sem Papel, então, alguns deles ainda precisam ser solicitados presencialmente. “A Prefeitura conta com uma carta com cerca de 600 serviços e, até o final do ano, todos eles devem estar disponíveis de forma online”, adianta.

COMO USAR – Para utilizar o programa Prefeitura Sem Papel, o munícipe deverá fazer um cadastro. Além dos dados básicos, deverá indicar um endereço de e-mail, ferramenta pela qual se dará a comunicação oficial entre o Executivo e o cidadão. O cadastro pode ser feito pelo link https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/ ou no Térreo 2 do Centro Cívico.
Após rápido cadastramento o cidadão poderá solicitar vários serviços municipais de maneira online, como: débito e parcelamento de IPTU; abertura de empresas; solicitação de alvará para reforma e construção; cartão de estacionamento para idoso e Pessoas com Deficiência (PcD); registro de profissionais autônomos; alvará de funcionamento (solicitação e renovação); Isenção de IPTU, solicitação de serviços diversos como cata cacareco, poda de árvore, buracos em vias; serviços de mobilidade urbana; serviços de zoonoses como castração e recolhimento de animais, entre outros.

Palavras-Chave: Papel, economia e gestão