A Prefeitura, por meio da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) cedeu para uso da Associação Comunitária, Cultural e Educacional e Política Casa do Hip Hop um imóvel localizado na alameda Frei Sigrist, nº 80, no Jardim Glória,. A iniciativa visa conferir uma função social ao equipamento público, por meio de sua ocupação para a realização de atividades culturais, educacionais e esportivas no bairro pelo período de oito anos.

Representantes da Casa do Hip Hop, durante visita ao imóvel

A assinatura do termo de cessão de uso aconteceu na sede da Emdhap, ontem, 25/08, e contou com a participação do seu presidente, Sérgio Maluf Chaim, da advogada Vívian De Sordi Vilela Lorenzi, do coordenador geral da Casa Hip Hop, Ubirajara Cristiano de Barros Sabino, o Bira, e do voluntário Marcos Roberto Alexandre.

O imóvel fica ao lado do barraco do Frei Sigrist, um símbolo da luta da comunidade do Jardim Glória por moradia, tombado como patrimônio histórico pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba).

Chaim lembrou que a Diocese de Piracicaba usava anteriormente o imóvel para sediar cursos de capacitação profissional, mas fez a devolução à Prefeitura. Ele disse que a partir daí a Emdhap fez contato com várias entidades que pudessem fomentar a cidadania no bairro, por meio de programas sociais que atendessem as necessidades dos moradores.

“Foi neste momento que chegamos a um consenso com a Casa do Hip Hop. A cessão que fizemos foi não onerosa, ou seja, não existirá cobrança de aluguel, embora a associação seja a responsável pelas contas do imóvel e pelas benfeitorias que promover nele”, destacou Chaim.

O local vai ser reformado e oferecerá aulas de culinária, costura, capoeira, grafite, dança e educação vocacional

PROJETO LADEIRA – Bira, da Casa do Hip Hop, disse que se encantou com o imóvel localizado bem no meio do bairro e com o potencial que ele possui para influenciar positivamente toda a comunidade. Animado, ele revelou que pretende implantar o Projeto Ladeira, oferecendo aulas de culinária, costura, educação vocacional, capoeira, grafite e dança afro, entre outros.

Segundo Bira, o imóvel precisa de uma boa reforma e para isso deve realizar um mutirão no local, além de contar com doações da iniciativa privada e da sua rede de contatos para dar uma nova cara ao prédio num prazo máximo de 45 dias. Ele acredita que a comunidade também vai ajudar neste processo.

“Desde que chegamos por aqui fomos abraçados pelos moradores do bairro. Sabemos do histórico que ele possui de lutas pela implantação de políticas públicas e pelo direito à moradia, encabeçadas pelo Frei Sigrist. Nossa ideia é dar continuidade ao que foi feito, privilegiando as crianças, jovens e idosos com programas de cunho social, lazer e cultural”, destacou.

HISTÓRICO – O barraco do Frei Sigrist, símbolo da luta da comunidade do Jardim Glória por moradia, foi tombado como patrimônio histórico pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). O tombamento da construção onde o frei Francisco Erasmo Sigrist viveu enquanto ajudava a comunidade a se erguer, foi possível após o trabalho de urbanização, feito pela Prefeitura, e a entrega das escrituras aos moradores. O Codepac também aprovou abertura de processo de tombamento dos objetos e o registro do Frei Sigrist como bem imaterial, o que possibilitou a formalização de um memorial do Frei Sigrist.