Empresas parceiras recebem certificado de reconhecimento pelos esforços durante a Campanha do Agasalho 2023

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), lançou hoje, 29/04, a Campanha do Agasalho 2024, que segue até o final do mês de julho. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Neste ano, o Centro Cívico, prédio da Prefeitura, será um ponto fixo de arrecadação de peças.

A Campanha do Agasalho 2024 integra a ação encabeçada pela EPTV Campinas e é realizada em diversas cidades da área de cobertura da emissora. Com o slogan Doe um Agasalho e Aqueça uma Vida, os organizadores solicitam a doação de roupas de inverno masculinas, femininas e infantis, além de cobertores e mantas, que possuem grande demanda pelas famílias em situação de vulnerabilidade.

O prefeito Luciano Almeida enfatizou a importância de unir esforços tanto nas doações quanto na divulgação da campanha. “Muitas famílias precisam da nossa ajuda para passar pela época mais fria do ano com um pouco de conforto. Por isso, convido empresas e instituições a pedirem uma caixa para colocarem em suas lojas, escolas, pontos de comércio e outros locais de grande fluxo para superarmos a arrecadação do ano passado”, disse.

Durante o evento de lançamento, a presidente do Fussp, Andréa Almeida, fez um agradecimento especial aos parceiros da campanha em 2023. “Os resultados mostram que, quando nos unimos em prol de uma causa tão nobre como a Campanha do Agasalho, conseguimos superar as expectativas. Destaco também a importância de as empresas realizarem ações internas para mobilizar colaboradores e seus familiares. Vamos juntos aquecer o coração das pessoas que precisam”, ressaltou.

Andréa Almeida, presidente do Fussp, agradeceu a parceria das empresas envolvidas na Campanha do Agasalho

A assistente social da Central de Projetos, Cássia Del Tio, abriu a apresentação de resultados de 2023 enfatizando a importância do engajamento de empresas, instituições e pessoas no projeto. “Arrecadamos 7,09 toneladas de peças, que foram distribuídas a mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade. Notamos que, quando as temperaturas começam a cair, algumas pessoas já nos procuram para solicitar alguns itens de inverno. Além disso, também recebemos encaminhamentos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para retirada de agasalhos e cobertores”, disse.

Na sequência, o prefeito e a presidente do Fussp entregaram certificados que agradecem a participação das empresas na campanha do ano passado.

Cássia Del Tio, assistente social da Central de Projetos, apresentou resultados da Campanha de 2023

Para Edson Rontani Júnior, assessor de comunicação da Uniodonto Piracicaba, envolver-se neste projeto é, também, um ato de exemplo. “Temos a cultura de nos engajamos em questões sociais e, por isso, fazemos questão de estar na Campanha do Agasalho todos os anos. Queremos trazer mais parceiros e incentivar outras instituições a fazerem o mesmo. Agradecemos a confiança da Prefeitura de Piracicaba e parabenizamos por mais um lançamento de sucesso nessa causa tão nobre”, disse.

Ana Scagnolato, consultora de responsabilidade social ArcelorMittal, conta que se sentiu lisonjeada com o reconhecimento. “Temos, ao todo, mais de 15 programas voltados às ações voluntárias para benefício da sociedade, e o voluntariado é um deles. A Campanha do Agasalho é mais um compromisso que levamos muito a sério, com a proposta de dobrar as doações feitas pelos nossos colaboradores. A Prefeitura é uma grande parceira, e é uma honra participar desse projeto e contribuir para a população piracicabana”, comentou.

DIA D — O Fussp realizará o Dia D da Campanha do Agasalho no dia 25/05 (sábado), das 9h às 17h, também no Centro Cívico. A ação pretende arrecadar roupas de inverno, mantas e cobertores no sistema drive-thru. O acesso será pela rampa.

COMO DOAR — O Centro Cívico, prédio da Prefeitura, localizado na rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233, Centro, é um ponto fixo de arrecadação de peças. A equipe da Central de Projetos também recolhe as arrecadações por meio do telefone (19) 3422-9677, ou pelo WhatsApp (19) 99184-7822. Todos os itens serão encaminhados para triagem e posterior distribuição para a população em situação de vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua.