A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), realizou na última quinta-feira, 04/08, o 6º Encontro Formativo do EducaTrilha na Escola, que abordou a história afro de Piracicaba. O roteiro começou com uma caminhada por pontos histórico-culturais da região, conduzidos pela guia de turismo Júlia Madeira, da Rotas Afro

O roteiro teve início no Núcleo de Educação Ambiental (Nea/Sedema), onde os participantes iniciaram uma caminhada por pontos histórico-culturais da região, conduzidos pela guia de turismo Júlia Madeira, da Rotas Afro, que resgatou histórias sobre personalidades negras importantes no município, como os Irmãos Rebouças e o Dr. Preto. Foi destacada a importância de resgate das narrativas históricas positivas de tantas pessoas negras que ajudaram a construir a história de Piracicaba, as quais muitas vezes são desconhecidas por grande parte da população.

Após a caminhada, os participantes foram recebidos no Teatro do Engenho pelos representantes da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Maurici Scarpari e Pedro Maurano, que apresentaram os diversos programas e atividades realizados pela secretaria, inclusive por meio do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), e como as escolas podem participar. Após a caminhada, os participantes do EducaTrilha foram recebidos pelos representantes da Semac, que apresentaram os programas realizados pela secretaria

“O sexto encontro do EducaTrilha na Escola foi muito importante não só para os professores, mas no contexto do programa, uma vez que abordamos as questões culturais de Piracicaba, relacionando com os aspectos ambientais, na perspectiva da transversalidade da Educação ambiental”, ressalta Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA/Sedema.

Ao longo do encontro, a equipe organizadora do programa estimulou os participantes a pensarem em formas de inserção dessas temáticas nos projetos que estão realizando nas escolas.

Gilbert João Beltrame, professor da Escola Manassés Ephrain Pereira, destaca a importância do encontro. “Foi enriquecedor, porque aprendi muitas coisas. Tantas vezes nós não enxergamos o papel das pessoas negras na construção da cidade. Se fala muito dos imigrantes, mas não dos negros nesse processo, enfatizando, sobre isso, apenas a escravidão”.

Para a professora da Escola Estadual Comendador Luciano Guidotti, Karina Correa Costa Servette, o encontro serviu como um novo aprendizado. “Ampliou minha visão sobre a história de Piracicaba, me despertou o interesse de desenvolver o tema com os alunos para mostrar os fatos que estão apagados na história. Também pude conhecer melhor tudo que a Semac pode oferecer quanto a ferramentas para se trabalhar a cultura na escola”.

Com o patrocínio da Oji Papéis, o programa é uma parceria entre a Sedema, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/Esalq/USP). Conta, ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Semac, bem como da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, da Esalq (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE e Programa Ponte), do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), da Rotas Afro e da OSCIP Pira21 – Piracicaba Realizando o Futuro. O 6º Encontro Formativo do EducaTrilha na Escola, que abordou a história afro de Piracicaba

O EducaTrilha é um programa educativo que busca fomentar processos críticos, reflexivos, participativos, contínuos e permanentes de educação ambiental e cultural nas escolas. Trata-se de um processo formativo e um concurso de projetos de educação ambiental e cultural nas escolas, cujo prêmio é uma viagem pedagógica para uma área protegida escolhida pelos professores.

Além dos encontros formativos, estão sendo realizados encontros de tutoria em cada escola participante e agendadas visitas dos estudantes à Estação Experimental de Tupi, no âmbito dos projetos desenvolvidos nas unidades de ensino.