A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), recebeu a validação para continuar no Mapa do Turismo Brasileiro 2024. Ao ser incluído no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa), interessados podem obter informações referentes ao turismo na cidade, como dados econômicos, geração de empregos, visitantes, e outras. A vigência do cadastro no Sistema do Ministério do Turismo é de um ano.

O cadastramento no Mapa confere ao município os certificados do Programa de Regionalização do Turismo e para o Conselho Municipal de Turismo. Ambos também têm validade de um ano e devem ser renovados após o seu vencimento em 3 de maio de 2025.

Capela Monte Alegre, no bairro histórico Monte Alegre, em Piracicaba

Piracicaba foi classificada na categoria B entre cinco que constam no sistema (A, B, C, D e E). O processo de categorização agrupa municípios de acordo com o desempenho de suas economias do turismo. Esse agrupamento permite enxergar cada município constante no Mapa do Turismo Brasileiro de forma alinhada com as características de cada local, otimizando a distribuição de recursos públicos e orientando a elaboração de políticas específicas para cada categoria de município.

“A categoria B indica que o município possui bons indicadores econômicos no setor e é extremamente positivo para cidade. A inserção na plataforma federal permite que o município esteja integrado aos programas do governo federal e estadual”, completa a diretora de Turismo, Alessandra Freire.

PIRACICABA NO MAPA – A cidade faz parte da região turística da Serra do Itaqueri com outras 14 cidades do interior de São Paulo, se destacando por suas raízes históricas e culturais como destino turístico. Os dados podem ser acessados pela internet no endereço: www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home .

MAPA DE TURISMO – O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo governo federal.

Piracicaba integra o Mapa do Turismo Brasileiro 2024

Para um município participar do Mapa do Turismo Brasileiro deve comprovar a existência de órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de turismo; comprovar a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo e Quadro de Detalhamento de Despesa – QDD vigentes; possuir, no mínimo, um prestador de serviço turístico, de cadastro obrigatório no Ministério do Turismo, em situação regular no Sistema de Cadastro (CADASTUR); comprovar a existência de conselho ou fórum municipal de Turismo ativo, apresentar “termo de compromisso”, conforme modelo disponibilizado pelo Ministério do Turismo, assinado pelo prefeito municipal e pelo dirigente responsável pela pasta de Turismo, aderindo, de forma espontânea e formal, ao Programa de Regionalização do Turismo.

A vigência do cadastro no Sismapa é de um ano e varia de acordo com a data do Certificado emitido pelo Mapa, portanto, os gestores municipais de Turismo devem realizar a renovação anualmente.