A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), realiza o 1º Caipirandando, evento gratuito de caminhada e pedal que é aberto ao público com idade a partir dos 18 anos. A primeira edição, que terá apenas caminhada e um percurso total de 17 km, acontece neste sábado, 20/11. A concentração está marcada para as 6h no Engenho Central de Piracicaba, em frente ao barracão que abriga a exposição do Salão Internacional de Humor. Interessados em participar podem se inscrever e obter mais informações pelos telefones (19) 3422-0233 ou 3403-2648.

O trajeto corta a Área de Lazer do Trabalhador e passa pela avenida dos Marins, em direção ao bairro Jupiá, antes de uma pausa de 30 minutos no Pau d’Alhinho para que os participantes possam utilizar o banheiro, recarregar as garrafas de água e descansar. Na sequência, serão mais 8 km em direção ao balneário de Ártemis, onde a caminhada será encerrada – a Selam disponibilizará micro-ônibus para o retorno ao Engenho Central às 13h. O evento terá o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran).

"Nós recomendamos aos participantes que usem tênis confortáveis e macios para a caminhada, além de roupas leves e protetor solar. É importante também levar a alimentação própria para a atividade, como frutas ou barras de cereais, e garrafas de água para hidratação. A Selam vai monitorar todo o percurso da caminhada e dará o suporte necessário para qualquer imprevisto", afirmou o chefe do setor de eventos da Pasta, Alexandre Nascimento.

Em Ártemis, concluído o trajeto, os participantes terão acesso à feira de artesanato e poderão usar o balneário. No local também serão instaladas barracas para a venda de cuscuz, pastel e churros. "Estamos animados com a iniciativa, dividiremos os participantes em duas turmas de acordo com o ritmo da caminhada, com dois professores acompanhando. É muito importante estar confortável durante o percurso. Essa é a primeira edição e aguardamos uma boa presença dos munícipes", completou Mônica Graner, coordenadora do Programa de Atividades Motoras da Selam.