A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) realiza os últimos ajustes na obra de reconstrução da praça de Santana. Localizado na rua São Paulo, com área de 1335 m², o espaço recebe, no momento, a instalação do piso e a construção das muretas. Além disso, a praça recebeu floreiras em alvenaria, bancos em concreto à vista, gradil metálico, nova drenagem no piso e instalação de rede de tubulação para iluminação. O investimento é de aproximadamente R$ 127 mil.

De acordo com o engenheiro da Sedema, Márcio Maruko, “a obra atende uma antiga reivindicação dos moradores do bairro”. A previsão de término é para dezembro.

Além dessa obra, a prefeitura já realizou outros importantes investimentos em Santana e Santa Olímpia:

– Centro Social entregue em 2007, também na rua São Paulo, com 462 m² de área construída com galpão coberto para eventos comunitários e atividades lúdicas, pedagógicas e educativas, além de cozinha, despensa, área fechada com alambrado e sanitários, inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais.

– Ampliação da UBS foi resultado de uma reivindicação dos moradores da região de Santana e Santa Olímpia. A unidade realiza cerca de 180 consultas e 500 procedimentos de enfermagem/mês. O prédio possui três consultórios médicos, farmácia, sala de procedimentos, sala de vacina, almoxarifado, cozinha para funcionários e banheiros. Localizada na rua São Jorge s/nº, funciona segunda a sexta-feira das 07h às 16h.

– Recapeamento da vicinal de Santana e Santa Olímpia fez parte do programa estadual “Pró-Vicinais”, parceria entre a secretaria estadual de Transportes e a Prefeitura. A obra contemplou a recuperação de 5,1 km de asfalto, além de melhorias no acostamento e instalação de sinalizações horizontal e vertical.

– Para garantir mais lazer aos moradores, as Secretarias do Meio Ambiente (Sedema) e Esportes (Selam) entregaram o Centro de Lazer. Beneficiando cerca de 250 famílias, o local de 1.500 m² conta com campo de futebol de areia, brinquedos infantis, coletores de lixo, bebedouro, iluminação e gramado.

– Outro grande e importante investimento que está acontecendo nos bairros é a intervenção na rodovia SP-308 “Hermínio Petrin”, que liga Charqueada a Piracicaba. A obra que consiste na restauração, 15 km de recapeamento, pavimentação dos acostamentos e a implantação de 2,5 km de faixas adicionais, atende o pedido de moradores e lideranças de Santana e Santa Olímpia. O valor estimado é de R$ 19.978.929,05. Vale lembrar que a intervenção é fruto da parceria entre o governo do Estado, através do Departamento de Estrada de Rodogam (DER), e a Prefeitura.

Ao longo dos anos, a Prefeitura também realizou o recapeamento das principais ruas dos bairros.