Ovos de páscoa expostoas na loja.
Os ovos de Páscoa estarão na mira dos agentes do Procon

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Procon, iniciou hoje, segunda-feira, 18/03, a Operação Páscoa, que se estenderá até o dia 28/03. Essa operação visa fiscalizar estabelecimentos que comercializam produtos relacionados a essa data festiva, como ovos de chocolate, colomba pascal, caixas de bombom, produtos de peixaria, entre outros.

A intenção com a operação é verificar se os estabelecimentos estão seguindo as normas dispostas no CDC (Código de Proteção e Defesa do Consumidor), ou seja, os produtos expostos aos consumidores devem assegurar informações corretas e precisas sobre suas características, quantidade, preço, prazo de validade entre outros dados e, ainda, sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Funcionário de supermercado observa os ovos de páscoa.
Os preços dos ovos de Páscoa serão fiscalizados pelo Procon

De acordo com o Procon, a operação ocorrerá em diversos estabelecimentos da cidade, desde hipermercados até pequenos estabelecimentos que trabalhem com venda de produtos que tenham relação direta com a data.

ORIENTAÇÕES – Devido ao grande número de estabelecimentos que expõem produtos relacionados à Páscoa, é possível o consumidor realizar pesquisas em relação ao preço, a variedade e ao peso do produto, para ter um comparativo e assim economizar no orçamento familiar.

O órgão orienta que o consumidor não adquira produtos com validade vencida, apagada ou borrada, sem validade ou validade não visível. E também evitar comprar se estiverem com embalagens amassadas ou rasgadas e ainda observar se os mesmos estão bem armazenados, longe de produtos de limpeza e do calor.

Quando houver brinquedos acompanhando o chocolate, verificar se eles possuem selo do Inmetro e, ainda, se há informação quanto à restrição de faixa etária, pois pode conter peças pequenas e desmontáveis, se tornando perigosas para as crianças.

As embalagens devem trazer informações sobre a presença de glúten ou substâncias alergênicas.

PEIXES – Com relação aos peixes, também muito consumidos nesta época do ano, os consumidores devem observar se estão expostos ou embalados adequadamente, bem conservados, com boa aparência e a respectiva informação do preço e do prazo de validade.

Os peixes expostos em freezer também serão fiscalizados pelo Procon.
Os preços dos peixes também serão fiscalizados pelos agentes do Procon

SERVIÇO – O Procon Piracicaba realiza atendimento presencial mediante agendamento prévio pelo telefone 151, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Pelo telefone 151, são prestadas informações de quais documentos são necessários para viabilizar o atendimento presencial. O Procon está localizado no Térreo 2, do Centro Cívico da Prefeitura.