A segunda edição do roteiro noturno Saudade e suas Vozes em 2024 acontece na próxima sexta-feira, 10/05, às 19h30, no Cemitério da Saudade. No passeio, que é gratuito, os participantes poderão conhecer lendas urbanas e histórias de personalidades de Piracicaba. Os interessados podem fazer a inscrição a partir das 19h de amanhã, quarta-feira, 08/05, pelo link na internet: https://doity.com.br/piracicaba-saudade-e-suas-vozes. Ao todo, serão abertas 80 vagas para o passeio.

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Departamento de Turismo, vinculado à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). Com o roteiro, o Cemitério da Saudade está participando pelo segundo ano consecutivo da Semana Nacional de Museus, mobilizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc).

A condução do passeio é feita pelo grupo criativo O que Te Assombra, idealizador do projeto. O compositor e contador de histórias Thiago Souza será o responsável por revelar as lendas aos participantes da caminhada. Além dele, complementam as informações os historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade.

Roteiro Saudade e Suas Vozes conta histórias e lendas urbanas de Piracicaba no Cemitério da Saudade

Como parte da programação da Semana dos Museus, de 13 a 19/05, a Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais realizará 24 atividades em sete cidades do Brasil, entre elas Piracicaba. A intenção de inserir os cemitérios dentro desse calendário é enfatizar o potencial desses locais como espaços de conhecimento e cultura.

“Incluir o projeto Saudade e suas Vozes na Semana Nacional de Museus reforça a importância do local como espaço cultural e artístico. Além da rica história das personalidades que estão sepultadas no local há, também, obras de arte que poderiam estar expostas em museus”, explica a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

ROTEIRO NO CEMITÉRIO – Implantado em janeiro de 1860, o Cemitério da Saudade abriga túmulos de Prudente de Moraes, primeiro presidente civil do Brasil, do padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local. No Saudade também estão sepultados o pintor Almeida Junior e o maestro Erotides de Campos, entre outros nomes. As lendas também estão disponíveis no canal do projeto no YouTube www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA.

O passeio pelo cemitério é realizado no município desde 2022 com a participação de mais de 1.500 pessoas, que tiveram a oportunidade de conhecer as histórias e causos de personalidades da cidade. O roteiro também conta com o apoio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba).

SEMANA DOS MUSEUS
 – O tema da 22ª Semana Nacional de Museus (SNM) será Museus, Educação e Pesquisa. O mote da temporada de eventos em celebração do Dia Internacional dos Museus, cuja data é 18 de maio, é definido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Após essa definição, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), mobiliza os museus brasileiros a se inspirarem para a programação dos eventos, a partir da temática escolhida.

SERVIÇO – Roteiro noturno gratuito Saudade e Suas Vozes. Dia 10/05, às 19h30, no Cemitério da Saudade (avenida Piracicamirim, 2201, Vila Monteiro). As inscrições iniciam amanhã, quarta-feira, 08/05, às 19h, pelo site: https://doity.com.br/piracicaba-saudade-e-suas-vozes. Mais informações: (19) 3403-1356. Serão disponibilizadas 80 vagas. Na ocasião, quem desejar pode doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para o grupo Ajuda do Bem Piracicaba, que realiza ações sociais na cidade.