Desenvolvido como complementação do processo de aprendizagem das crianças, foi lançado nesta terça-feira, 07/05, o projeto Horta nas Escolas, da Prefeitura de Piracicaba, por meio de uma parceria entre a Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) e Secretaria de Educação, que vai implantar espaços produtivos em 13 escolas municipais.

Com a presença do prefeito Luciano Almeida, da secretária da Sema, Nancy Thame, e do secretário de Educação, Bruno César Roza, o lançamento oficial do projeto ocorreu na Escola Municipal Prof.ª Elizabeth Consolmagno Cruz, no bairro Kobayat Líbano, com a recepção de cerca de 400 alunos, professores, funcionários e pela diretora Daniela Yamanaka.

“Esta é uma iniciativa muito bacana que envolve desenvolver a percepção de trabalho em equipe e o comprometimento das crianças no cuidado e cultivo dos alimentos, além de incentivar a prática da agricultura urbana para os alunos e seus familiares”, disse o prefeito Luciano Almeida.

O projeto Horta nas Escolas busca ampliar os espaços produtivos nas escolas, fomentando a educação ambiental, agricultura sustentável e alimentação saudável. As escolas selecionadas para participar e receber um “kit horta” da Sema foram selecionadas pela equipe da Secretaria de Educação por possuírem espaço adequado para receber a horta ou por já desenvolverem anteriormente alguma atividade de educação ambiental.

As 13 escolas que participarão dessa primeira etapa do projeto são: E.M. Tercília Bernardete Sanches Costa – Vem Viver; E.M. João Otávio de Melo Ferraciú – Parque das Indústrias; E.M. José Pousa de Toledo – Bosques do Lenheiro; E.M. Afonso Salati, São Francisco; E.M. Helio Casale Padovani – Água Branca; E.M. Mário Chorilli – Parque Primeiro de Maio; E.M. Tomaz Caetano Cannavam Rípoli – Jardim Costa Rica; E.M. Manoel Rodrigues Lourenço – Pau Queimado; E.M. Eliana Rodella – Jardim Santo Antônio; E.M. Lygia Amaral Gobbin – Santa Rosa; E.M. Ada Buselli Neme – Guamium; E.M. Nathálio Zanotta Sabina – Ibitiruna e E.M. “Elizabeth Consolmagno Cruz – bairro Kobayat Líbano.

Durante o andamento do projeto, os engenheiros agrônomos da Sema farão um acompanhamento durante seis meses nas escolas para dar assistência técnica no manejo das hortas, bem como ajudar na elaboração de novas iniciativas de cultivo nesses espaços.

A secretária Nancy Thame ressaltou que o projeto Horta nas Escolas faz parte do Programa Municipal de Agricultura Urbana, da Sema, que tem entre os seus objetivos o aproveitamento de terrenos ociosos do município e o incentivo à agricultura local, garantindo uma alimentação mais saudável à população e a redução do custo de acesso ao alimento para os consumidores de baixa renda.

“As hortas estão adentrando os espaços das escolas como uma ferramenta pedagógica fundamental. Elas não só conectam nossos alunos à natureza, mas também incentivam hábitos alimentares saudáveis e proporcionam uma compreensão prática da origem dos alimentos. Quero agradecer a equipe da Sema, a secretária Nancy e às formadoras de Educação Ambiental da SME, pois sabemos que a educação floresce melhor quando cultivada em parceria”, destacou o secretário de Educação, Bruno César Roza.

Projeto busca ampliar os espaços produtivos nas escolas, fomentando a educação ambiental, agricultura sustentável e alimentação saudável
Ao todo serão 13 escolas atendidas pelo projeto Horta nas Escolas
Prefeito Luciano Almeida esteve presente no lançamento do projeto