A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou hoje, 16/07, as formações denominadas Roda de Saberes, que integram a 5ª Semana Municipal do Brincar e o 7º Jogos Internos das Escolas Municipais de Piracicaba, que serão realizados de 20 a 24 de maio de 2024 e que tem como tema Viva a Viva a diversidade! O brincar é para todas as pessoas.

Cerca de 1.200 educadores estiveram no ginásio do Sesc Piracicaba no primeiro dia do evento para acompanhar as explanações e adquirir práticas a serem trabalhadas na rede

Cerca de 1.200 educadores estiveram no ginásio do Sesc Piracicaba no primeiro dia do evento para acompanhar as explanações e adquirir práticas a serem trabalhadas com os mais de 37 mil alunos matriculados na Educação Municipal no mês de maio. O evento também foi transmitido pelo canal do Youtube da SME (@smepiracicaba) e do Sesc (@SescPiracicaba), e contou com mais de 600 educadores inscritos online.

As rodas ocorreram na parte da manhã e da tarde, e tiveram como temas Tecnologias ancestrais e Esportes para todas as pessoas, respectivamente. O evento continua amanhã, 17/04, com mais duas rodas que irão discutir sobre Espaços que incluem e Diásporas brincantes.

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que a realização da Semana do Brincar é resultado do esforço conjunto de profissionais comprometidos com a educação

O secretário de Educação, Bruno Roza destacou que a realização da Semana do Brincar é resultado do esforço conjunto de profissionais comprometidos com a educação. “Todos que estão aqui hoje fazem parte de uma rede vibrante, que cresce a cada ano. São mais de 5.000 profissionais dedicados de 125 escolas, e estamos construindo ações que têm como foco a entrega de uma educação que faça a diferença. Estou orgulhoso do que estamos alcançando e vamos continuar avançando, inspirando e transformando vidas.”

Priscila Lima Ferreira, formadora na área de educação física da Rede Municipal de Educação e organizadora do evento, apresentou o guia da Semana do Brincar aos presentes, que traz em seu conteúdo a conceituação do tema escolhido, a programação completa das atividades e o histórico das edições passadas do evento. “Preparamos esse material para reforçar sobre a importância do brincar nas escolas e mostrar possibilidades que podem ser incorporadas ao planejamento e organização das atividades, dentro do contexto da educação como um todo.”

No período da manhã, o tema discutido na Roda de Saberes foi Tecnologias Ancestrais

Agatha Battonyai Valeriano, atualmente coordenadora pedagógica da Escola Municipal Profª Aracy de Moraes Terra, compartilhou sua experiência com o brincar na primeira roda de discussões do evento, que ocorreu de manhã. “Essas ações formativas possibilitam para os professores momentos de repensar a sua prática, e de que maneiras eles podem estender isso para o cotidiano escolar, não deixando restrito somente a semana do evento”, destacou.

Agatha Battonyai Valeriano, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Profª Aracy de Moraes Terra, compartilhou sua experiência com o brincar na primeira roda de discussões do evento

A Semana Municipal do Brincar e os Jogos Internos das Escolas Municipais foi proposta pelo Poder Legislativo, de acordo com o Projeto de lei 49/2018. O objetivo é fortalecer as ações já desenvolvidas na Rede Municipal de Educação e as políticas públicas da administração municipal pela valorização da Primeira Infância, que engloba crianças de zero a 6 anos do município, além de incentivar o desenvolvimento do brincar, aliado ao avanço pedagógico e social das crianças.