Cerca de 50 pessoas participaram na manhã do último sábado, 25/11, no Parque da Rua do Porto, da ação Empoderadas com a Guarda, realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Guarda Civil Municipal, pelas equipes da Patrulha Maria da Penha e do programa Em Forma com a Guarda. A atividade teve como foco a divulgação do serviço da Patrulha Maria da Penha, que desenvolve trabalhos de combate à violência contra a mulher. A iniciativa integrou os 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, campanha promovida em nível mundial.

mulheres em pé conversando
Ação também teve informações sobre a Patrulha Maria da Penha

Nas proximidades da Praça das Bandeiras, dentro do Parque da Rua do Porto, a programação começou com orientações sobre a Patrulha, os tipos de violência contra a mulher e os meios de denúncias, com as guardas-civis Franciane e Sheila. Na sequência, as mulheres interessadas puderam fazer pré-inscrição para aulas de defesa pessoal gratuitas a serem ministradas pela GCM. Na ocasião houve, inclusive, vivência de defesa pessoal, com instruções do GC Mazzi. E teve, ainda, aula de zumba, com a guarda-civil Laura.

“Esse tipo de ação, em um parque público, é muito importante, porque deste modo as informações ficam mais próximas, mais acessíveis da população. Muitas mulheres ainda não sabem como funciona a Lei Maria da Penha, então isso facilita para que mais pessoas possam se instruir”, comentou a massoterapeuta Ézidra Ruza, 51, uma das participantes da ação.

mulheres no tatame em demonstração de defesa pessoal, junto de professor orientando
Mulheres puderam participar de demonstração de defesa pessoal

“Eu pratico corrida e as pessoas sempre falam que não devo treinar sozinha, por questão de segurança, então, essa demonstração de defesa pessoal que tivemos com certeza me deu uma noção de como me defender. Isso contribui, de fato, para a segurança da mulher na sociedade”, disse Fabiana Cristina Ibashi, 41, balconista.

“Depois desta vivência de defesa pessoal com a guarda, já estou saindo daqui pensando em iniciar aulas disso”, falou Iracema Irmão, 48, técnica de enfermagem.

mulheres preenchendo ficha para aulas de defesa pessoal
Houve, também, cadastro para aulas de defesa pessoal

Conforme a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a GC Sheila, é fundamental que as mulheres compartilhem com outras as informações sobre os serviços disponíveis àquelas que sofrem violência, seja física, moral, sexual, psicológica ou patrimonial. “Estamos sempre disponíveis para orientar as mulheres e combater a violência contra elas, por isso realizamos esta ação e entregamos materiais informativos sobre rede de atendimento e denúncias”, disse.

Os contatos da Patrulha Maria da Penha são 153 ou 19997948864 (WhatsApp). O endereço é avenida Armando de Salles Oliveira, 2001, Centro. O email é patrulhamariadapenha@piracicaba.sp.gov.br.

Equipe da guarda civil que desenvolveu a ação no Parque da Rua do Porto