Menina de blusa vermelha plantou árvore
No sábado, 16, o Horto de Tupi recebeu o programa Plante Vida – Nascemos Juntos para Viver, em conjunto com o evento Do Mato ao Prato

Com o objetivo de ampliar a floresta urbana, criando bolsões verdes e corredores ecológicos, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), tem intensificado o plantio de árvores na cidade. Desde o início da gestão, em 2021, foram plantadas em Piracicaba 182 mil mudas de árvores de espécies variadas, em diversas regiões. O balanço foi divulgado hoje, 21/09, Dia da Árvore.

As novas árvores são distribuídas em parques, como o Parque Natural, em Santa Teresinha, em áreas verdes por toda a cidade, em calçadas e também em áreas reservadas ao programa Plante Vida, que visa o plantio de uma muda para cada criança nascida em Piracicaba.
“As árvores têm extrema importância, pois são verdadeiras guardiãs do nosso planeta e da nossa qualidade de vida, desempenhando um papel crucial na sustentabilidade ambiental. São nossas aliadas na luta contra as mudanças climáticas. Contribuem para melhorar a qualidade do ar, filtrando poluentes e criando um ambiente mais saudável para todos nós, além de serem o lar de uma incrível diversidade de vida selvagem, ajudando a preservar a biodiversidade que é essencial para a saúde dos nossos ecossistemas, reduzindo a erosão do solo e protegendo contra ventos fortes, além de desempenhar um papel vital na conservação da água e na prevenção de enchentes”, explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Simap.

AÇÕES ALUSIVAS – Como forma de celebrar, a Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e do Viveiro de Mudas da Simap, realizou atividades em três espaços, com plantio de mudas das espécies pau-brasil, jaborandi, bacupari, guamirim, cereja-do-Rio-Grande, grumixama, pêssego-do-mato, entre outras.

Grupo de homens e mulheres no horto, posando para foto
Plantio de árvore pau´brasil no Parque do Mirante

No sábado, 16, o Horto de Tupi recebeu o programa Plante Vida: Nascemos Juntos para Viver, em conjunto com o evento Do Mato ao Prato. Já ontem, dia 20, o plantio aconteceu no Zoo Municipal, como parte do programa Bacia Caipira, que trabalha com cerca de 90 idosos das cidades de Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e São Pedro.

Hoje, 21, a equipe do NEA realizou o plantio de uma nova muda de pau-brasil em espaço no Parque do Mirante.

“Como educadora ambiental, acredito que as árvores também são poderosas ferramentas de aprendizado. Elas nos ensinam sobre ecologia, conservação e a importância da natureza em nossas vidas, além de embelezar núcleos naturais e urbanos. Para garantir um futuro sustentável, devemos nos unir em esforços de reflorestamento, promover a arborização urbana e cuidar das árvores que já temos. É uma responsabilidade compartilhada de governos, comunidades, empresas e cada um de nós”, completou Laís.

Só nos meses de junho e julho deste ano, a Simap fez o plantio de 10 mil mudas de árvores nativas, das espécies: Ipês roxos, rosa, branco e amarelo, aldrago, cereja-do-Rio-Grande, farinha-seca, ingá, magnólia, jacarandá, pau-mulato, pau-marfim. A ação celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de plantar mais do que suprimir e podar, tornando Piracicaba uma cidade mais verde, aumentando a floresta urbana, criando bolsões verdes e corredores ecológicos.

VIVEIRO MUNICIPAL – Um agente fundamental no plantio de árvores é o Viveiro Municipal, responsável pela doação de mudas na cidade. Todo o processo de formação das mudas é feito no viveiro, desde a coleta, seleção e plantio das sementes até o crescimento, o que pode levar de seis meses a um ano.

Viveiro de mudas coberto
O Viveiro Municipal é o local onde são produzidas diversas espécies que são doadas

Dentre as 110 espécies diferentes encontradas no viveiro estão algumas bem conhecidas dos piracicabanos, como os ipês (roxo, rosa, amarelo e branco), o flamboiã (amarelo e vermelho), e árvores frutíferas, como acerola, amora, ameixa, goiaba e pitanga.

Além disso, é possível encontrar espécies frutíferas silvestres, como a cereja-do-rio-grande, uvaia, cabeludinha e ainda árvores nativas, como por exemplo o pau-marfim, o jatobá, o jequitibá (rosa e branco), jequitibá e cambará, bem como árvores nobres, exóticas e de lei, como o pau-brasil, mogno, angico e cedro.

Qualquer pessoa pode solicitar as mudas, via SIP-156. Se for para plantio em calçada, apenas uma muda; chácaras e áreas de aproximadamente 1.000 metros, até dez mudas. Para plantios de recuperação de matas ciliares e áreas de proteção podem ser de 500 a 2.000 mudas – nesses casos, a solicitação deve ser feita junto à Simap ou à Secretaria de Agricultura (Sema).

O Viveiro Municipal fica localizado na rua Carolina Secheto Martins, 1.195, Santa Rita (ao lado da lagoa do bairro) e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h e das 13h às 15h.