Portal do Município de Piracicaba
 

Dia D imunizou 3.894 pessoas contra a gripe/influenza

Ação da Secretaria de Saúde aconteceu no sábado, 10/05, em 30 pontos de vacinação, fixos e volantes; vacinação segue disponível em todas as salas de vacina do município

Por CCS / Publicado em 12/05/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra uma campanha de vacinação acontecendo dentro de um supermercado Carrefour. Uma profissional de saúde, vestindo um jaleco branco, está aplicando uma injeção no braço de um homem. Há outras pessoas na fila esperando para serem vacinadas. A cena se passa em um corredor do supermercado, com prateleiras de produtos visíveis ao fundo. Há uma placa acima do local de vacinação que diz "Economia para seu negócio", indicando uma possível promoção ou parceria entre o Carrefour e a campanha de vacinação. Também há cartazes com a marca "Meu Carrefour", sugerindo uma iniciativa de bem-estar para os clientes. O ambiente parece organizado, com divisórias para separar os indivíduos na fila e materiais de primeiros socorros visíveis próximos à profissional de saúde. A imagem sugere um esforço para facilitar o acesso à vacinação, oferecendo-a em um local de conveniência para a população.
Supermercado recebeu ponto volante e colaborou para ampliar a imunização contra a gripe para público-alvo

A Secretaria Municipal de Saúde imunizou 3.894 pessoas contra a gripe/influenza em ação do Dia D da Estratégia Nacional de Vacinação realizada no último sábado, 10/05. Das 8h às 17h, as equipes da Prefeitura atenderam em 30 pontos de vacinação, sendo 24 fixos – três deles atendendo as regiões rurais de Anhumas, Artemis e Tupi – e seis volantes em redes de supermercados parceiras da ação. Para incentivar a população a se vacinar, durante o Dia D, o caminhão da Brigada de Emergência Municipal com os personagens Zé e Maria Gotinha desfilaram pelas ruas da cidade. Desde o início da estratégia de vacinação até o momento, foram imunizadas 30.703 pessoas.

A imagem mostra uma pessoa recebendo uma injeção no braço de outra pessoa. A pessoa que administra a injeção está de costas para a câmera, e podemos ver uma tatuagem no seu braço. A pessoa que recebe a injeção é um homem de óculos, sorrindo para a câmera. O ambiente parece ser um estabelecimento comercial, possivelmente uma farmácia ou clínica de vacinação, com plantas e prateleiras de produtos ao fundo. A cena sugere uma aplicação de vacina ou outro tipo de injeção médica.
Dr. Sérgio Pacheco, vice-prefeito e secretário de Saúde, recebeu a vacina neste sábado e convidou a população para se imunizar contra a influenza

O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, participou do Dia D ao lado da gerente da Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Carina Baron, e ambos receberam o imunizante para incentivar a população a receberem a vacina. “É um momento oportuno para que todos que integram o público-alvo anunciado pelo Ministério da Saúde venham receber sua dose. É importante lembrar que a vacina segue disponível ao longo da semana em todas as salas de vacina da cidade. A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para estes quadros mais graves”, enfatizou dr. Sérgio Pacheco.

A imagem mostra um caminhão decorado com um tema de combate a incêndios, com uma faixa que diz "Contra a Gripe" (Contra a Gripe). Há quatro adultos e duas fantasias de personagens grandes, aparentemente de mascote, em pé na frente do caminhão. As pessoas estão vestidas com uniformes cinza escuros ou camisetas cinza e calças cáqui, sugerindo que podem ser funcionários de alguma organização de saúde ou de serviços de emergência. O caminhão está decorado com chamas e imagens de bombeiros, indicando uma possível associação com os serviços de emergência. Há também balões coloridos em cima do caminhão, adicionando um toque festivo à cena. O fundo mostra uma rua com edifícios e outros carros. A cena parece ser uma campanha de conscientização ou um evento público sobre a prevenção da gripe.
Caminhão da Brigada da Prefeitura desfilou pela cidade com os embaixadores da campanha Zé e Maria Gotinha

Neste momento, a vacinação é voltada a grupos prioritários como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, profissionais da saúde e da educação, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, entre outras. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.

A imagem mostra uma mulher recebendo uma injeção no braço de uma profissional de saúde. A mulher que está recebendo a injeção está vestindo uma blusa rosa e sorrindo para a câmera. A profissional de saúde está vestindo uma camisa branca e tem uma tatuagem no braço. O ambiente parece ser um estabelecimento comercial, possivelmente um supermercado ou farmácia, com prateleiras de produtos e plantas ao fundo. A cena sugere uma campanha de vacinação em um local público e acessível. A caixa amarela com a palavra "DESCARBOX" visível pode indicar um recipiente para descarte de materiais biológicos. A imagem é nítida e bem iluminada.
Carina Baron, gerente da Cevisa, também recebeu a vacina como forma de incentivar a população a se imunizar

A vacina está disponível nas unidades de saúde do município (UBS e USF), das 8h às 15h, exceto UBS Paulista, sem a necessidade de agendamento. Até sexta-feira, 16/05, a vacina segue disponível em horário estendido, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caxambu, Centro, Vila Rezende, Novo Horizonte e Parque Piracicaba, das 17h às 20h.

Para receber o imunizante, é importante apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS.

A imagem mostra uma cena dentro de um supermercado Carrefour, onde uma profissional de saúde está aplicando uma injeção em um cliente. Há uma barreira de proteção de acrílico separando a profissional do cliente, indicando um contexto de cuidado e segurança, provavelmente relacionado a uma campanha de vacinação ou outro tipo de procedimento médico preventivo. *Detalhes da imagem:* * *Local:* O ambiente é claramente um supermercado Carrefour, identificado pela sinalização e pela ambientação. * *Ação principal:* Uma mulher, vestida com um jaleco branco, está administrando uma injeção no braço de um homem. Ela parece ser uma profissional de saúde, como uma enfermeira ou técnica de enfermagem. * *Segurança:* Há uma barreira de acrílico entre a profissional e o cliente, e também uma outra pessoa aguardando sua vez. Isso sugere protocolos de segurança e higiene, possivelmente relacionados a uma pandemia ou a medidas de prevenção de doenças. * *Contexto:* Placas da marca "Meu Carrefour" estão presentes, sugerindo uma iniciativa da própria rede de supermercados, talvez em parceria com algum órgão de saúde. As placas mostram pessoas usando fones de ouvido, indicando um possível foco em tecnologia ou conveniência. * *Clientes:* Há pelo menos três pessoas na imagem: o homem recebendo a injeção, uma mulher aguardando e outra mulher aparentemente administrando a injeção. Uma quarta pessoa aparece parcialmente atrás da barreira. * *Materiais:* Na mesa há algodão, um frasco de álcool em gel e outros materiais que normalmente são usados em procedimentos de injeção. * *Ambiente:* O supermercado está funcionando normalmente em seu entorno, com outras pessoas comprando e outras atividades acontecendo. *Interpretação:* A imagem mais provavelmente representa uma campanha de vacinação ou de aplicação de alguma outra injeção preventiva oferecida pelo Carrefour aos seus clientes dentro do próprio estabelecimento comercial. A presença da barreira de acrílico e os materiais de higiene sugerem um contexto de saúde pública e a priorização da segurança. A imagem visa transmitir a ideia de cuidado e atenção com os clientes, combinando a experiência de compras com serviços de saúde.
Imunização aconteceu em mais de 30 pontos da cidade, entre postos fixos e volantes

Público-alvo da Estratégia Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza)

– Crianças* de 6 meses a menores de 6 anos;

– Trabalhadores da saúde;

– Gestantes;

– Puérperas;

– Professores do ensino básico ao superior e funcionários das escolas;

– Povos indígenas;

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Pessoas em situação de rua;

– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

– Profissionais das Forças Armadas;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

– Trabalhadores portuários;

– Funcionários do sistema de privação de liberdade;

– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

*Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.