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Carta de serviços – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur)

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO (SEMDETUR)

1. Atendimento Presencial/OnLine da Intermediação de Mão de Obra

Responsável:  Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT)

Objeto: O setor de Intermediação de Mão de Obra do CAT foi criado por meio de parceria entre a SEMDETTUR e o Ministério do Trabalho e Emprego com o objetivo de conectar os candidatos que estão em busca de emprego com empresas que buscam o perfil do candidato.Todo o serviço é gratuito.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:Para se candidatar às vagas disponibilizadas no CAT, o trabalhador deve ter no mínimo 14 anos e deverá realizar seu cadastro das seguintes formas:

– Pela internet por meio do  site;

– No CAT localizado na Rua Cap. Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Térreo 1 do Centro Cívico;

– E também após verificar os requisitos exigidos pela vaga acessando o sitema Pira + Emprego no botão Login(Candidato);

Documentação:

Serão solicitados conforme a necessidade da vaga, podendo ser necessário apresentar os documentos abaixo:

Observação: Não será realizado o encaminhamento na falta de um dos documentos ou fotos ilegíveis.

Tempo de Entrega:No momento em que o candidato solicitar a vaga que estiver dentro do seu perfil o seu currículo ficará disponível para o empregador no mesmo link.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Térreo I.

Contato: (19) 3437–2222

Observações:

2. Captação de vagas

Responsável:  Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT)

Objeto: O setor de Captação de vagas do CAT foi criado por meio de parceria entre a Prefeitura/SEMDETTUR e o Ministério do Trabalho e Emprego com o objetivo de agilizar e qualificar os processos seletivos. Todo o serviço é gratuito.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:Diariamente diversas empresas cadastram suas vagas conosco e para realizar o cadastro, basta preencher o formulário aqui, para maiores informações aos empregadores acessar o WhatsApp (19) 3437-2221.

Documentação: Preencher Formulário no site da Prefeitura. https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/cadastro-de-vagas/ 

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta, das 08h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Térreo I.

Contato: Telefone: (19) 3437- 2222/catpiracicaba@gmail.com

3. Atendimento Presencial/OnLine de Seguro Desemprego (formal, doméstico e judicial), Acertos de Divergências e Cadastro de Recurso Administrativo

Responsável:  Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT)

Objeto: Auxiliar o trabalhador que busca habilitar o seu seguro-desemprego, e que não tenha conseguido fazer o pedido via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acessar o Portal de Atendimento SEM PAPEL da Prefeitura de Piracicaba, pelo link Portal de Atendimento – Prefeitura Municipal de Piracicaba, criar conta caso não possua e clicar em SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, abrirá a busca do serviço que será “SEGURO DESEMPREGO”, após preencher o formulário de solicitação. Um atendente irá responder a solicitação do serviço pelo próprio processo aberto.

Documentação:

Tempo de Entrega: até 10 dias

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Térreo I.

Contato: (19) 3437-2222

Observações: Prazo para habilitar o seguro-desemprego modalidades formal e judicial Formal: 120 dias a partir da data de demissão informada na ata.

Prazo para habilitar o seguro-desemprego modalidade doméstico e Judicial Doméstico: 90 dias a partir da data de demissão informada na ata.

4. Atendimento Presencial/OnLine de Empregador WEB

Responsável:  Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT)

Objeto: Auxiliar o empregador na emissão do formulário de seguro desemprego que será entregue ao ex-funcionário.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acessar o Portal de Atendimento SEM PAPEL da Prefeitura de Piracicaba, pelo link Portal de Atendimento – Prefeitura Municipal de Piracicaba, criar conta caso não possua e clicar em SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, abrir a busca do serviço que será “EMPREGADOR WEB”, após preencher o formulário de solicitação. Um atendente irá responder a solicitação do serviço pelo próprio processo aberto.

Documentação:

Tempo de Entrega: até 10 dias

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Térreo I.

Contato: (19) 3437-2222

Observações:

5. Qualificação Profissional

Responsável: Setor de Qualificação Profissional

Objeto: O setor oferece cursos gratuitos para a população nas áreas de indústria, comércio e serviços, com o objetivo de capacitar e qualificar mão-de-obra que atenda as novas exigências do mercado de trabalho, além do exercício da cidadania.

As atividades são direcionadas a trabalhadores desempregados ou em vias de perder o emprego, pequenos e microempreendedores e trabalhadores autônomos.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: A Secretaria compartilha em sua página atualização dos cursos online ou presenciais disponíveis no momento em diversas instituições de ensino. Acompanhe a abertura de novos cursos pelo site da Prefeitura de Piracicaba: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/vagas-abertas-de-cursos/ 

Documentação

–  RG

–  CPF

–  Comprovante de residência

–  Comprovante de escolaridade – se for pré-requisito do curso escolhido.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Térreo I.

Contato: (19) 3403-1170/Whatsapp 3437- 2225

6. Encerramento/Baixa do MEI

Responsável: Setor de Atendimento ao MEI

Tempo de Entrega: até 10 dias úteis

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Os interessados em dar baixa no CNPJ de MEI com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) devem solicitar via site Prefeitura Sem Papel através do link https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/68

Documentação:

–  RG

–  CPF

–  Comprovante de residência

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 Térreo 1 – Centro Cívico – Piracicaba

Contato: (19) 3403-1172/atendimentomei@piracicaba.sp.gov.br

Observações: Atendimento exclusivamente online

7. Abertura, Alteração e Regularização do MEI

Responsável: Setor de Atendimento ao MEI

Tempo de Entrega: até 10 dias úteis

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Os interessados em fazer abertura, alteração ou regularização de empresa MEI no município de Piracicaba, devem solicitar análise no site Prefeitura Sem Papel com informações sobre o seu negócio através do link https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/61

Documentação:

–  RG

–  CPF

–  Comprovante de endereço residencial e comercial (se tiver)

– Algumas atividades podem exigir outros documentos que serão solicitados pelo atendente.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 Térreo 1 – Centro Cívico – Piracicaba

Contato: (19) 3403-1172/atendimentomei@piracicaba.sp.gov.br

Observações: Atendimento exclusivamente online

8. Declaração Anual do MEI

Responsável: Setor de Atendimento ao MEI

Tempo de Entrega: até 10 dias úteis

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: 

Os interessados em fazer Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN/SIMEI) através da SEMDETTUR devem solicitar no site Prefeitura Sem Papel através do link https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/67

Requisitos para solicitar:

-RG
 -CPF

-Algumas informações adicionais poderão ser solicitadas pelo atendente.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 Térreo 1 – Centro Cívico – Piracicaba

Contato: (19) 3403-1172/atendimentomei@piracicaba.sp.gov.br

Observações: Atendimento exclusivamente online

9. Documento de Informação Cadastral MEI – DIC

Responsável: Setor de Atendimento ao MEI

Tempo de Entrega: até 10 dias úteis

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: 

Os interessados em realizar a abertura de Inscrição ou alteração da Inscrição – M.E.I (Microempreendedor individual) devem solicitar no site Prefeitura Sem Papel através do link https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/43

Requisitos para solicitar:

-RG
 -CPF

-Comprovante do endereço residencial e comercial (se tiver)

-Outros documentos poderão ser solicitados quando necessário.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 Térreo 1 – Centro Cívico – Piracicaba

Contato: (19) 3403-1172/atendimentomei@piracicaba.sp.gov.br

Observações: Atendimento exclusivamente online

10. Recadastramento anual

Responsável: Setor de Economia Informal – Formalização de Ambulantes, Trailer e Food Trucks

Objeto: Os comerciantes de rua já autorizados que precisam se recadastrar, deverão fazer seu pedido acessando o link abaixo

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:

Os comerciantes de rua já autorizados que precisam se recadastrar, deverão fazer seu pedido acessando o link: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/economia-informal/

Um atendente analisará seu pedido e retornará por e-mail solicitando a documentação necessária para renovação do cadastro.

Documentação:

– RG

– CPF ou CNH

–  Comprovante de residência

–  Carteira de Trabalho

–  Foto 3×4

–  Atestado Médico constando Apto a manipular alimentos (se vendedor de alimentos) ou apto a trabalhar (se vendedor de produtos diversos)

–  Se trabalhar com veículo ou trailer, apresentar documentação do veículo em dia

–  Outros documentos podem ser solicitados pelo atendente, dependendo da atividade que será exercida.

Tempo de Entrega: até 10 dias.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 Térreo 1 – Centro Cívico – Piracicaba

Contato: (19) 3403-1167/ economiainformal.piracicaba@gmail.com 

11. Solicitação de avaliação de ponto ou Itinerante

Responsável: Setor de Economia Informal – Formalização de Ambulantes, Trailer e Food Trucks

Objeto: Caso queira solicitar um ponto para trabalhar como comerciante de rua ou como itinerante, deverá preencher o formulário de forma eletrônica. O pedido passará por análise do Comitê de Avaliação de Pontos e o retorno será dado via sistema SEM PAPEL. A aprovação do Comitê é a primeira etapa para autorização como ambulante/trailer ou Food truck. Será necessário passar pelas próximas etapas de regularização: Palestra, Entrega de documentação para processo de Pessoa Fisica ou Pessoa Juridica.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: acesse: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/economia-informal/

Após aprovação do Comitê, o interessado deverá assistir uma palestra de orientação antes de conseguir a autorização de uso do ponto.

Documentação:

–  RG

–  CPF

–  Foto do local/localização

–  Foto do equipamento ou projeto

Tempo de Entrega: até 30 dias.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 Térreo 1 – Centro Cívico – Piracicaba

Contato: (19) 3403-1167/economiainformal.piracicaba@gmail.com 

12. Solicitação Lista de espera

Responsável: Setor de Economia Informal – Formalização de Ambulantes, Trailer e Food Trucks

Objetivo: Trabalhar como ambulante em locais autorizados por decreto, ex: Shopping Popular Municipal.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:

O interessado precisa se candidatar, e fazer seu pedido acessando o link: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/economia-informal/

Um atendente receberá o seu pedido e retornará por e-mail informando a posição na lista de espera.

Documentação:

– RG/CPF ou CNH

–  Comprovante de residência

Tempo de Entrega: até 10 dias.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 Térreo 1 – Centro Cívico – Piracicaba

Contato: (19) 3403-1167/economiainformal.piracicaba@gmail.com 

13. Solicitação de alteração

Responsável: Setor de Economia Informal – Formalização de Ambulantes, Trailer e Food Trucks

Objeto: Os comerciantes de rua já autorizados que precisam fazer alguma alteração deverão fazer seu pedido, e passar por análise do Comitê de Avaliação de Pontos.  

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:

Os comerciantes de rua já autorizados que precisam fazer alguma alteração (ponto, equipamento ou produto) deverão fazer seu pedido acessando o link: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/economia-informal/ 

Após aprovação do Comitê, o interessado deverá se adequar as novas regras do formato de atividade solicitado.

Documentação:

– RG/CPF ou CNH

–  Comprovante de residência

–  Carteira de Trabalho

–  Foto 3×4

–  Atestado Médico constando Apto a manipular alimentos (se vendedor de alimentos) ou apto a trabalhar (se vendedor de produtos diversos)

–  Se trabalhar com veículo ou trailer, apresentar documentação do veículo em dia

–  Outros documentos podem ser solicitados pelo atendente, dependendo da atividade que será exercida.

Tempo de Entrega: até 10 dias.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 Térreo 1 – Centro Cívico – Piracicaba

Contato: (19) 3403-1167/economiainformal.piracicaba@gmail.com 

14. Cadastramento de auxiliar

Responsável: Setor de Economia Informal – Formalização de Ambulantes, Trailer e Food Trucks

Objetivo: Se o ambulante é cadastrado como Titular e Pessoa Física -Comerciante de Rua, poderá ter até 2 auxiliares, como determina a Lei Complementar 178/2006. Quem deve solicitar o cadastro é o Titular da licença.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:

Os comerciantes de rua já autorizados que precisam de auxiliares deverão fazer seu pedido acessando o link: https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/359   Um atendente analisará seu pedido e retornará pelo sistema SEM PAPEL solicitando a documentação necessária para cadastrar o auxiliar.

Documentação:

– RG/CPF ou CNH

–  Comprovante de residência

–  Carteira de Trabalho

–  Foto 3×4

–  Atestado Médico constando Apto a manipular alimentos (se vendedor de alimentos) ou apto a trabalhar (se vendedor de produtos diversos)

–  Outros documentos podem ser solicitados pelo atendente, dependendo da atividade que será exercida.

Tempo de Entrega: até 10 dias.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 Térreo 1 – Centro Cívico – Piracicaba

Contato: (19) 3403-1167/economiainformal.piracicaba@gmail.com

15.Cancelamento de processo ambulante

Responsável: Setor de Economia Informal – Formalização de Ambulantes, Trailer e Food Trucks

Objeto: Os comerciantes de rua já autorizados que precisam cancelar seu processo, deverão formalizar seu pedido para cancelamento do processo e inscrição municipal. O não cancelamento correto poderá implicar em multa.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção:

Os comerciantes de rua já autorizados que precisam cancelar seu processo ambulante deverão fazer seu pedido acessando o link: https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/economia-informal/ 

Um atendente analisará seu pedido e retornará por e-mail solicitando a documentação necessária para cancelamento de processo.

Documentação:

– RG/CPF ou CNH

– Comprovante de residência

– Outros documentos podem ser solicitados pelo atendente, dependendo da situação do requerente.

Tempo de Entrega: até 10 dias.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 Térreo 1 – Centro Cívico – Piracicaba

Contato: (19) 3403-1167/economiainformal.piracicaba@gmail.com 

16. Procedimento Banco do Povo

Responsável: Banco do Povo

Objeto: Programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com as prefeituras, para concessão de linhas de crédito a empreendedores formais ou informais, produtores rurais, cooperativas e associações produtivas formalmente constituídas.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acessar o site https://piracicaba.sp.gov.br/servicos/banco-do-povo/ e escolher a linha de crédito que mais se encaixa na sua necessidade. Um atendente analisará o pedido e retornará no e-mail informado no formulário.

Documentação:  Depende da linha de crédito solicitada. O atendente solicitará a documentação conforme a modalidade escolhida.

Tempo de Entrega: até 24 horas do pedido.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30

Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 Térreo 1 

Contato: (19) 3437 – 2222

17.  Inscrição para Feira  de Artesanato

Responsável: Departamento de turismo

Objeto: promover a exposição e comercialização do artesanato de Piracicaba, divulgar a identidade da cidade, por meio do artesanato local como produto turístico e disponibilizar espaço público para exposição e comercialização do artesanato produzido pelos artesãos
 Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: podem fazer a inscrição os artistas e artesãos que produzam objetos novos e de cunho artesanal , definidos pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco).
 Documentação:
 – cópia do RG;

–  cópia do CPF;

–  cópia do Comprovante de residência;

–  02 (duas) fotos 3×4 recentes;

–  Ficha cadastral preenchida (fornecida pelo Departamento de Turismo).

Tempo de entrega: definido em edital de chamamento
 Dias e horário de funcionamento: Definido em edital
 Endereço: Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – 5 andar

Contato: Fernanda Nepomuceno – 3403-1356

18. Demonstração de Interesse de Instalação – Lista de Espera

Responsável: Divisão de Desenvolvimento Econômico.

Objeto: A Semdettur possui um cadastro de empresas que tem interesse em participar de concorrência pública, com o intuito de receber uma área com a contrapartida de gerar emprego para a cidade através da construção de uma nova planta fabril.

Requisitos e/ouprocedimentosparaobtenção: Ser uma empresa constituída, acessar o site https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/57, e preencher os dados solicitados para a abertura do processo.

Informação a ser fornecida pelo interessado:

Dados Cadastrais da Empresa

Dados de Operação da Empresa

Dados futuros de Operação da Empresa

Interessado / Requerente (acompanhar processo)

Observação: O campo com o símbolo asterisco é obrigatório o preenchimento.

Anexo: Catálogo com os produtos e/ou serviços executados pela empresa.

Tempo de entrega: A empresa será notificada via sistema/e-mail com o deferimento ou indeferimento do ingresso na fila de espera, mediante a análise do Conselho Municipal de Expansão e Desenvolvimento Industrial e Comercial (COMEDIC), que acontece toda última terça feira do mês.

Dias e Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Endereço: Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Chácara Nazareth – Piracicaba/SP, 5 andar.

Contato: (19) 3403-1168, desenvolvimentoeconomico@piracicaba.sp.gov.br

19. Doação de Área e/ou Incentivo Fiscal (Indústria, Comércio e Serviços)

Responsável: Divisão de Desenvolvimento Econômico.

Objeto: De acordo com a disponibilidade a Semdettur através da lei 4.020/1995 e suas alterações, proporciona incentivos para empresas do setor Industrial, comercial e prestação de serviços, que tenham o propósito de se instalar ou ampliar as suas atividades na cidade de Piracicaba.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acessar o site https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/238, e preencher os dados solicitados levando em consideração:

Informação a ser fornecida pelo interessado:

O interessado deverá informar o Incentivo de Interesse:

a) alienação ou, especificamente, doação de áreas para a implantação de unidades industriais, comerciais e de prestação de serviços, considerando-se o interesse público; (Redação dada pela Lei nº 4.570, de 1998)

b) no percentual de até 60% (sessenta por cento), a critério do COMEDIC e mediante parecer do Secretário Municipal de Finanças, aos serviços de construção civil, constantes dos itens 7.01 a 7.03 da Lista de Serviços do art. 239 da Lei Complementar nº 224, de 13 de novembro de 2008 e suas alterações, prestados na implantação ou expansão de empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços de que trata a Lei nº 4.020, de 28 de dezembro de 1995 e suas alterações, relativamente ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN. (Redação dada pela Lei Complementar nº 385, de 2017)

c) no percentual de 100% (cem por cento), relativamente ao ITBI; (Redação dada pela Lei Complementar nº 202, de 2007)

d) No percentual de 100% (cem por cento) relativamente à Taxa de Licença para Localização e Funcionamento em horário normal. (Redação dada pela Lei Complementar nº 202, de 2007)

O interessado deverá preencher com os dados solicitados:

Observação: A empresa está ciente que poderá usufruir do benefício pleiteado, somente após o processo administrativo ser concluído através da publicação em Diário Oficial do Município do respectivo deferimento, sendo de exclusiva responsabilidade a mesma acompanhar a publicação.

Anexos: Atenção, alguns dos anexos possuem um complemento de sua descrição no campo de ajuda.

  1. Matrícula Atualizada da área de interesse, anexo obrigatório, exceto no caso da escolha do incentivo de interesse “doação de área”;
  2. Carta de solicitação do benefício*; (Doação de área e/ou isenção de impostos e taxas previstos na Lei nº. 4.020/1.995 e suas alterações, conforme escolhido no campo “incentivo de interesse”)
  3. Carta de especificação da área do projeto*;
  4. Atividade a ser desenvolvida na unidade a ser instalada*;
  5. Planta ou croqui, constando às escalas*;
  6. Cronograma FÍSICO/FINANCEIRO de execução das obras*;
  7. Memorial descritivo das edificações projetadas*;
  8. Informações da capacidade técnica*; (Comprovada por atestados fornecidos por engenheiros da empresa, ou três cartas de clientes que atestem sua capacidade técnica)
  9. Prazo para início e término da implantação do projeto*;
  10. Prazo para entrada efetiva em operação da empresa*;
  11. Projeto dos investimentos da empresa*; (No Município de Piracicaba para os próximos 5 anos, especificados anualmente)
  12. Número de empregados*; (Ocupação do quadro funcional no início das operações e sua projeção no decorrer dos 5 exercícios seguintes)
  13. Atestado de capacidade financeira*; (Expedido por estabelecimentos bancários, localizado na mesma cidade da sede, com prazo máximo de expedição de 90 dias)
  14. Previsão de faturamento das atividades da empresa, nas instalações projetadas*; (Para os primeiros 5 anos especificados anualmente)
  15. Cópia autenticada do contrato social consolidado*;
  16. Cópia autenticada da última alteração contratual, se houver;
  17. Cartão C.N.P.J. válido*;
  18. Inscrição estadual*;
  19. Certidão negativa da Receita Federal*;
  20. Certidão negativa da Receita Estadual*;
  21. Certidão negativa da Prefeitura Municipal*;
  22. Certidão negativa do F.G.T.S. *;
  23. Cópia autenticada 3 últimos Balanços Patrimoniais e Demonstrações de Resultados.*(sendo tais demonstrações elaboradas a mais de 6 meses, apresentar também a do ano em curso com prazo não inferior a 6 meses da data do protocolo do pedido);
  24. Declaração assinada pelo contador, da opção pelo lucro presumido. (No caso da empresa ser optante pelo Lucro Presumido);
  25. Declaração da opção pelo Simples e as três últimas Declarações do I.R. ( Empresas optantes pelo Simples deverão apresentar / I.R. = Imposto de Renda);
  26. Declaração que é conhecedor da Legislação Municipal 4020/1995 e suas alterações.* (relativas ao Distrito Industrial UNINORTE)OBS: Esse campo somente será disponibilizado se a opção UNINORTE, for selecionada.
  27. Declaração assinada junto a ADINORTE. * (De que a empresa tem conhecimento que a área recebida em doação consta um débito acumulado, relativo ao custeio das obras deinfraestrutura já implantadas no Distrito UNINORTE pela associação) OBS: Esse campo somente será disponibilizado se a opção UNINORTE, for selecionada.

Obs: Anexar o documento Original ou Cópia Autenticada, ressaltamos ainda que O campo com o símbolo asterisco é obrigatório o preenchimento.

Tempo de entrega: O tempo de entrega fica condicionado a avaliação multissetorial estabelecido pela lei, sendo que a empresa será notificada via sistema/e-mail de cada etapa, além de poder acompanhar online o processo. A legislação especifica 4.020 de 1995, pode ser encontrada no site da Câmara de vereadores de Piracicaba, através do link: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP

Dias e Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Endereço: Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Chácara Nazareth – Piracicaba/SP, 5 andar.

Contato: (19) 3403-1168, desenvolvimentoeconomico@piracicaba.sp.gov.br

20. Incentivo Fiscal (Parque Tecnológico)

Responsável: Divisão de Desenvolvimento Econômico.

Objeto: De acordo com a disponibilidade a Semdettur através da lei 6.621/2009 e suas alterações, proporciona incentivos para empresas que tenham o propósito de se instalar no Perímetro do Parque Tecnológico de Piracicaba gerando emprego para a cidade.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acessar o site https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/237, e preencher os dados solicitados levando em consideração:

Informação a ser fornecida pelo interessado:

O interessado deverá informar o Incentivo de Interesse:

  1. 100% (cem por cento) de isenção do Imposto sobre Transmissão de Propriedade Inter-vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis e de Direitos Reais – ITBI, por uma única transferência, desde que a propriedade seja consolidada dentro do prazo de 05 (cinco) anos.

b) 100% (cem por cento) de isenção do Imposto sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana – IPTU, pelo prazo de até 05 (cinco) anos; (Redação dada pela Lei n° 9.878, de 2022)

c) – redução para 2% (dois por cento) das alíquotas constantes dos itens 7.01 a 7.03 da Lista de Serviços do art. 239 da Lei Complementar n° 224, de 13 de novembro de 2008 e suas alterações, relativamente ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN, dos serviços de construção civil prestados na implantação ou ampliação dos empreendimentos descritos no caput deste artigo; (Redação dada pela Lei Complementar n° 385, de 2017)

O interessado deverá preencher com os dados solicitados:

Observação: A empresa está ciente que poderá usufruir do benefício pleiteado, somente após o processo administrativo ser concluído através da publicação em Diário Oficial do Município do respectivo deferimento, sendo de exclusiva responsabilidade a mesma acompanhar a publicação.

Anexos: Atenção, alguns dos anexos possuem um complemento de sua descrição no campo de ajuda.

  1. Matrícula Atualizada da área de interesse, anexo obrigatório*; 
  2. Carta de solicitação do benefício*; (Doação de área e/ou isenção de impostos e taxas previstos na Lei nº. 6.621/2.009 e suas alterações, conforme escolhido no campo “incentivo de interesse”);
  3. Carta de especificação da área do projeto*; 
  4. Atividade a ser desenvolvida na unidade a ser instalada*; 
  5. Planta ou croqui, constando às escalas*; 
  6. Cronograma FÍSICO/FINANCEIRO de execução das obras*; 
  7. Memorial descritivo das edificações projetadas*; 
  8. Informações da capacidade técnica*; (comprovada por atestados fornecidos por engenheiros da empresa, ou três cartas de clientes que atestem sua capacidade técnica)
  9. Prazo para início e término da implantação do projeto*; 
  10. Prazo para entrada efetiva em operação da empresa*; 
  11. Projeto dos investimentos da empresa*; (No Município de Piracicaba para os próximos 5 anos, especificados anualmente)
  12. Número de empregados*; (Ocupação do quadro funcional no início das operações e sua projeção no decorrer dos 5 exercícios seguintes)
  13. Atestado de capacidade financeira*; (Expedido por estabelecimentos bancários, localizado na mesma cidade da sede, com prazo máximo de expedição de 90 dias);
  14. Previsão de faturamento das atividades da empresa, nas instalações projetadas*; (Para os primeiros 5 anos especificados anualmente)
  15. Cópia autenticada do contrato social consolidado; *
  16. Cópia autenticada da última alteração contratual, se houver;
  17. Cartão C.N.P.J. válido*; 
  18. Inscrição estadual*; 
  19. Certidão negativa da Receita Federal*;
  20. Certidão negativa da Receita Estadual*;
  21. Certidão negativa da Prefeitura Municipal*;
  22. Certidão negativa do F.G.T.S. *; 
  23. Cópia autenticada 3 últimos Balanços Patrimoniais e Demonstrações de Resultados.*(sendo tais demonstrações elaboradas a mais de 6 meses, apresentar também a do ano em curso com prazo não inferior a 6 meses da data do protocolo do pedido);
  24. Declaração assinada pelo contador, da opção pelo lucro presumido. (No caso da empresa ser optante pelo Lucro Presumido);
  25. Declaração da opção pelo Simples e as três últimas Declarações do I.R. ( Empresas optantes pelo Simples deverão apresentar / I.R. = Imposto de Renda);  

Obs: Anexar o documento Original ou Cópia Autenticada, ressaltamos ainda que O campo com o símbolo asterisco é obrigatório o preenchimento.

Tempo de entrega: O tempo de entrega fica condicionado a avaliação multissetorial estabelecido pela lei, sendo que a empresa será notificada via sistema/e-mail de cada etapa, além de poder acompanhar online o processo. A legislação especifica 6.621 de 2009 e a Complementar N° 437, de 04 de Outubro de 2022, pode ser encontrada no site da Câmara de vereadores de Piracicaba, através do link: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP

Dias e Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Endereço: Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Chácara Nazareth – Piracicaba/SP, 5 andar.

Contato: (19) 3403-1168, desenvolvimentoeconomico@piracicaba.sp.gov.br

21. Doação de Área e/ou Incentivo Fiscal (Parque Automotivo)

Responsável: Divisão de Desenvolvimento Econômico.

Objeto: De acordo com a disponibilidade a Semdettur através da lei 6.336/2008 e suas alterações, proporciona incentivos para empresas fabricantes de veículos automotores e componentes de veículos automotores, que tenham o propósito de se instalar no Parque Automotivo de Piracicaba.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acessar o site https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/236, e preencher os dados solicitados levando em consideração:

Informação a ser fornecida pelo interessado:

O interessado deverá informar o Incentivo de Interesse:

a) doação de terreno necessário à construção de empreendimentos industriais;

b) isenção do Imposto sobre Transmissão de Propriedade Inter-vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de Bens Imóveis e de Direitos Reais – ITBI, por uma única transferência, desde que feita esta dentro do previsto no art. 5° desta Lei, dentro do prazo de 05 (cinco) anos;

c) Isenção da taxa de licença para funcionamento em horário normal e especial, pelo período de até 20 (vinte) anos;

d) isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana – IPTU, pelo período de até 20 (vinte) anos, contados a partir do exercício seguinte ao término da construção do empreendimento, verificado através da emissão do primeiro “Visto de Conclusão”;

e) Redução para 2% (dois por cento) da alíquota constante dos itens 7.01 a 7.03 da Lista de Serviços do art. 239 da Lei Complementar nº 224, de 13 de novembro de 2008 e suas alterações, relativamente ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN, prestados na implantação dos empreendimentos industriais. (Redação dada pela Lei Complementar n° 385, de 2017)

O interessado deverá preencher com os dados solicitados:

Observação: A empresa está ciente que poderá usufruir do benefício pleiteado, somente após o processo administrativo ser concluído através da publicação em Diário Oficial do Município do respectivo deferimento, sendo de exclusiva responsabilidade a mesma acompanhar a publicação.

Anexos: Atenção, alguns dos anexos possuem um complemento de sua descrição no campo de ajuda.

  1. Matrícula Atualizada da área de interesse, anexo obrigatório, exceto no caso da escolha do incentivo de interesse “doação de área”;
  2. Carta de solicitação do benefício.* (Doação de área e/ou isenção de impostos e taxas previstos na Lei nº. 6.336/2.008 e suas alterações, conforme escolhido no campo “incentivo de interesse”);
  3. Carta de especificação da área do projeto*; 
  4. Atividade a ser desenvolvida na unidade a ser instalada*; 
  5. Planta ou croqui, constando às escalas*; 
  6. Cronograma FÍSICO/FINANCEIRO de execução das obras*; 
  7. Memorial descritivo das edificações projetadas*; 
  8. Informações da capacidade técnica*; (comprovada por atestados fornecidos por engenheiros da empresa, ou três cartas de clientes que atestem sua capacidade técnica)
  9. Prazo para início e término da implantação do projeto*; 
  10. Prazo para entrada efetiva em operação da empresa*; 
  11. Projeto dos investimentos da empresa*. (No Município de Piracicaba para os próximos 5 anos, especificados anualmente)
  12. Número de empregados*; (Ocupação do quadro funcional no início das operações e sua projeção no decorrer dos 5 exercícios seguintes)
  13. Atestado de capacidade financeira*; (Expedido por estabelecimentos bancários, localizado na mesma cidade da sede, com prazo máximo de expedição de 90 dias);
  14. Previsão de faturamento das atividades da empresa, nas instalações projetadas*; (Para os primeiros 5 anos especificados anualmente)
  15. Cópia autenticada do contrato social consolidado*; 
  16. Cópia autenticada da última alteração contratual, se houver;
  17. Cartão C.N.P.J. válido*; 
  18. Inscrição estadual*; 
  19. Certidão negativa da Receita Federal*;
  20. Certidão negativa da Receita Estadual*;
  21. Certidão negativa da Prefeitura Municipal*;
  22. Certidão negativa do F.G.T.S. *; 
  23. Cópia autenticada 3 últimos Balanços Patrimoniais e Demonstrações de Resultados.*(sendo tais demonstrações elaboradas a mais de 6 meses, apresentar também a do ano em curso com prazo não inferior a 6 meses da data do protocolo do pedido);
  24. Declaração assinada pelo contador, da opção pelo lucro presumido. (No caso da empresa ser optante pelo Lucro Presumido)
  25. Declaração da opção pelo Simples e as três últimas Declarações do I.R. ( Empresas optantes pelo Simples deverão apresentar / I.R. = Imposto de Renda);

Obs: Anexar o documento Original ou Cópia Autenticada, ressaltamos ainda que O campo com o símbolo asterisco é obrigatório o preenchimento.

Tempo de entrega: O tempo de entrega fica condicionado a avaliação multissetorial estabelecido pela lei, sendo que a empresa será notificada via sistema/e-mail de cada etapa, além de poder acompanhar online o processo. A legislação especifica 6.336 de 2008, pode ser encontrada no site da Câmara de vereadores de Piracicaba, através do link: https://www.legislacaodigital.com.br/Piracicaba-SP

Dias e Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Endereço: Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Chácara Nazareth – Piracicaba/SP, 5 andar.

Contato: (19) 3403-1168, desenvolvimentoeconomico@piracicaba.sp.gov.br

22. Doação de Área – Escritura com Encargos

Responsável: Divisão de Desenvolvimento Econômico.

Objeto: Solicitar a escritura com encargos.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acessar o site https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/234, e preencher os dados solicitados levando em consideração:

Informação a ser fornecida pelo interessado:

Anexos: Atenção, alguns dos anexos possuem um complemento de sua descrição no campo de ajuda.

  1. Visto de Conclusão da Obra*;
  2. Certificado Integrado de Licenciamento (SIL) válido*;
  3. eSocial dos últimos 5 anos*;
  4. Última Alteração Contratual da Empresa*;
  5. Declaração do contador do B.P. e D.R dos últimos 5 anos; ( B.P = Balanço Patrimonial e D.R. = Demonstrações de Resultados)
  6. Declaração assinada pelo contador, da opção pelo lucro presumido. (No caso da empresa ser optante pelo Lucro Presumido).

Obs: Ressaltamos ainda que o campo com o símbolo asterisco é obrigatório o preenchimento.

Tempo de entrega: O tempo de entrega fica condicionado a avaliação multissetorial estabelecido pela lei, como também, sendo que a empresa será notificada via sistema/e-mail de cada etapa, além de poder acompanhar online o processo.

Dias e Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Endereço: Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Chácara Nazareth – Piracicaba/SP, 5 andar.

Contato: (19) 3403-1168, desenvolvimentoeconomico@piracicaba.sp.gov.br

23. Doação de Área – Escritura Definitiva

Responsável: Divisão de Desenvolvimento Econômico.

Objeto: Solicitar a Escritura Definitiva.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acessar o site https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/233, e preencher os dados solicitados levando em consideração:

Informação a ser fornecida pelo interessado:

Anexos 

  1. Averbação da construção que existe na área para liberação dos encargos que recaem sobre a área; *
  2. Certificado Integrado de Licenciamento (SIL) válido; *

Tempo de entrega: O tempo de entrega fica condicionado a avaliação multissetorial estabelecido pela lei, sendo que a empresa será notificada via sistema/e-mail de cada etapa, além de poder acompanhar online o processo.

Dias e Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Endereço: Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Chácara Nazareth – Piracicaba/SP, 5 andar.

Contato: (19) 3403-1168, desenvolvimentoeconomico@piracicaba.sp.gov.br

24. Indicação de Conselheiro

Responsável: Divisão de Desenvolvimento Econômico.

Objeto: Solicitar a substituição de conselheiro do CMCTI (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (piracicaba.sp.gov.br)) ou do COMEDIC (Conselho Municipal de Expansão e Desenvolvimento Industrial e Comercial: Só mais um site Portal dos Conselhos Municipais de Piracicaba sites), os dois Conselhos são administrado pela SEMDETTUR.

Requisitos e/ou procedimentos para obtenção: Acessar o site Requisição do Serviço – Portal de Atendimento – Prefeitura Municipal de Piracicaba, e preencher os dados solicitados.

Informação a ser fornecida pelo interessado:

Ressaltamos ainda que o campo com o símbolo asterisco é obrigatório o preenchimento.

Anexo

  1. Oficio ou memorando; conforme modelo exposto no site do CMCTI ou COMEDIC (Indicação de Conselheiro (piracicaba.sp.gov.br).

Tempo de entrega: A nomeação será realizado pela Procuradoria Geral do Município de Piracicaba através de Decreto, com o prazo de 20 dias, a partir do dia 5 de cada mês, ressaltamos ainda que o interessado será notificado(a) via sistema/e-mail de cada etapa, além de poder acompanhar online o processo.

Dias e Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Endereço: Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Chácara Nazareth – Piracicaba/SP, 5 andar.

Contato: (19) 3403-1168, desenvolvimentoeconomico@piracicaba.sp.gov.br

Secretarias e Outros órgãos