Na foto, imagem do terreno
Imagem do terreno onde será construída a horta comunitária do Santa Fé

Com a proposta de construção de horta comunitária no bairro Santa Fé, representantes do projeto-piloto Agricultura que Sustenta a Comunidade estiveram na escola municipal Juliana Dedini Ometto, no sábado, dia 20/04, para programar as ações de implantação. O projeto é representado pela Coordenadoria de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Secretarias Municipais de Agricultura (Sema), de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e Educação (SME), Casa do Hip Hop e Tô Aqui.

No encontro, que contou com a participação de 30 pessoas, foram validadas propostas para o cronograma de ações que incluem a limpeza do terreno, localizado ao lado da escola municipal, pontos de captação de água, valas de infiltração para irrigação, cisterna, horta, pomar e roça, acesso, entre outras, baseadas no desenho permacultural da horta agroecológica e comunitária, elaborado coletivamente em 2022, com apoio do Instituto Terra Mater e IPPED – Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais.

A próxima ação está agendada para o dia 12/05, com oficina de identificação do terreno e dos cultivos que acontecerão no local. Joana Banov, do movimento Tô Aqui, explica que essa ação começou em 2022 com moradores dos bairros Novo Horizonte e Santa Fé, revelando a demanda por hortas comunitárias, produção de alimento agroecológico, segurança alimentar e nutricional e resgates culturais de alimentação, que permeiam a elaboração de políticas públicas para o município”.

“Este é um processo de construção de ações intersetoriais para o acesso à alimentação adequada e saudável da população em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio dos serviços socioassistenciais, além de projetos e ações relacionadas ao abastecimento e consumo alimentar, realizados no território”, ressalta Savana Fernandes, coordenadora de Segurança Alimentar da Smads.

A iniciativa segue o Programa Nacional de fortalecimento da agricultura familiar para adequação fundamental da alimentação, visando trabalhar a mobilização, a participação social e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.