Projeto Case é reconhecido na região
Fruto de um projeto voltado à erradicação do trabalho infantil, o Case – Centro de Atendimento Socioeducativo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Associação Atlética Educando pelo Esporte, tem-se feito notar até mesmo em outros municípios, além de Piracicaba. Através de convite, fez parte da turnê do “Futebol é arte?” que estende suas apresentações eruditas às cidades de Sorocaba, Tietê, Cerquilho, Jundiaí, Louveira, Valinhos, Vinhedo, Campinas e São Paulo.
Em Piracicaba a apresentação aconteceu na Escola de Música “Ernst Mahle”, onde mais de 200 crianças e adolescentes, atendidos nas unidades do projeto Case, foram surpreendidos com o estilo clássico, interpretado pelos jovens músicos Aline Pascutti (violino) e André Priedols (violão), que mesclaram a arte da música clássica e o futebol de oito países campeões do mundo.
O repertório contou com composições do Brasil, Argentina, Itália, França, Inglaterra, Uruguai, Espanha e Alemanha. “A cada demonstração da história do futebol, as vitórias e seus protagonistas, as músicas foram apresentadas aos educandos, de maneira expressiva o bastante para ganhar a atenção”, explica Marlene de Souza, diretora do Depto. Proteção Básica da Semdes, responsável pelo Projeto Case.
O Case projeto existente há 10 anos, oferece diariamente, às crianças e os adolescentes, entre 06 e 15 anos, atividades de esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas; culturais (dança, teatro, musica, capoeira, maculelê, ginástica rítmica e hip hop), que propiciam meios para o desenvolvimento de habilidades manuais, físicas e motoras, contribuindo para a melhora do raciocínio lógico, da atenção e da criatividade na realização de suas tarefas e nas tomadas de decisões em grupo, além do resgate de vínculos socioafetivos.
Em uma década de atuação no município de Piracicaba, o Case atendeu mais de 7.800 educandos. O projeto Case não para de crescer. Seu trabalho tem contribuído fortemente com o desenvolvimento de crianças e adolescentes atendidas nas unidades do Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jd. Itapuã, Jd. Oriente, Parque Orlanda e Parque dos Sabiás.
