A Simap registrou ocorrência de 132 árvores caídas, de pequeno e grande porte, até as 16h de hoje, 29-09

A força-tarefa da Prefeitura, que envolve as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran) e a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), continua nas ruas para recolher galhos e árvores caídos após chuva e fortes ventos da quarta-feira, 27/09, que atingiu diversas regiões da cidade. A Simap registrou ocorrência de 132 árvores caídas, de pequeno e grande porte, até as 16h de hoje, 29/09. Não há registro de vítimas, nem de pessoas desabrigadas.

As equipes estão atuando desde o fim da tarde de quarta-feira, com desobstrução de residências e vias, retirando árvores e galhos caídos, além de limpeza das ruas e espaços públicos. A Simap, em conjunto com a empresa terceirizada responsável pela arborização, vai continuar nas ruas amanhã, 30/09, seguindo com os trabalhos de poda e recolhimento de galhos nas ruas. De acordo com a pasta, os bairros mais atingidos foram Higienópolis, Jardim Elite, Nova América, Caxambu, Terra Nova, Pauliceia, Costa Rica e Morumbi.

Equipe vai continuar nas ruas amanhã, 30/09, seguindo com os trabalhos de poda e recolhimento de galhos nas ruas

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema) forneceu o triturador de galhos adquirido pela pasta, para auxiliar no recolhimento dos resíduos de poda de árvores, que serão utilizados para cobertura de solo na agricultura. A equipe da Sema, inclusive, fez a retirada de cinco árvores que caíram no entorno de uma residência e em cima da fiação elétrica, no bairro Chicó, na estrada Antonio Abdalla (PIR-194). Na mesma estrada, outras árvores menores caíram e já foram podadas pela equipe da Sema na tarde de hoje.

A prioridade para retirada de árvores é daquelas que envolvem risco, ou seja, que podem cair ou caíram sobre veículos e imóveis, interrompem vias e também em locais com grande fluxo de pessoas, bem como unidades de saúde e escolas.

Sema forneceu o triturador de galhos adquirido pela pasta, para auxiliar no recolhimento dos resíduos de poda de árvores

A Defesa Civil interditou duas residências atingidas pela queda de árvores, uma na rua Frei Jacinto, Higienópolis, e outra na rua Leogildo Salvagni, no Água Branca. No Higienópolis, a CPFL trocou o poste de energia e a Simap está finalizando a retirada da árvore, para, assim, liberar o imóvel. No Água Branca, a árvore já foi retirada – a Defesa Civil aguarda, agora, o reparo do telhado da residência para posterior liberação.

Houve ainda registros de queda de árvores em fiação elétrica, o que afetou o fornecimento de energia em algumas regiões. A CPFL segue acompanhando.

ESCOLAS – A Secretaria de Educação (SME) registrou quedas de árvores em nove escolas; entretanto, as aulas seguem normalmente, não havendo interrupção das atividades. A SME, com as equipes de manutenção, zeladores das unidades e com a empresa terceirizada que presta serviços estruturais à pasta, já concluiu todas intervenções necessárias. As árvores caídas estão sendo retiradas pela equipe de arborização da Simap.

SERVIÇO – Munícipes que necessitem informar queda de árvores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Casos de falta de energia devem ser direcionados à CPFL pelo 0800-0101010 ou pelo site https://cpfl.com.br.