Portal do Município de Piracicaba
 

Saúde capacita 96 médicos para atendimento a pacientes com doença pulmonar

Tabagismo é a principal causa da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) na rede pública; SUS oferece tratamento gratuito

Por CCS / Publicado em 12/05/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
Doenças Pulmonares: Capacitação em DPOC *Palestrante:* José Eduardo Delfini Cançado, MD, PhD *Credenciais:* * Professor de Pneumologia da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Santa Casa de São Paulo. * Doutorado pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). * Pós-doutorado na Universidade de Miami, Miller School of Medicine, e Santa Casa de São Paulo. * Membro da Comissão Científica de Asma da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia). * Ex-Presidente da SPPT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia). A imagem mostra o Dr. Cançado dando uma palestra sobre doenças pulmonares, especificamente sobre DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica). A apresentação é patrocinada pela Boehringer Ingelheim e Life Forward. A palestra acontece num local que parece ser um auditório ou sala de conferências do SIMESPI (provavelmente uma sigla para uma instituição ou associação médica) em Piracicaba, SP.
Médico José Eduardo Delfini Cançado ministrou dois dias de capacitação para médicos da Atenção Básica

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) causada pelo tabagismo foi o tema para a capacitação de 96 médicos do Departamento de Atenção Básica realizado nos dias 06 e 08/05, pela Secretaria Municipal de Saúde, no anfiteatro do Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias de Piracicaba e Região). O treinamento foi realizado pelo médico e PhD no assunto, José Eduardo Delfini Cançado, que também é professor de pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e ex-presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

Uma das responsáveis pela realização da capacitação, a médica Cláudia Souza Miranda Barros Fonseca, destaca que a doença é comum na rede pública, porém, se não for cuidada adequadamente, pode trazer problemas sérios à saúde do paciente. “A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma condição respiratória crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A principal causa é o tabagismo uma vez que o fumo danifica os pulmões e causa inflamação crônica, levando à obstrução das vias aéreas e à perda da função pulmonar. Por isso, um profissional bem treinado e capacitado vai ofertar o melhor tratamento e, assim, melhorar a condição de vida do paciente”, declarou.

A imagem mostra uma sala de palestras ou auditório com um grande número de pessoas sentadas em cadeiras vermelhas. As cadeiras estão dispostas em fileiras e há um palco visível no fundo da sala. As pessoas na imagem parecem estar participando de algum tipo de evento, possivelmente uma palestra, apresentação ou conferência. Há um espaço considerável entre algumas fileiras de cadeiras, sugerindo um distanciamento social. Há também um extintor de incêndio visível próximo à parede e um pequeno alto-falante no canto inferior direito da imagem. A iluminação da sala é artificial, e o piso parece ser de madeira. A maioria das pessoas está vestida casualmente. A imagem sugere um ambiente acadêmico ou corporativo.
Primeiro dia de capacitação aconteceu na terça-feira, 06/05

Além do fumo, outras causas que também podem causar a DPOC são: exposição a poluentes (do ar, como partículas finas, ozônio e dióxido de nitrogênio); infecções respiratórias graves (especialmente na infância); genética e exposição a substâncias químicas como poeira e fumaça em local de trabalho.

Para se prevenir da doença é necessário evitar o tabagismo, a exposição a poluentes, manter estilo de vida saudável. Para mais informações sobre a doença e tratamento, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.