Imagem mostra o momento em que três guardas municipais fazem a revista no suspeito
GC detém homem suspeito de descumprir Maria de Penha

Por meio das câmeras da Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico), a Guarda Civil de Piracicaba flagrou e deteve um homem de 35 anos, após descumprimento de medida protetiva da Lei Maria da Penha em favor de sua ex-mulher, de 22 anos, na noite de segunda-feira, 14/08, no Centro da cidade.

De acordo com a GC, a jovem de 22 anos fez contato com a Guarda informando que seu ex-marido a estaria vigiando de dentro de um carro próximo ao comércio em que ela trabalha, nas proximidades do Mercado Municipal, no Centro da cidade. Com a descrição do suspeito e a placa do automóvel, as equipes da Cemel iniciaram a busca por meio das câmeras e localizaram o carro estacionado na rua Governador Pedro de Toledo com uma pessoa em seu interior.

Equipe formada pelo GC Balioni e GCF Mônica foi solicitada para atender o caso. Antes de chegarem ao local, o suspeito saiu com o carro e deu a volta no quarteirão, sempre monitorado pelas câmeras da Cemel, que enviava informações à equipe na rua. Os GCs localizaram o carro do suspeito e realizaram a abordagem quando ele estava, novamente, próximo ao Mercado Municipal.

Segundo os Gcs, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, porém, foi confirmada a medida protetiva e o descumprimento da mesma. Conforme relato da vítima, o ex-marido havia ligado várias vezes em seu celular e todos que atendiam eram xingados por ele. Além disso, destacou que na saída do trabalho foi alertada por um segurança que o ex estava em um carro estacionado próximo, provavelmente, aguardando a sua saída. Dessa forma, ela pediu ajuda à Guarda Civil.

GC detém homem em um Gol, suspeito de descumprir Maria de Penha

O caso foi encaminhado ao Plantão Policial, onde a mulher foi ouvida. O homem permaneceu preso, ficando à disposição da Justiça. O carro foi liberado pela autoridade policial ao pai do suspeito, que compareceu ao Plantão.

AGOSTO LILÁS – Este mês é voltado para a conscientização do combate à violência contra a mulher, denominado Agosto Lilás. Como forma de auxiliar nessa conscientização, a equipe da Patrulha Maria da Penha realiza palestras sobre o assunto. Empresas, escolas, igrejas e outras instituições interessadas em receber a palestra podem entrar em contato pelo (19) 99794-8864, via WhatsApp ou por ligação, para agendamento.

AJUDA E DENÚNCIA – A mulher pode identificar que está sendo vítima de abuso. Entre os sinais evidentes estão: ciúme excessivo, invasão de privacidade (roubo de senhas, mexer no celular, ler e-mails e instalar programas de rastreamento), afastar de pessoas, inclusive amigos e familiares, chantagem, destruição da autoestima, exigir relação sexual, usar filhos em chantagem e ameaça de violência. Percebendo alguns desses sinais, a orientação é procurar imediatamente ajuda para ser acolhida e atendida pela Guarda Civil, por meio da Patrulha Maria da Penha.

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas no telefone de emergência da Guarda Civil 153 e 3422-0023. Dúvidas, solicitações, rondas e instalação de aplicativo SOS Mullher Piracicaba podem ser feitas nos telefones 9 9794-8864 e, das 8h às 16h, na Sala da Patrulha Maria da Penha, ao lado do Terminal Central de Integração (TCI).