Ação visa chamar atenção para prevenção de acidentes que muitas vezes são evitáveis, principalmente no trânsito

Para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) – vinculado à Secretaria Municipal de Saúde – vai fazer ações educativas nos dias 29 e 30/04 com apoio de sindicatos, entidades e empresas parceiras com o foco de conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

De acordo com Clarice Bragantini, responsável pelo Cerest Piracicaba, a atividade é alusiva ao Movimento Abril Verde, que busca fomentar práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. “Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis”, afirmou.

Neste ano, o foco das atividades será a prevenção de acidentes de trabalho que envolvem atividades remuneradas com motocicletas. No dia 29/04, das 8h às 17h, em 20 empresas parceiras no Distrito Uninorte e Unileste, farão ações educativas com as equipes das empresas com orientação e entrega de material informativo. No dia 30/04, a atividade acontece das 9h às 12h, em frente à Estação da Paulista com distribuição de antenas corta linha, adesivos refletivos para capacetes, testes de acuidade visual, circuito saúde, checklist das motos e orientação de direção defensiva.

Foco das atividades será a prevenção de acidentes de trabalho que envolvem atividades remuneradas com motocicletas

Segundo Alessandro da Silva, técnico de segurança do Cerest, a evolução dos acidentes de trabalho nos últimos anos preocupa, uma vez que em 2020 foram 5786 acidentes de trabalho; em 2021, 6704; em 2022, 8139; e em 2023, 8706. “Os dados ainda revelam que entre os anos de 2022 a 2023, foram registrados o total de 41 acidentes fatais. Sendo que 21 deles são de trajeto, todos envolvendo motos e ocorridos em via pública, as rodovias representam 50% dos casos e as avenidas 38% deles”, completa.

O técnico de segurança do Cerest reforçou que os acidentes sempre podem ser prevenidos. “Em todos os registros houve colisão entre as motos, com carro, ônibus ou caminhão. Os acidentes são evitáveis, por isso é necessário reforçar algumas ações, como a diminuição da velocidade, sinalização, cautela, respeito mútuo no trânsito, garantir a tomada de decisão usando as indicações das placas, velocidade e sinalizações de solo. Este olhar coletivo para o sistema de trânsito é fundamental para evitar acidentes similares”, enfatizou Silva.

O ramo de atividade de Serviços é o que mais preocupa, porém, isso não significa que os demais devam se acomodar. “São realizadas ações constantes pelo Cerest. Nosso trabalho oferece apoio especializado aos trabalhadores acometidos por acidentes relacionados ao trabalho, promove ações educativas de proteção ao trabalhador e fiscaliza as condições do ambiente de trabalho”, completou Silva.

Além do Abril Verde, quando as atividades são intensificadas com ações de educação permanente por toda a cidade, o Cerest criou grupo de estudos que funciona diuturnamente com foco na identificação de problemas e busca por soluções para melhores condições de trabalho dos trabalhadores. “Um desses grupos é o Comitê de Prevenção de Acidentes de Trabalho Fatal (Comprat) que, semanalmente, reúne representantes de empresas e entidades sindicais da categoria interessada no tema para apresentar soluções assertivas e efetivas para prevenir os acidentes”, concluiu Silva.

PARCERIA – As ações realizadas pelo Cerest tem apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato patronal das Indústrias (Simespi), Fórum de Educação para o Trânsito da Câmara Municipal de Piracicaba e Sest/Senat. São parceiros da iniciativa: Honda Aversa, Ancore Proteção Veicular e Ótica Reis.