O prefeito Luciano Almeida recebeu ontem, segunda-feira, 30/10, as forças de segurança de Piracicaba e os servidores públicos que participaram da operação Centro Seguro, realizada na quinta-feira, 26/10, com o objetivo de coibir a prostituição e o tráfico de drogas na área central da cidade. Avaliação classificou a ação como positiva e definiu que ela terá continuidade para garantir segurança à população que frequenta o Centro e os corredores comerciais.

As novas ações continuam envolvendo as forças de segurança nas operações de fiscalização de estabelecimentos e vão incluir disponibilização de equipe policial fixa em pontos estratégicos para combater a criminalidade. A praça José Bonifácio, que tem grande circulação de pessoas diariamente, receberá atenção especial, com intensificação da limpeza (lavagem) para garantir sua ocupação pela população como ponto turístico e promover maior segurança.

“Precisamos dar continuidade a essas ações para que elas surtam efeito. Outros pontos como a praça José Bonifácio, Praça Takaki e a própria Rua do Porto devem ser objeto destas ações nos próximos dias”, disse o prefeito Luciano Almeida.

Luis Fernando Cassinelli, da secretaria de Governo, disse que a decisão de colocar uma equipe policial fixa nos pontos de prostituição na área central visa diminuir a criminalidade e o tráfico de entorpecentes.

RESULTADOS – Durante a operação Centro Seguro, 53 pessoas foram abordadas e 2 foram presas, uma delas era procurada pela Justiça e a outra foi presa por tráfico de drogas. Na operação, 12 veículos foram vistoriados e 1 deles recolhido por falta de equipamentos de segurança. Além disso, foram elaborados 2 autos de infração de trânsito e 3 boletins de ocorrência, 1 para averiguação de suspeito de tráfico e outros dois por atitude suspeita. A polícia também apreendeu um celular roubado e realizou oitiva de suspeito de tráfico, além de elaborar termo circunstanciado de jogo de azar. Essas ações foram realizadas em conjunto pela Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil.

As secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), de Saúde (Vigilância Sanitária), Finanças (Fiscalização Tributária) também participaram com a interdição de ruas centrais e fiscalização de 9 estabelecimentos comerciais, sendo 2 lacrados pela Vigilância Sanitária, 1 autuado por falta de inscrição municipal, 1 autuado por não fazer alterações cadastrais e 1 notificado para fazer atualização do CNAE.

Palavras-Chave: Segurança, fiscalização e Centro